Torta de sorvete de doce de leite e alfajor

sorvetao doce de leite 04

Torta de sorvete, é assim que se chama no caderno de receitas da minha mãe. Comia sempre nas férias na casa da minha vó; depois nos dias festivos na casa da mamãe. Ela sempre dizia que era muito simples de preparar mas nunca me interessei pela receita por enquadrá-la na categoria “mais saborosa quando servida pela mãe”.

Tempos mais tarde, minha amiga Lud surgiu com uma sobremesa de café deliciosa e extremamente cremosa. Não desconfiei da semelhança até receber por e-mail a lista de ingredientes e o modo de fazer. E por incrível que pareça foi só a partir daí que me ocorreu que aquela torta de sorvete, também conhecida por aí como sorvetão, podia servir de base pra uma série de variações no sabor.

Então, depois da versão de café, foi a vez dela ganhar uma nuance portenha com doce de leite no lugar do leite condensado e pedaços de alfajor. Preparei duas porções, uma com caramelo e calda de chocolate e outra só do sorvete. Ambas ficaram ótimas. A com calda fica abundante, farta.

A sem calda fica mais delicada e permite que o sabor do doce de leite se sobressaia mais.

sorvetao doce de leite 01

Escolha a sua e vamos lá!

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1/2 xícara de leite
2 gemas
1 colher de chá de essência de baunilha
2 claras em neve
1 lata de creme de leite sem soro
2 colheres de sopa de açúcar
–> opcionais
4 alfajores
2 colheres de sopa de um bom doce de leite

Modo de fazer a torta de sorvete
Numa panela de pressão coloque a lata de leite condensado e cubra-a com água. Leve a panela ao fogo médio. Quando iniciar a pressão, abaixe o fogo e cronometre 40 minutos. Desligue o fogo, aguarde a pressão cessar por completo, abra a panela, jogue fora a água quente e substitua por fria. Só abra a lata depois que estiver fria!
Em outra panela, misture o leite condensado cozido, o leite, as gemas e a essência de baunilha. Leve ao fogo baixo e misture sem parar até ficar bem consistente; cerca de 15 minutos. Reserve, deixando esfriar e vamos ao restante!
Bata as claras em neve e, ainda na batedeira, acrescente o açúcar. Bata um pouco mais, mas não muito, até as claras estarem firmes e brilhantes. Junte o creme de leite, o creme que estava reservado e as claras em neve, mexendo delicadamente até ficar homogêneo. Por último acrescente os alfajores picados e distribua pequenas porções do doce de leite.

sorvetao doce de leite etapas

Para servir temos duas opções. Se quiser porções individuais, distribua em taças de sobremesa, vede bem com filme plástico e leve ao congelador por no mínimo 12 horas. Na hora de servir, ou leve ao microondas por 7 segundos, ou coloque na geladeira quando começar o almoço. Se quiser um “sorvetão” com calda de chocolate, caramelize uma forma de pudim ou de bolo inglês. Misture 6 colheres de sopa de chocolate em pó em 6 colheres de água (ou 4 de água e 2 de rum) e disponha por cima do caramelo. Leve ao congelador por alguns minutos para firmar e despeje por cima o creme. Vede com filme plástico e leve ao congelador por no mínimo 12 horas. Na hora de servir, aqueça brevemente o fundo da forma direto no fogo e desenforme numa travessa.

Viagra está indicado para o tratamento da disfunção erétil, como medicamento para hipertensão arterial

Você também pode gostar...

12 comentários

  1. CarolFerri diz:

    Nossa sorvetão… Amamos isso em casa! É um sonho rsrs

    1. Né, Carol??! E cheio de possibilidades!!!

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Clara Asarian , Maria. Maria said: Brownies cortados e embalados, creme de café nas xícaras e post no ar! https://digamaria.com.br/archives/2679 Missão cumprida! […]

  3. Maria, também cresci comendo esta sorvetão, minha avó fazia sempre, depois passou a receita pra mim… A sua versão com doce de leite está linda!

    1. Gostei muito dessa também. E dá pra caprichar no doce de leite espalhado pela massa. Fica uma delícia quando ele surge gelado no meio de uma colherada!
      Beijo e obrigada pela visita, Pat!

  4. Que delicia!!!

  5. Esta receita de Sorvetao reduzida com Alfajor picado ficou um show.

    Outro dia vi ele com Sonho de Valsa picado (receita inteira) na internet

    Alem do tradicional, ano passado fiz o Sorvetao com Abacaxi (minha invençao).

    Esta receita e puro sucesso total.

    Do seu jeito deve ter ficado ainda + um pecado.

    Preciso faze-lo de novo com Alfajor ou Sonho de Valsa.

    Felicidades para vc

    1. Obrigada pela visita, Priscila! E felicidades para você também! :)
      Quero experimentar a sua versão com abacaxi! Está no seu blog?? Quase já pude sentir o sabor…!
      Beijo e volte sempre!

  6. Esse sorvetão é uma delícia… tem tb lá no meu blog como "sorvete da vó Dinah", que deve ser avó da Dadivosa, de onde tirei a receita.

    1. Pois é, Karina, imagino que essa deve ter sido uma daquelas sobremesas clássicas das nossas avós. Viu a versão de café?! É deliciosa também!
      Beijo e obrigada pela visita e pelos comentários!

  7. MEU DEUS!! PARECE SER MUITO BOM…VOU TENTAR FAZER…

    1. Depois me conte o que achou, Marcos. :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.