Quem gosta de chocolate?

9 de agosto de 2009 10 Comentários por Maria



Meu namoro com a cozinha tem me incentivado cada dia mais a produzir eu mesma alguns presentinhos. E no dia dos pais não haveria de ser diferente, sobretudo considerando que tenho um pai chocólatra e um sogro formiga (não briguem comigo rapazes, eu compartilho com vocês essas “qualidades”!). Aproveitei então a moda da diversificação dos brigadeiros e arrisquei umas misturas. Nada muito ousado, mas o resultado… bom, confiram aí!

Chocolatinho amargo com mel e flor de sal
uma lata de leite condensado
meia barra de Lindt 85% cacau
duas colheres de creme de leite
um pouco de mel (acho que uma colher de sopa basta)
cacau em pó e flor de sal pra enrolar (se a umidade absorver o cacau, enrole uma segunda vez em raspas do
chocolate em barra)

O processo é o mesmo do brigadeiro. A única coisa que muda é a finalização: misture o cacau com o sal (pouco), passe a bolinha na mistura e depois por uma peneira para retirar o excesso. A boa notícia é que ele engrossa mais rápido que o brigadeiro tradicional.

Chocolatinho com café
uma lata de leite condensado
meia barra de Lindt 85% cacau
duas colheres de creme de leite
uma xícara (de café) de café concentrado (eu usei o ristretto da Nespresso, afinal é dia dos pais!)
raspas do chocolate em barra pra enrolar

Dicas: o creme de leite confere uma textura mais macia, mais próxima da trufa. Sem ele a consistência fica parecida com a do brigadeiro. Mas se o clima estiver quente, evite-o porque ele deixa o docinho muito mole no calor.

Optei por enrolar bolinhas pequenas, dessas que a gente coloca de uma vez na boca!

10 Comentários

  1. d e n i s e
    8 anos atrás

    Mariaaaaaaagora vc torturou hein!!!mas… desculpe a ignorância [vergoinha], o que é Lindt 85% cacau?mesmo sem saber o que é já sei que ficou divino! Imagino o cheiro…nham nhammmmm!!!ps.: que máximo presentear com docinhos!!! adorei a ideia, afinal de contas se a gente dá chocolates finos comprados, pq não feitos com nossos próprios dedinhos e principalmente, com o coração, né?beijoca!

    Responder

  2. Maria
    8 anos atrás

    Lindt é uma marca de chocolate da Suíça. É MUITO boa! Caprichei por ser dia dos pais mas acredito que ficará ótimo com outra marca desde que tenha um percentual alto de cacau; a Nestlé lançou recentemente uma linha bem interessante com mais cacau e leite (e menos gordura).Achei curioso você falar do cheiro, realmente, quando abri a caixinha pra ver se estavam todos nos seus lugares, o cheiro estava delicioso! Já a idéia de presentear com docinhos, isso vem da minha mãe. No Natal ela sempre prepara seus deliciosos docinhos de nozes, coloca em caixinhas com fita e presenteia as amigas mais próximas.Beijo!

    Responder

  3. Melissa S.
    8 anos atrás

    Maria, agora voce matou a pau. Peloamordedeus, mulher. Voce tem que aproveitar essa onda do filme Julie & Julia e botar esse seu blog na rua!!!Beijos de chocolate!Mel

    Responder

  4. Meng Guimarãe
    8 anos atrás

    Maria, muita tortura vir aqui no seu blog no final do expediente!!!! me maltrate não mulher, rsrsrs! bjocas e continue sempre que adoro uma receitinha!

    Responder

  5. d e n i s e
    8 anos atrás

    menina, pra mim o cheiro é metade da comida, se não me agradar, nem adianta tentar comer, ihihihi e brigadeiro tem um aroma incrível né?!Muito chique esse chocolate, adorei!E vou copiar a idéia da sua mãe de presentear com docinhos, o máximo!;o)

    Responder

  6. ylenia
    8 anos atrás

    ai …vc nem sabe o quanto amo brigadeiro….desculpe a completa ignorância…mas o que é flor de sal?bjo ylenia

    Responder

  7. celia ribeiro
    8 anos atrás

    bom presente tb para dias das mães… o blog está mm lindo e sedutor…Bjs

    Responder

  8. Liseane
    8 anos atrás

    Maria, eu faço um brigadeiro bem gostoso, mas esse deve ser tuuudo: Lindt 85% cacau é perfeito!!! Mais dois para os meus experimentos culinários… só não sei o que é 'flor de sal'(vi que é um ingrediente comum na moderna alta gastronomia), mas onde compra? Também vou copiar a idéia de presentear com docinhos. Beijo

    Responder

    • Maria
      8 anos atrás

      Liseane, presentear com docinhos é tudo de bom!
      Sobre flor de sal, aqui tem algumas informações: http://digamaria.com.br/archives/50. Em geral compro no supermercado mesmo… mas tem que ser nesses mais "bacanas". Não sei se os importados ainda estão nas prateleiras mas há uma versão nacional com adição de iodo.
      A propósito, de onde você é? E as suas receitas de brigadeiro e de brownie, como são??
      Beijo.

      Responder

  9. Mirian
    7 anos atrás

    Deliciaaaaaaaaaa amo brigadeiro!!!

    Responder

Deixe seu comentário

Os Campos com * são obrigatórios. Mas não se preocupe, seu e-mail não será divulgado.