Queijo caseiro temperado com ervas e pimenta

28 de abril de 2011 31 Comentários por Maria

Queijo caseiro temperado com ervas queijo

Lembram que eu disse que estou querendo me aventurar pelo universo dos queijos artesanais? Pois é, o tal livro ainda não chegou, nem o leite direto da vaca; mas já andei lendo sobre a fabricação do queijo Minas e experimentei de novo aquela receita bem básica de queijo cremoso.

Desta vez mudei um pouco o processo e resolvi temperá-lo e prensá-lo. E vou lhe dizer… ficou uma delícia! Testei também escorrer mais ou menos o soro e percebi uma diferença enorme: o que escorreu por uma noite inteira ficou semelhante a uma ricota; já o que deixei escorrer por pouco tempo – apenas o suficiente para parar de pingar – ficou super cremoso.

 

Queijo caseiro temperado com ervas

Ingredientes (rende 1 peça como a da foto abaixo)
1 litro de leite integral (de preferência direto da fazenda ou aqueles que são mantidos refrigerados – de saquinho ou garrafinha)
2 colheres de sopa de vinagre (busque um com sabor mais neutro)
2 colheres de sopa de suco de limão

Modo de fazer
Leve o leite ao fogo até ferver. Desligue o fogo, aguarde uns bons minutos (até que consiga deixar o dedinho imerso no leite por 10 segundos) e acrescente o vinagre e o limão. Misture e o leite talhará.

Forre uma peneira grande com um pano de prato limpo e despeje o leite talhado. Deixe escorrer a maior parte; depois amarre o pano numa colher de pau, pendure na torneira da pia e deixe escorrer – por uma noite se quiser um queijo semelhante à ricota, ou por cerca de uma hora se quiser uma consistência mais cremosa. Nesse caso, antes de retirar o queijo do pano de prato, dê uma boa torcida nele para eliminar um pouco mais do soro.

Depois de escorrido, fiz assim: misturei um pouco de sal e azeite. Transferi para um aro, apertei bem, salpiquei manjericão, sálvia e orégano picados, prensei e deixei na geladeira por um dia. Depois desenformei e comi. :) O de pimeta-do-reino fiz da mesma maneira, salpicando pimenta do reino esmagada e prensando com o modelador de hambúrguer.

Queijo caseiro temperado com pimenta

Gostaram? Então coloquem o leite pra ferver e separem seus temperos preferidos. Depois venham me oferecer um pedacinho, tá?! ;)

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

Os Campos com * são obrigatórios. Mas não se preocupe, seu e-mail não será divulgado.