Bolo de maçã com granola

Bolo de maçã com granola

Era uma tarde como qualquer outra, ensolarada ou não, fria ou não, na qual eu estava destinada a sentir fome e ser alimentada por um pratinho com uma pêra ou maçã cortada em generosos pedaços. Era uma tarde como qualquer outra exceto pela inexistente vontade de lanchar uma simples fruta. Por sorte pressenti isso pouco depois do almoço e tive tempo de me lembrar de um bolo de maçã que havia visto no Vamos Cozinhar. Segui a receita à risca acrescentando apenas um acabamento caramelado. Resultado? Ao invés de uma simples maçã, o lanche da tarde foi enriquecido com ovos e farinha integral e saboreado com um forte e cheiroso café.

Bolo de maçã com granola

Ingredientes
3 ovos
3 maçãs sem casca cortadas em cubinhos
1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo integral
1 xícara de chá de granola
1/2 xícara de chá de azeite ou óleo de canola ou girassol
1 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
1 colher de café de canela em pó
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de bicarbonato de sódio
1 pitada de noz moscada
1/2 de açúcar refinado para caramelar
uma maçã fatiada fina com casca e sem semente para decorar

Modo de fazer o bolo de maçã
Preaqueça o forno a 180º C.

Peneire a farinha, o açúcar mascavo, a canela, o fermento e o bicarbonato em uma vasilha grande e mexa delicadamente. Adicione o óleo, os ovos e mexa até a massa ficar homogênea. Coloque a granola, as três maçãs cortadas, uma pitada de noz moscada ralada na hora e misture bem.

Coloque o açúcar refinado no fundo da forma e leve ao fogo até derreter e ganhar coloração dourada (aqui tem um passo-a-passo bem legal de como caramelizar a forma mostrado pela Dehbora do Cozinha Pequena). Retire do fogo, decore o fundo com as fatias de maçã, espere a calda firmar e unte as laterais da forma com maiteiga e farinha de trigo integral. Coloque a massa na forma caramelada e untada e leve ao forno pré-aquecido.

Bolo de maçã com granola
Faça o teste do palito em aproximadamente 25 minutos. Se sair limpinho, retire o bolo do forno, aguarde esfriar um pouco, desenforme e torça pra sobrar um pedacinho pro dia seguinte!

Esse remédio ou suplemento, tem a função de ajudar o homem a resolver esse problema , e de certa forma a sua parceira ou parceiras sexuais.

Você também pode gostar...

24 comentários

  1. A minha sorte é que o forno está ligado e logo sairá uma fornada de sonhos bem gostosa para o café da tarde! Esses bolinhos são daqueles que o aroma invade todos os espaços, convidando à prova.
    Por ora, fico com os sonhos… a torta fica para outra hora…
    Bom final de semana!

    1. Adorei a rima, Gina! Foi inspirada pelo frango do post anterior? ;)
      Beijo (e babei nos sonhos)!

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Vamos Cozinhar, Maria. Maria said: Post no ar com receita do @vamoscozinhar e passoa-a-passo de como caramelizar do @cozinhapequena: https://digamaria.com.br/archives/2130 […]

  3. Maria, que delícia, amiga! Por coincidência ontem fiz um bolo integral de banana… Esse friozinho dá uma vontade de comer coisas que esquentem a alma, não?
    Beijocas e ótima semana!

  4. divino! bjs

  5. Olá Maria! Não a conheço pessoalmente, mas temos amigos em comum (Franco e Ricardo). Fiz o bolo de pêra e foi maravilhoso! Substitui a farinha de trigo integral por farinha de centeio integral, pois não a encontrei no supermercado nosso de todo dia… Gosto muito de experimentar e suas receitas e seu blog estão maravilhosos! Continue smpre! Abraço. Tatiana

    1. Olá, Tatiana! Bem-vinda e muito prazer!
      Fico feliz que tenha gostado do bolo e voltado para comentar. Ótimo saber que dá certo também com farinha de centeio. Essa receita tem se mostrado infalível! ;)
      Um abraço e volte sempre!

  6. Maria,

    Descobri o seu blog e fiquei encantada! Não resisti a esta receita do bolo integral e já fiz duas vezes. Ela é simplesmente maravilhosa! parabéns!

    1. Obrigada, Sandy! Esse bolo está entre os meus preferidos e mais executados. Saudável, saboroso e úmido… adoro!
      Seja bem-vinda e volte sempre!

  7. Olá Maria!! Esses dias eu estava com vontade de comer um bolo diferente e saudável. Então procurei ne net por imagens, pensando: "vou fazer o bolo que parecer mais apetitoso". Foi aí que ví a foto do bolo de maçã com granola! Encontrei o bolo que me fez salivar! Mas eu não tinha granola… No lugar da granola coloquei uvas passas, castanhas do Pará picadas. Achei que não fosse dar certo, mas ficou delicioso!!! Adoro bolos saudáveis e sempre procurei uma receita que eu gostasse. Na próxima vez, farei com a granola. Com certeza ficará melhor ainda!
    Beijocas!
    Parabéns pelo blog e obrigada pelas dicas!

  8. […] bolo de maçã com granola […]…

  9. Helena diz:

    Oieee Maria! Que delicia de blog!Fiquei sua fãn viu!!!!
    olha,fiz agorinha esse bolinho,só que acrescentei um copo de iogurte natural desnatado,troquei a granola pela aveia e passas e ficou ótimo, bem fofo.
    Bjusssss…

    1. Olá, Helena!! :)
      Você reduziu a quantidade de óleo ou simplesmente acrescentou o iogurte? Gostei de saber da modificação; vou experimentá-la quando novamente fizer esta receita.
      Beijo e obrigada pela dica. ;*

  10. Gabriela diz:

    Bolo divino! Bolo de maça é o meu preferido, essa sua receita já entrou para minha lista. Parabéns pelo blog, sempre venho aqui dar uma conferida nas delicias que você coloca =)

    1. Obrigada, Gabriela. Também adoro esse bolo assim como sua segunda versão com pêra, nozes e azeite. :)

  11. Guto Hayata diz:

    Não vai leite ou suco?

    1. Olá, Guto. Não vai leite nem suco, apenas óleo e ovos. :)

  12. Vc tem receitas de bolo, de preferencia c trigo integral e sem açucar(diabetes)

    1. Acho que não tenho nenhuma receita sem açúcar, Samira. Mas já vi pela internet sites que ensinam substituições do açúcar por, por exemplo, purê de maçã.

  13. Andressa diz:

    Acabei de fazer e até minha mãe, que não curte comida integral, aprovou!
    Adorei! :D

    1. Bela notícia, Andressa! Essa receita tem essa característica: agradar até quem não curte comida integral. ;)

  14. Olá Maria Já te conheço do Diga Maria no canal chef tv.Aprecio muito sua receitas,seu jeito simples de cozinhar e principalmente de suas receitas de família,de quando você fala de sua infância.Cozinhar pra mim é uma terapia,um prazer.Espero revela em breve na cheftv.Abraços

  15. […] se havia algo que necessitasse ser logo consumido. Encontrei três pêras na geladeira, lembrei do último post, que foi ao ar na véspera da viagem, e achei que tratava-se de uma ótima oportunidade para […]

  16. Emi Moreira diz:

    Maria, eu sou absolutamente louca por essa receita. Não vivo sem! Utilizo as cascas das maçãs junto com ingredientes líquidos (bati no liquidificador) e essa semana acrescentei castanhas-do-Pará trituradas. Sempre coloco alguma pitadinha nova, mas ela é divina de qualquer jeito! Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.