Frango caramelado com batata doce assada

frango caramelado 01

Sou completamente apaixonada por sabores doces combinados com a comida salgada. Portanto esta receita não teria mesmo passado desapercebida. Mas o fato é que na época em que a vi eu andava frequentando um restaurante na Liberdade e sempre pedia um divino porquinho agridoce. E quando li a receita na Blue Cooking soube na hora que o molho era semelhante. E festejei, claro!

Só que eu não tinha dois dos ingredientes em casa, o molho de peixe e o concentrado de tamarindo. E também não poderia esperar sequer um dia para experimentá-la. Então adaptei, suprimindo esses, aumentando o shoyu e acrescentando suco de laranja. E amei o resultado!

Publico aqui a minha versão e no final as modificações para quem quiser experimentar a da Blue Cooking. Espero que gostem, façam e me contem!

frango caramelado 03

Ingredientes para o frango
4 pedaços de frango (coxa, sobrecoxa ou peito)
70 g de açúcar demerara (aquele que parece cristal mas é amarelo)
1/2 xícara de molho de soja (shoyu)
suco de 1 1/2 laranjas
1 colher de sopa de óleo
1 colher de chá de gengibre ralado (ou uma de sopa de gengibre em pó)
gergelim para finalizar

Ingredientes para a batata assada
2 batatas doces descascadas
sal grosso a gosto

Modo de fazer
Pique as batatas em formato palito grosso. Coloque-as numa assadeira untada com azeite ou óleo, salpique o sal grosso e leve ao forno médio por aproximadamente 30 minutos. Na metade do tempo vire as batatas para que dourem por igual.
Para o frango, coloque metade do óleo numa panela em fogo médio. Adicione o gengibre e mexa por 1 minuto. Junte o molho de soja, o açúcar e o suco de laranja e mexa até o açúcar dissolver. Baixe o fogo e deixe reduzindo até ficar encorpado, quase um caramelo só que um pouco mais líquido.
Com uma faca afiada faça três lascas em cada pedaço de frango. Tempere com sal e pimenta do reino. Aqueça uma frigideira com o restante do óleo em fogo alto e frite o frango até dourar. Vire e faça o mesmo do outro lado. Abaixe o fogo e, quando estiver cozido, acrescente o molho e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Sirva quente salpicado com gergelim.

Para a receita da Blue Cooking, basta aumentar o açúcar para 115 g, reduzir o shoyu para 1/3 de xícara, suprimir o suco de laranja e acrescentar 1 colher de sopa de molho de peixe e 1 colher de sopa de concentardo de tamarindo. Esses ingredientes entram na panela junto com o shoyu e o açúcar.

Monstro pois é algo que bota muito medo quando se trata da auto estima masculina , embora em menor quantidade, também é usado em remédios que combatem a hipertensão pulmonar.

Você também pode gostar...

17 comentários

  1. Tamarindo não são todos que gostam. Nada contra, até a fruta in natura saboreio recordando o tempo que pegávamos a fruta no pé, com os vizinhos.
    A substituição que você fez também me agrada. Os cítrico dão ótimos molhos.
    Bom final de semana, Maria!

    1. Obrigada, Gina! Pra você também!
      Confesso que uma única vez experimentei suco de tamarindo, há anos na adolescência, e lembro de ter achado horrível. Preciso provar de novo; urgente! ;) O molho deve ficar bem diferente sem a laranja e com o sabor do tamarindo e do peixe. Ainda vou testar a receita original!
      Grande beijo!

  2. Olá Maria, primeira visita por aqui e já gostei bastante de tudo.
    Quanto ao tamarindo, é costume. Faço um vinagrete de tamarindo
    e mel que acompanha lagosta grelhada. Fica muito, muito bom.

    1. Tenho que correr atrás do tal do tamarindo! Será que é fácil de achar? (babei nessa lagosta!)
      Beijo, bem-vindo e volte sempre!

      1. Uhn, que combinação sugestiva! Aqui em casa adoramos batata doce!
        Linda foto, como sempre.

        bjs

        Marcel

        1. Adoro receber sua visita, Marcel!
          Batata doce é o máximo, né?! E eu não tinha o hábito de consumí-la até bem pouco tempo… Outro dia comemos filé de peixe assado enrolado num "pesto" de azeitonas acompanhado por purê de batata doce. Delicioso!
          Esse nosso país é muito rico!
          Beijo!

  3. fatima diz:

    primeiro eu vou fazer este frango
    Depois eu te falo ta!! obrigada

    1. Tô esperando seus comentários, Fátima! Eu adoro esta receita!

  4. antonio diz:

    ha maria eu gosto muito da mistura doce com salgado

    1. Também adoro, Antonio!!

  5. Debora Correa diz:

    Menina, acabei de encontrar seu blog e ele é lindo! Adorei as imagens e as receitas! Tá de parabéns!

    1. Obrigada, Debora! Espero que você usufrua muito dele e volte sempre pra me contar como foram suas experiências na cozinha.
      Bem-vinda!

  6. Maria , amo suas receitas !!! em especial essa que virou " queridinha " aqui em casa . o resultado está aqui : https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=71266725….
    Obrigada por compartilhar essas delicias

  7. Desculpe acho que coloquei o endereço errado http://yumicocooking.blogspot.jp/2013/02/frango-c

    1. Que alegria saber que contribuí para a diversificação do seu frango de cada dia, Angelica. Adoro essa receita e gostei muito de vê-la no seu blog. :)

  8. oi eu morava no estados unidos e comia lá. E uma delicia, faz 4 anos que eu não como frango caramelado. Vou fazer esse frango já já rsrs . e a minha 1 visita aqui e amei tudo. Boa sorte!!!!

    1. Bem-vinda, Agata!
      Estou na torcida para que goste desta receita. Aguardo notícias.
      Beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.