Chá assim ou chá assado?

cha de saquinho

“Os apreciadores de chá afirmam que o melhor tipo é o de folhas soltas”. Essa afirmação me remeteu à minha mãe, que também adora chá mas toma o de saquinho sem cerimônia ou pesar. Já eu, só tomo o de saquinho se não houver outra opção. E ainda assim penso duas vezes. Mas afinal, há alguma outra diferença além do sabor e do aroma definitivamente mais acentuados nos chás de folhas soltas? Passeei por algumas páginas e gostei do texto do site howstuffworks, que disponibilizo abaixo, editado por mim.

O chá de folhas soltas é colhido e processado, enquanto o chá de saquinho costuma ser produzido pelo método CTC (cortar, triturar, concentrar). e o fato de ser triturado faz com que ele perca vários nutrientes. Outra questão é que, segundo os especialistas, para obtermos o máximo do sabor e dos nutrientes do chá, é necessário mais espaço e circulação de água para as folhas se expandirem e se desenrolarem. O que não é nada fácil num chá de saquinho, já que o chá fica “preso entre duas paredes”. mas o chá de saquinho tem as suas vantagens: o preparo é mais cômodo e mais barato.
E o preparo, influencia?
Sim! A maioria das pessoas não presta atenção na água enquanto está preparando o chá, mas a temperatura em que o chá é feito pode afetar sua qualidade. A água usada para preparar o chá preto é a única que deve ser completamente fervida a uma temperatura em torno de 93ºC. O chá de oolong costuma ser preparado com água aquecida a uma temperatura um pouco mais baixa (cerca de 88ºC, quase fervendo) e os chás verdes e brancos são feitos em água fumegante ou com uma temperatura em torno de 77ºC. O tempo de infusão também varia dependendo do tipo de chá: os pretos e brancos ficam de 4 a 5 minutos em infusão, o de oolong fica de 3 a 4 minutos e o verde pode ficar apenas de 30 segundos a 2 minutos.

Quanto a mim, pode ser mais cômodo, pode ser mais barato, mas nada disso conta na hora daquele primeiro golinho, cheio de vapor e de aconchego. Quer um chazinho?

Esse mesmo composto, o serviço de saúde do Reino Unido, ao menos dois terços dos homens que usam o medicamento dizem que ele funciona e provoca ereção .

Você também pode gostar...

5 comentários

  1. Carolina Piras diz:

    Maria, você precisa, então, esperimentar o chai, o tal famoso da novela das 8. Mamãe trouxe dai de SP. Ela comprou na teegschwendner. O mais legal é que ele leva pimenta, o seu post de ontem. rs.

  2. Nossa Carol, não conheço!!! Quero muito experimentar! Um chá picante… hummm… adorei!

  3. Maria Eugenia diz:

    Oi MariaAi que lindos seus comentarios , adorei!Obrigada e bjs

  4. Maria,Cresci vendo meu pai tomando chá…todos os dias, após o almoço quando dava tempo e certamente após o jantar…lá estava ele com a caneca só para chás…Ele também prefere assim, de folhas soltas, gosta muito do Banchá…mas é por questões digestivas…não gosta dos doces, com sabor de frutas ou com açúcar. Amei sua foto e a explicação!Beijos e ótimo feriado!

  5. ja mandei o link do seu blog para a Helena, mãe do Flávio, o criador da chaleira da foto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.