Risoto de tomate seco, cabernet e provolone

Este post nasceu sem planejamento. Era uma quinta-feira e naquela noite eu não iria cozinhar; eu seria servida! Mas, o trabalho do marido demandou mais que o esperado e eu já estava faminta. Até aí, tudo bem; eu poderia improvisar um lanche despretencioso… mas fazer o quê com o desejo já instalado de jantar algo especial? Com uma ponta de desapontamento, desci pra cozinha.

risoto de tomate seco 02

Não sei você, mas quando a fome é grande, tenho profunda dificuldade em decidir o que preparar ou mesmo pedir num restaurante. Portanto, lá estava eu, olhando pra despensa sem enxergar nada… De repente o pote com arroz arbóreo se destacou entre os demais mantimentos (ele sempre faz isso!!) e tudo ficou claro. Mentalmente percebi o resto de vinho tinto que estava na geladeira, os tomates que eu havia secado parte ao sol e parte no forno, o caldo de galinha que eu havia preparado dias antes, o solitário pedaço de provolone… E bastou seguir aqueles passos básicos do risoto e o jantar estava na mesa!

Deixo aqui esta receita sem medidas com a lembrança de que, quando temos caldo caseiro, arroz arbóreo e um pouco de vinho, estamos a meio caminho de uma refeição saborosa e especial.

Dicas: o caldo de galinha eu preparo de maneira bem simples; quando compro o frango inteiro, separo os pés, o pescoço e a cabeça e coloco no fogo numa panela com água, alho, pimenta do reino em grãos, cenoura e o que mais tiver de tempero à mão (você pode usar também a carcaça do frango assado). Deixo ferver em fogo baixo até estar saboroso. Depois passo por uma peneira e levo o líquido coado à geladeira. No dia seguinte haverá uma crosta de gordura na superfície; descarto com uma colher e congelo o restante num pote ou numa forma de gelo. Na hora de usar é só tirar do congelador direto pra panela.

Já os tomates, espero até que estejam bem maduros, corto-os em quatro e levo ao forno baixo numa travessa antiaderente untada com azeite (se quiser uma versão mais adocicada, salpique uma medida de sal pra duas de açúcar). Deixo-os murchar e depois rego com azeite e guardo na geladeira para comer em saladas, com pães ou usar em preparos como nesse risoto.

✎ Detalhes importantes na hora de preparar um risoto:
. o arroz tem que ser arbóreo pois esse tipo solta mais amido (e é isso que dá a consistência do risoto);
. não lave o arroz;
. a qualidade do caldo muda tudo, portanto tente fazê-lo em casa e esqueça os industrializados;
. acrescente o caldo aos poucos;
. mexa;
. o risoto deve ficar úmido e o arroz al dente;
. e deve ser servido quente.

O Viagra, conhecido popularmente como azulzinho, durante a fase de testes do seu princípio ativo.

Você também pode gostar...

8 comentários

  1. Realmente, você falou tudo, basta um caldo caseiro, um arroz arborio e um vinho para fazer um risoto gostoso :-) Diria que uma boa manteiga e um bom parmesão também ajudam muito! Ficou lindo o seu risoto, eu adoro e faço bastante também. Bjs,

  2. Maria, você é muito chic, só digo isso! ;)

  3. Olá Maria, mais uma receita a ser testada por aqui.
    Risotto é um desafio para mim, já fiz alguns, mas cada um teve alguma coisa que deixou a desejar.
    Vou seguir sua receita tal e qual, depois te conto o resultado.

    Não resisti ao vídeo do Brownie e fiz de sobremesa no domingo, a receita entra hoje lá no blog, confere e vê se ficou a altura…rs!

    Bjuss!!!

  4. Olá, é a primeira vez que venho aqui no diga Maria e adorei! Amo risotos e já me ganhou por aí, rs… Tenho um blog de culinária, se puder, me faça uma visitinha. Beijinhos e serei visita constante. Nane http://www.vovoqueensinou.blogspot.com

  5. Que delícia de risoto! Mesmo morrendo de fome, você foi perseverante em preparar um risoto.. ehheeh

    Beijos
    Ana

  6. Adorei seu post e a forma que os ingredientes foram surgindo…
    Bjim

  7. Oi Maria minha flor, vc sempre inventando na cozinha, e sempre resultando em pratos deliciosos. Adorei. Maria não sabia que vc é tão bonita viu? Assisti um video seu da receita de brownie, além de ótima cozinheira é linda e simpatica…parabéns amiga…bjocas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.