Peixe assado da Bete

Vim passar uma semana em Vitória, minha terrinha quente e querida. Toda vez que venho para cá fico distante da cozinha mas encaro uma agenda repleta de deliciosos compromissos, afinal, meus pais e meus amigos, assim como eu, adoram se reunir em torno de uma mesa. Então, nesta semana, publicarei dicas e receitas que não testei, mas que assino embaixo de olhos fechados! E para começar vamos ao almoço de hoje, um clássico presente em todas as minhas vindas: peixe assado com farofa de camarão da Bete (ou Bernadete, para os menos íntimos).

Bete trabalha há anos na casa do meu pai e é uma cozinheira de mão cheia. O peixe de hoje era budião mas também já comi com namorado e com peroá (porquinho para os paulistanos). E a receita é muito simples!

Ingredientes
peixe inteiro, limpo por dentro
camarão pequeno
farinha de mandioca
azeite
manteiga, azeite ou óleo para a farofa
óleo para untar
alho
cebola
tomate
salsinha
coentro
limão
sal

Modo de fazer
Tempere o peixe com sal, azeite e pouco alho. Envolva-o com papel laminado e coloque-o em uma panela de barro untada com óleo. Leve ao forno.
Enquanto isso, prepare um molho com tomate, coentro, cebola e salsinha, tudo picado bem pequenininho. Refogue brevemente e reserve.
Noutra panela, comece a fazer a farofa dourando alho em manteiga, óleo ou azeite (o que preferir). Acrescente e frite o camarão. Coloque um pouco do molho reservado e acrescente a farinha de mandioca. Acerte o sal.
Quando o peixe estiver quase pronto, abra o papel laminado, regue o peixe com o molho reservado e mantenha-o um pouco mais no forno para evaporar o caldo.
Sirva com arroz branco e uma boa pimenta. Ah, e se sobrar molho (aquele reservado), acrescente um pouco de água, um fio de azeite, uma pitada de sal e uma gotinhas de limão e leve-o pra mesa pra temperar a salada e o peixe. Fica uma delícia!
Outra possibilidade é usar a farofa para rechear o peixe. Para isso, prepare-a antes e recheie a barriga do peixe antes de levá-lo para o forno.

Segundo dados do NHS, o sildenafil, o componente do , precisa aumentar o fluxo sanguíneo até o pênis.

Você também pode gostar...

13 comentários

  1. Hum! Que delícia de receita da Bete.Bjo e vou fazer para experimentar.

  2. Ai, prima, que bom que vc compartilhou esta receita… penso neste peixe quase todo dia! Uma delicia…

  3. d e n i s e diz:

    e eu com um filé de peixe no congelador louca por uma boa receita de peixe assado outro dia…ótima dica a panela de barro e ai, farofa de camarão encheu MUITO minha boca de água!Comeu carangueijo?Ando louca pra comer carangueijo, mas meu mógus [diminutivo de môgadus] é um legítimo mineiro e acha que é muito trabalho pra pouca recompensa. aiai…beijoca Mary!

  4. Kaka (Karina, é você?), experimenta e conta pra gente!é mesmo prima, você comeu esse peixe!! aproveita e reproduz pros novaiorquinos!Denise, não comi caranguejo ainda não… eu gosto (do sabor e do ritual) mas raramente como. mas quando for fazer esta receita, vai lá na Praia do Suá e compra o peixe fresquinho… aproveita!beijos!

  5. Carolina Piras diz:

    Maria, lógico que não fiquei brava com você. divulgação é sempre bom, até porque não ia ter coragem de fazê-lo. RS. o blog de mamãe é jacquelinapiras.blogspot.com. Agora me diz, você já comeu o pão da Lud? super beijocas. Carol

  6. ai… que saudades da bete….

  7. Ufa! Fico mais tranquila, Carol! rs Respondendo a sua pergunta, não, a Lud nunca me deu nem uma migalhinha de pão feito por ela… :(Liquinha, fica tranquila que estou matando as saudades da Bete por mim e por você. Amanhã tem mais!!!

  8. Maria, minha amiga…que coisa mais linda essa mesa! Parabéns para a Bete!!!!Me deu uma saudade das inúmeras moquecas que comi no Geraldo em Manguinhos…desde pequenininha sempre fomos lá e muito bem servidos e atendidos… Frigideira de siri…nossa…e ainda está faltando um tanto para a hora do jantar!Aproveite bem!Beijos!!!! Ótimo feriado!

  9. Verena, acho que no domingo darei um pulo em Manguinhos. Saudade de lá também! E dos pratos do Geraldo! Ai, ai… boa essa vida à beira-mar…Beijo e ótimo final de semana! E feliz dia das crianças pro pequeno!

  10. Que delícia! Morar no litoral tem a vantagem de ter sempre peixe do mar fresquinho! Acho que isso deixa o prato mais gostoso!

    Adorei seu blog! É lindo, parabéns!

    Bjs, Camila.

  11. Deixa mesmo, Camila. O peixe que usei hoje comprei direto do pescador que o pescou nessa madrugada. :)
    Que bom que gostou daqui. Sinta-se em casa e volte sempre!
    Beijo!

  12. quanto tempo demora o peixe a ficar pronto? qual a temperatura do fogo?

    1. Forno médio, Thais. O tempo variará em função do tamanho do peixe. Recomendo a partir dos 15 minutos usar um garfo para testar a consistência da carne. ;)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.