Queijo caseiro pastoso fácil

Ando fascinada pela possibilidade de produzir em casa mais e mais alimentos do dia a dia (tanto que encomendei na Amazon um livro que ensina a fazer iogurte, queijo caseiro e manteiga: Homemade Living: Home Dairy with Ashley English: All You Need to Know to Make Cheese, Yogurt, Butter & More). Fiquei ainda mais animada quando descobri na feira um fornecedor de “leite de verdade”, direto da vaca!

Receita queijo caseiro

Mas, enquanto o livro e o leite não chegam, já comecei a me divertir com “leite de supermercado” e sugestões que vi pela rede afora. Assim surgiu essa pastinha que já foi consumida com pimentas biquinho e também com azeite, flor de sal, pimenta-do-reino e manjericão. Uma boa alternativa para ter na geladeira e temperar conforme a vontade do dia.

Ingredientes
1 litro de leite integral (de preferência aqueles que são mantidos refrigerados, de saquinho ou em garrafa)
2 colheres de sopa de vinagre (usei vinagre de estragão)
1 colher de sopa de suco de limão

Modo de fazer o queijo caseiro pastoso
Leve o leite ao fogo até ferver. Desligue o fogo, aguarde uns minutos (até que consiga deixar o dedo encostado no leite por 10 segundos) e acrescente o vinagre e o limão. Misture e o leite talhará.

Forre uma peneira grande com um pano de prato limpo e despeje o leite talhado. Deixe escorrer a maior parte; depois amarre o pano numa colher de pau, pendure na torneira da pia e deixe escorrer por uma noite.
No dia seguinte transfira o conteúdo para uma vasilha e mantenha na geladeira.

Dicas
Eu guardei o soro e já usei para fazer purê (no lugar do leite). Li em outros blogs que também é usado para vitaminas. Enfim, não desperdice o soro e consulte sua criatividade. :)

Neste link vocês encontrarão ideias para temperar o queijo caseiro.

Para a ereção dar certo , pode ser resolvida na maioria das vezes através de um remédio, se é que pode se chamar assim.

Você também pode gostar...

14 comentários

  1. Helena diz:

    Maria,
    a receita é fantástica. É parecida com a de coalhada seca, que fica divina! Quando eu faço aqui em casa, aproveito o soro também para adubar as plantas.
    Beijos!

    1. Nossa, Helena, jamais imaginaria que pudesse servir de adubo!
      A receita de coalhada leva iogurte ao invés de limão e vinagre; é isso?
      Beijo!!

  2. Hummmm, deve ficar ótimo, vou fazer e depois comento o resultado.
    Valeu pela dica!
    Bjuss!!!

    1. Olá, Rachel! O sabor fica bem suave possibilitando dar à pasta o tempero que mais gostar.
      Aguardo seus comentários! :)

  3. ana barata diz:

    Vou fazer agora,e depois conto se deu certo.Ah!E vou fazer também com leite desnatado,pois estou de regime.Beijos.

    1. Ana, não sei como se comportará com leite desnatado… é provável que a gordura faça muita falta.
      Aguardo comentários (e adorei a rápida mobilização!).

  4. ana barata diz:

    Oi.
    Fiz com leite desnatado e ficou ótima!!!Totalmente aprovada.Hoje no almoço colocarei na salada,acredito que ficará muito bom.Parece uma ricota,porém acredito que muito mais light.Valeu.Beijos.

    1. Que ótima notícia, Ana!
      Fica mais úmido que a ricota, né?! (que eu particularmente acho muito seca)
      Beijo e obrigada pelo teste! ;)

  5. Helena diz:

    Oi Maria!
    A coalhada seca dá pra fazer com leite integral ou desnatado. Fiz com os dois e deu tudo certo. O script que eu sigo encontrei no youtube e deu super-certo. É mais ou menos assim:
    ferver o litro de leite e esperar esfriar até conseguir manter o dedo dentro do leite por 12 segundos. Para quem tem termômetro, algo em torno de 38 graus. Mas no dedômetro é contando 12 segundos.
    Passe o leite para uma vasilha de plástico e coloque um pote de iogurte natural, mexa até incorporar bem. A "mexida" tem de ser pra um lado só, isso é importante.
    Segundo o chef que ensinou no youtube, a avó dele disse que a coalhada é cheia de manha, e pra dar certo mesmo, enquanto vc mexe, manda uns beijinhos pra coalhada.
    Depois do iogurte incorporado, tampe o pote e enrole em jornal ou uma toalha de mesa. Coloque no forno desligado (óbvio) ou em qlq lugar que fique abrigado do vento, do excesso de calor e de qlq outra coisa, pois as bactérias são sensíveis, segundo ele.
    Deixe lá quieta por cerca de doze horas. Após esse tempo, abra, vá tirando a coalhada com uma colher e colocando em um saquinho feito de pano de prato. Deixe escorrendo cerca de 6 horas no mínimo. Quanto mais tempo deixar, mais ácida e seca fica a coalhada. Aqui eu tempero com zatar, cebolinha e salsinha, e, claro, muito, muito azeite.
    Beijos!

  6. ana barata diz:

    Assim não vai dar,vou ter que experimentar essa também!!!Adoro coalhada seca.Que legal,estou adorando ter descoberto oDiga Maria!Beijos.Ah!Claro,volto para escrever se deu certo.Até a próxima.

  7. Maria, também estou nessa de fzr meu iogurte,queijo…

  8. […] Pasta de Queijo Caseiro […]

  9. Michelle diz:

    Tudo muito bom, principalmente a leveza e bom humor.
    Voltarei sempre Maria.

  10. Experimentei e ficou muito bom, apesar de render pouco. Usei um litro de leite vendido em supermercados, aquele leite de garrafinha tipo A. O vinagre foi de arroz. E quando coloquei as duas colheres mais uma de limão ainda ficou líquido e tive que acrescentar um pouquinho a mais, tanto de vinagre, quanto de limão. Aí talhou que foi uma beleza. Deixei escorrer pouco tempo (e apertei também), já que queria um "queijo" cremoso. Temperei com pouco sal e orégano.
    Na próxima experiência vou fazer com dois litros de leite e separá-los. Um vai ser temperado com ervas (manjericão, orégano, tomilho, salsinha). Outro, com azeite e alho frito. Será que vai ficar bom, Maria? Obrigado pela maravilhosa dica. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.