Fruit cake, ou bolo de frutas e castanhas

Bolo de frutas e castanhas (ou fruit cake)

Pois é, tenho que começar este post dizendo que não salivei quando olhei o fruit cake da Ana no site Cozinha de Idéias. Achei lindo, mas não salivei. Não ligo muito pra frutas secas ou castanhas. Mas mesmo sem água na boca, logo a associei à minha sogra que tem uma alimentação exemplar e adora tudo que soa saudável. E não pensem que ela é dessas obcecadas por saúde que come isso ou aquilo só porque faz bem.; não é nada disso. Ela é dessas pessoas saudáveis por natureza, que se alimentam do que faz bem porque gostam do sabor. E ponto. Invejável, não?!

Guardei a receita e menos de um mês depois fui para a cozinha prepará-la. A primeira boa surpresa foi a facilidade de execução e a ausência de gordura. Foi só picar grosseiramente as castanhas e as frutas secas e misturá-las à farinha, ao açúcar e ao fermento enquanto os ovos batiam com a baunilha e o conhaque na batedeira. Untei a forma de bolo inglês, misturei uma coisa com a outra, e forno. Quando saiu, aguardei esfriar e desenformei.

Nesse momento é necessário abrir um parênteses para uma informação sobre esta que vos escreve: eu não consigo preparar uma receita para presentear, sobretudo se for a primeira vez, sem fazer uma versão menor que me sirva de prova. Nunca! Pois então, desenformei a minha provinha do fruit cake e tive a segunda boa surpresa, achei o bolo uma delícia! E sabe o que é melhor?! Três dias depois, quando dei o bolo de presente, ele estava ainda mais saboroso. É ou não é o máximo uma uma receita que podemos fazer com calma e antecedência pois ela ficará melhor com os dias?!

No site Cozinha de Idéias tem um pouco sobre a história da origem desse bolo conhecido como fruit cake. Sugiro a leitura. E podem se preparar pois em breve teremos outras versões dele por aqui!

Bolo de frutas e castanhas (ou fruit cake)

antes do açúcar de confeiteiro

Bolo de frutas e castanhas (ou fruit cake)

depois do açúcar de confeiteiro

Ingredientes para uma forma pequena de bolo inglês e uma provinha de fruit cake
1 xícara de ameixas secas
1 xícara de figos secos
2 xícaras de castanhas do pará e de caju
(todos grosseiramente picados)
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
1/2 colher de chá de fermento em pó
2 ovos
1 colher de chá de extrato de baunilha
50 ml de conhaque

Modo de fazer
Misture numa tigela as castanhas, a ameixa, o figo, a farinha, o açúcar e o fermento. Reserve.

Na batedeira bata os ovos com a baunilha e o conhaque por +/- 5 minutos. Transfira esse creme para a tigela reservada e misture até envolver bem todos os ingredientes.

Unte uma forma pequena de bolo inglês com manteiga e farinha de trigo, ou forre com papel manteiga, e despeje a mistura. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por mais ou menos 1 hora (ou até que um palito inserido no meio do bolo saia seco). Espere esfriar e desenforme.

A Ana dá uma dica boa para quando estamos misturando tudo: “a aparência fica estranha e você pode pensar que não vai dar certo porque não há massa suficiente para assar esse bolo. Confie, dá super certo”.

Para finalizar, eu peneirei um pouco de açúcar de confeiteiro, embalei em papel manteiga e fechei com uma fita colorida e uma flor.

é o nome que sempre é usado, porém o nome do medicamento é Citrato de Sildenafil, como já havia dito.

Você também pode gostar...

29 comentários

  1. Nossa, acabei de comprar uma forma de bolo inglês e farinha sem glúten. Definitivamente será minha próxima experimentação na cozinha. Te conto :)

    1. Manda ver, Mel! Aposto que você vai adorar! Mas volta e me conta, tá?!
      Beijo!

  2. É, definitivamente, preciso fazer esse bolo.
    Tá lindo.

    beijo!

    1. Essa semana farei uma segunda versão, Maria Rê. E se fizer volta e conta pra mim e pra Ana!
      Beijo e ótimo feriado!!

