Mousse de chocolate especial – receita de Pierre Hermé

mousse de chocolatemousse de chocolate

Especial por não levar creme de leite. Assim caracterizei essa mousse de chocolate na primeira vez que a vi estampada na página 577 da segunda edição do livro Chefs. Deixei a receita ali, separadinha, aguardando o momento certo. Foi então que um querido casal de Vitória escreveu avisando que estava vindo para São Paulo. Prontamente os convidei para jantar e corri para a página 577. Durante a execução da receita, a mousse de chocolate tornou-se mais especial quando percebi que levava apenas uma gema. “Muito bom”, pensei, “menos caloria, menos colesterol”.

O tempo de preparo é curto mas até saber a real consistência demorou… o tempo de geladeira parece que foi estendido pela minha ansiedade! Sabe como é, receita nova traz grandes expectativas. Pelo menos por aqui é assim! Já era tarde e achei melhor deixar a prova para o dia seguinte. Dormi, acordei. E logo após o café corri para o grande momento! Levei a colher até a boca – feliz por não ter creme de leite, tranquila porque tinha uma única gema – e senti desmanchar sua textura leve e macia enquanto um sabor intenso, muito intenso, de chocolate me sorria. Preciso dizer algo mais?

Segue a receita do chef Pierre Hermé.

Ingredientes para a mousse de chocolate (rende 8 porções individuais)
170 gramas de chocolate meio amargo (67-70% de cacau)
80 ml de leite integral
1 gema
4 claras
20 g de açúcar

Modo de fazer
Pique o chocolate com uma faca de lâmina serrilhada. Coloque-o em uma tigela refratária sobre uma panela de água fervente, até que ele derreta completamente. Retire a tigela da panela.

Ferva o leite. Despeje no chocolate derretido, mexendo com um batedor manual. Acrescente a gema e mexa bem. Verifique a temperatura colocando a ponta do dedo no chocolate. Ele deverá estar quente (40 graus), mas não queimando muito. Deixe esfriar.

Bata as claras em picos firmes, juntando o açúcar aos poucos. Misture um terço das claras ao chocolate e bata com energia. Depois, acrescente o restante das claras, movimentando a musse do meio da tigela para cima e para fora, e segurando a tigela com a outra mão para girá-la enquanto mexe.

Despeje a mousse de chcolate em potinhos individuais ou em uma grande tijela. Leve para gelar por no mínimo 1 hora antes de servir. Decore o prato com raspas de chocolate.

Dicas do chef
É importante usar um chocolate de ótima qualidade para esta receita.
As claras devem estar bem frescas. Use-as frias – nem geladas nem à temperatura ambiente.
Se você for servir a mousse em potinhos pequenos, use um saco de confeitar para enchê-los.
Você pode dar sabor ao leite e acrescentar raspas de laranja, 1 colher de chá de canela em pó, 1 pitada de cardamomo ou, se preferir, de pimenta Sichuan recém-moída.

Dicas da Maria
O sabor do chocolate fica bem intenso e nada doce. Se você gosta de uma sobremesa mais açucarada, sugiro colocar um pouco mais de açúcar nas claras.

Usei o chocolate da linha Gold da Nestlé, 70% cacau.

Fiz uma calda de amoras (amoras congeladas, pouca água, gotas de limão, açúcar e fogo baixo) para servir por cima da mousse.

Raspas de chocolate, finas e pequenas, no meio da mousse também é uma boa opção.

Esse mesmo composto, o serviço de saúde do Reino Unido, ao menos dois terços dos homens que usam o medicamento dizem que ele funciona e provoca ereção .

Você também pode gostar...

12 comentários

  1. Hummmmm, que perdição!!!Não posso comer muito chocolate, o fígado não fica feliz (pena, pois eu fico muito!) mas essa mousse está uma loucura!O marido vai amar!Beijos e parabéns pela lindeza!

  2. Anonymous diz:

    Méri, acabei de computar minhas calorias de hoje no daylyplate, abro seu blog e… que vontade de chutar o pau da barraca…Bjs, está linda a foto…Célia

  3. Que chocolate vc usou???Bj

  4. oh, nem consigo ler. minha barriga ronca pensando nas colheradas que darei loguinho…. nham….

  5. obrigada, Verena! faz e me conta! tô vendo que essa receita permite vários improvisos. acabo de fazer uam calda de amoras, doce e azedinha, que servirei por cima da musse.Mami, nada de chutar o pau da barraca! juízo, hein??!Evelyn, boa pergunta! vou colocar essa informação no post. usei a linha Gold da Nestlé, 70% cacau.Liquinha, estamos te esperando!!

  6. Anonymous diz:

    Méri, como posso cair de boca se o musse está a tantos km de distância…musse de maria só sonho… lili, coma por mim uma colherada…Célia

    1. renata diz:

      delícia

      1. É mesmo, Renata. ;)

  7. que coisa divina!Mari, desculpa te deixar sem resposta, mas é que não obtive nenhuma até agora, tá? =/Beijo e boas ideias pra você ;)

  8. d e n i s e diz:

    Mérigeezusjosepha boca tá com MUITA água!ihihihiA-DO-REI!!!Gosto do gosto forte do chocolate e de receitas deliciosas que não pesam na consciência (sic!).Foi pro meu top 10 de chocolate antes mesmo de experimentar, depois te conto se subiu no páreo!;o)

  9. tranquilo, Lola… mas estou na torcida!!Denise, aguardo ansiosa a posição no seu ranking após o teste!!

  10. vitória principal…

    O sitesucesso está trabalhando o sucesso!…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.