Pudim de doce de leite

pudim doce de leite 03

A responsável por este post é a Paula, do açucaradamente delicioso The Cookie Shop. A receita não é igual à dela porque eu não tinha duas latas de leite condensado e se fizesse a metade seria pouco. Mas a inspiração e o desejo deste pudim de doce de leite vieram de lá.

Este pudim é um pouco mais cremoso que o tradicional de leite condensado e o sabor do doce de leite aparece ao final da colherada, sutil o suficiente para não ser enjoativo. Mas não ficarei aqui me demorando em descrições; afinal, o nome e a foto já falam por si só. Concordam?

Ingredientes
1 lata de leite condensado cozida na panela de pressão
1 1/2 medidas da lata de leite
1/2 medida da lata de creme de leite
3 ovos
1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de fazer o pudim de doce de leite
Coloque a lata de leite condensado na panela de pressão, cubra com água, tampe e leve ao fogo. Quando iniciar a pressão, abaixe o fogo e conte 35 minutos. Desligue o fogo e aguarde a pressão terminar por completo. Retire a lata da panela e aguarde que esteja totalmente fria para só então abrir.

Enquanto isso, prepare a calda colocando em fogo baixo a forma de pudim (de +/- 20 cm de diâmetro) com o açúcar dentro. Depois gire para distribuir a calda por igual e reserve.

No liquidificador, bata o leite condensado cozido, o leite, o creme de leite, os ovos e a essência de baunilha. Despeje na forma reservada, cubra com papel laminado e leve ao forno médio em banho-maria.

Quando estiver firme (aqui demorou cerca de uma hora e meia), retire do forno, deixe esfriar e coloque na geladeira por no mínimo seis horas. Desenforme num prato bonito e bom proveito!

Na bula do publicada no site da Anvisa, a empresa farmacêutica informa que um comprimido de 50 mg deve ser tomado em até uma hora antes da relação sexual.

Você também pode gostar...

12 comentários

  1. Eu sou doida por pudim de leite condensado, Maria, agora vou ter que provar esta versão com doce de leite… E dobrar o tempo na esteira. ;)
    Tá lindo!
    xx

    1. Eu amei essa versão, Pat. O da Paula deve ter mais sabor de doce-de-leite; então acho que temos que experimentar as duas receitas para poder comparar direitinho. ;) E claro, quadruplicar o tempo de esteira!
      Beijo!!

  2. Comi pudim de leite nesse final de semana e fiquei pensando que se fosse de doce de leite seria melhor ainda…e eis sua receita!
    Ficou de babar no teclado. Beijos!

    1. Eu confesso que nunca tinha pensado nisso até ver o da Paula, no The Cookie Shop… mas amei essa versão e certamente a repetirei por aqui!
      Beijos!!

  3. Nunca provei, mas essa sua imagem vale muito mais q mil palavras.

    Sempre fiquei com medo de ser uma sobremesa ultra doce, mas vc diz q o sabor só aparece no final da colherada, creio que terei q provar…rs

    1. Prove, Dani! Essa receita leva as mesmas proporções que uso no pudim tradicional de leite condensado, com a diferença de 1/2 xícara de leite ser substituída por 1/2 xícara de creme de leite. Então ela não fica nada enjoativa. O que na verdade pode ser um grande problema! ahahaha

  4. Maria como vc judia!!!!!!!!! Pelo amor dos meu filhinhos que pudim maravilhoso. Não sei se pelo sabor que deve ter ficado ou pela foto, ambos devem ficaram perfeitos, mas como só me restou a foto, preciso fazer para experimentar nessa versão leite condensado cozido. Minha dieta fica pra depois, fazer o que né??? Lindo…..bjos

    1. Fazer o que, né, Josy?! rsrsrs Mas a minha estratégia costuma ser a seguinte: para fazer sobremesas maiores eu marco um almoço com família ou amigos pra assegurar que não sobrará sequer um pedaço pra eu atacar noutra hora. ;)
      Se fizer me conta, tá?
      Beijo!

  5. Nossa, que vontade de mandar a dieta pra Lua! Tá lindo, lindo, e decidi que vou fazê-lo no próximo domingo!

    1. Êba, a receita já tem data marcada pra adentrar a sua cozinha! Espero que goste muito!
      Volta pra me contar, combinado??!
      Beijo e sucesso!

  6. Cleusa diz:

    Maria
    ,
    Seu pudim deve ficar com a cor muito bonita , tipo cafe com leite, além de saboroso é claro. vou experimentar! Adoro novidades.

    Cleusa

    Barra Mansa – RJ

    1. Fica assim mesmo, Cleusa, com uma cor café com leite. Conte-me tudo depois que provar! ;)
      Beijo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.