  3. Confesso que vim pelo cheiro…adorei e voltarei!

    1. Bem-vinda, Denise! Fico muito feliz que o cheiro daqui tenha chegado até o seu perfumado blog! ; )
      Volte sempre!

  4. já experimentei e adorei!!!!!!!!

    1. Gente, essa é a minha sogra querida!!
      Hoje limpei a máquina de macarrão, Iris! Espero levar uma massinha pra você na próxima semana!
      Grande beijo e ótimo feriado!

  5. Méri, que bolo mais apetitoso! Vamos fazer aqui em Vitória!

  6. Denise diz:

    Esse bolo encheu minha boca de água!
    Essa semana encomendei aquelas forminhas pequenas tipo de muffin, dá pra fazer qualquer bolo naquilo né Maria?
    Acho que o primeiro que vou fazer vai ser este!
    beijocas e tô sempre aqui tá, só que andei sem inspiração pra escrever, vc sabe…
    Beijo!

    1. Maria diz:

      Eu sei, Denise… mas tenho certeza que logo estará inspirada novamente! E o nosso cafezinho está chegando… tchurururu…
      Dá sim pra fazer na forminha. Rende um lindo presentinho de dia das mães. ; )
      Beijo!!

  7. Ola

    Estou acessando sua pagina pela primeira vez. Confesso que estou amando as receitas e principalmente a maneira que vc explica e os comentarios. Fantastico. No seu comentario sobre receitas de bolo de cenoura, me enxerguei,pois sou um desastre. Da td errado. Confio que a receita qe copie vai da certo. Parabens. Por favor,mande umas receitinhas no meu e-mail. Sucesso, e muitas delecias. Danny.

    1. Olá, Danny! Bem-vinda!
      Acabei de tirar do forno o bolo de cenoura da Lena (o que linkei nos comentários do de maracujá) e está lindo! Já ganhou fotos e logo virá pro blog. :)
      Quando experimentar essa ou qualquer outra receita, por favor volte pra me contar suas impressões; isso é muito importante pra mim e pros leitores que buscam comentários.
      Ah, vou lhe cadastrar pra receber os posts direto no seu e-mail, ok?!
      Beijo e volte sempre!

  8. Sophie diz:

    Hum, eu fiz hj e ficou uma delicia. Como adoro damascos, coloquei e ficou show. Obrigada

    1. Eu que agradeço você ter voltado pra me contar, Sophie! Deve ter ficado ótimo com damasco; o legal dessa receita, além do sabor, é essa versatilidade, né?!
      Beijo e ótimo final de semana!

  9. Helena diz:

    Olá querida….cheguei até aqui porque sou como sua sogra "exatamente"como vc a descreve.Que norinha vc é hemmmm !!!! Esta é a nora que eu queria….rssssssss.Acabei de fazer um bolinho integral de sua receita parabénssss !!!!Ainda vou continuar navegando por esses mares saudaveis, pois acabo de conhece-la e estou encantada contigo! Tenho uma filhota linda, advogada,mas ela quer distância de cozinha,mas gosta de comida natural e tudo o que faço! Estou adorando tudo aqui…abraçosssss…Helena.

    1. Helena, que comentário mais carinhoso… é um momento tão especial checar o blog e encontrar palavras (e pessoas) assim…
      Se você e sua filha gostam de pratos mais naturais, não deixe de experimentar os bolo de maçã com granola e de pêra com nozes: https://digamaria.com.br/archives/2157 https://digamaria.com.br/archives/2130. Além deles, essa beringela é especial também; minha mãe sempre faz e eu amo: https://digamaria.com.br/archives/529.
      Espero vê-la mais por aqui. :)
      Beijo! E bem-vinda!

  10. Helena diz:

    Querida Maria,adorei sua resposta! Que linda!Da pra vêr que vc alem de cuidar da saúde através de pratos saudáveis, cuida tbm da espiritual e emocional, pois está cada vêz mais raro encontrar pessoas assim como vc…tão atênciosa!
    Esse maravilhoso bolo de frutas, vou fazer no niver de casamento de meus pais,65 anos!Só que,vou triplicar a receita.Será que dará certo?
    Bjussss…

    1. Que lindo, Helena… E que honra participar de alguma forma do aniversário de casamento deles…!
      Não sei como ele se comportará com a receita triplicada mas acredito que não haverá problema; talvez seja interessante usar uma forma maior para ele não ficar muito alto pois esse bolo deve ser bem seqinho. Volta depois pra me contar?
      Ah, e faça com alguns dias de antecedência, tanto pra ter tempo para um plano B, caso precise, quanto para os sabores apurarem bastante. :)
      ;**

  11. […] O de pera com granola e azeite é um dos meus preferidos por ser totalmente integral e ao mesmo tempo delicado, saboroso e saudável. Já o de laranja tem cara de bolinho da tarde, fofinho, com pouca manteiga e 1/3 integral. As duas receitas vocês conferem abaixo e no DigaMaria.com há ainda outras opções como o bolo de iogurte, açúcar mascavo e canela, o de banana , o de maçã e o de frutas e castanhas. […]

  12. Fátima Martin diz:

    Maria, fiz o meu hoje. Não ficou como eu queria, pois vi a foto da Ana e acho que não coloquei frutas suficiente, mas parece delicioso. Resolvi levar esse bolo para o encontro dos amigos, conforme comentei no post da sobremesa de panetone, que vou fazer para o ano novo. Depois volto com os comentários.

    Beijos.

    1. Você viu as fotos do que eu fiz (as que estão neste post)? Ele foi feito com as quantidades que indiquei na receita. Espero que goste do sabor e aguardo seus comentários.
      Beijos!

  13. Fátima Martin diz:

    Maria, eu vi as fotos do seu fruit cake também, lindo. O meu não ficou tão clarinho, mas com cara de bom, mas sem ser fofo.

    O meu bolinho, foi um sucesso! Devorado rapidamente, e olha que tinha outras gordices. Meus amigos adoraram e pediram a receita, tem uma turma mais natureba. E como você diz (e eu e minha mãe também) alguns doces ficam mais gostosos com o passar dos dias. O meu povo gosta de coisa gostosa, feita com amor e paciência e estavam todos sedentos por um doce, não deu tempo nem de fotografar, vai ficar para a próxima.

    Beijo que agora vou fazer o pão de queijo.

    1. Que bom que fez sucesso, Fátima! Minha mãe também fez essa receita no final do ano e o dela também não ficou clarinho e assou muito mais rápido. Concluímos que a regulagem do forno dela não está permitindo uma temperatura baixa como precisaria. Mas também agradou a todos que experimentaram. Quanto à consistência, esse não é um bolo fofinho; pelo contrário, ele é mais denso com a (pouca) massa servindo como liga entre as frutas e castanhas.

      Mande notícias do pão de queijo e, sempre que der tempo, uma foto pra eu curtir daqui. :)

  14. Lílian Cristina diz:

    Maria, fiz o fruit cake hoje! Ainda não decidi do que mais gostei: do aroma ou do sabor. O cheiro estava tão bom que comi assim que assou. Acrescentei damasco e nozes que minha avó adora (e eu também), mas eu estou tão apaixonada por esse bolo que estou pensando seriamente terminar de come-lo escondido do resto da família. Tô duvidando muito que conseguirei saber o que é o sabor dele depois de uns dias.
    P.S.: estou comendo enquanto digito.

  15. Maria,

    quero muito presentear um bolo no natal e esta receita me parece perfeita. massss não tenho batedeira. acredita que ficará ruim se batido a mão? tem alguma sugestão para um melhor resultado?
    muitíssimo obrigada.

    1. Vai dar certo sim, Karina. Mas a etapa da batedeira, bata bastante na mão, até obter um creme. E depois me conte. ;)

      1. obrigada mais uma vez. contarei sim : )

      2. Maria, cá estou para dizer que o bolo foi um sucesso. paladares habituados a fruit cake aprovaram com louvor!

        na minha receita foram 3/4 de farinha, 3/4 de açúcar e 3 ovos, como feito pela Cozinha de Ideias, pq queria uma quantidade um pouco maior. como não tinha extrato de baunilha e não quis usar essência, dobrei a quantidade de conhaque. ao misturar acrescentei um pouquinho mais de farinha e açúcar pq achei que acabou ficando muito líquido. parece que deu certo = )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.