Hambúrguer simples assim

Um quilo de carne, uma linguiça, algum tempero e uma hora do seu dia. Isso é tudo que você precisa para ter 10 hamburgueres e algumas almôndegas no seu congelador, prontos e à sua espera pra uma refeição rápida e com cara de final de semana.

Hamburguer 01

Esses da foto viraram em dias diferentes hamburgueres na churrasqueira com amigos, maionese e pão caseiros; acompanharam uma saladinha simples e bem temperada num almoço nutritivo e gostoso; e as almôndegas foram cozidas num encorpado molho de tomate para uma macarronada.

Eu aproveitei e testei temperos diferentes e etiquetei os bifes pra saber exatamente o que estava provando: crosta de pimenta do reino, cravo e canela, só molho inglês e completo, com mostarda, pimenta calabresa, molho inglês e linguiça.

Hamburguer 03

A receita é assim: peça para o açogueiro moer uma única vez 1 quilo de patinho ou contra-filé. Já em casa, rale um pedaço de linguiça calabresa ou portuguesa e misture com a carne. Acrescente e misture bem molho inglês, mostarda e pimenta do reino ou pimenta calabresa. Uma cebola picada pequenina também vai bem.
Tudo misturado, forme bolas do mesmo tamanho (aqui eu pesei e fiz com 125 g cada) e achate com a mão dando o formato do bife.
Abra uma tira de filme plástico e disponha sobre ela os bifes, deixando um espaçamento de uns 10 cm entre eles. Dobre o plástico sobre os bifes, corte no meio dos espaçamentos e termine de embrulhar.
Leve ao congelador e quando for comer você pode retirá-los congelados direto pra churrasqueira ou frigideira.

Dica: se for comer os bifes logo após moldá-los, é importante deixá-los refrigerando por alguns minutos antes de prepará-los. Isso evitará que desmanchem quando aquecidos; afinal, a gente quer bife de hambúrguer e não carne moída, né?! ;)

Se quiser outras alternativas de tempero e carne, aqui e aqui você encontra mais versões.

Para te ajudar nesta função, já foram 65 milhões de prescrições do .

Você também pode gostar...

10 comentários

  1. Maria! td. bem? ainda não tive tempo de preparar os hamburgueres, mas, assim que fizer te conto OK!
    bjs. valeu pelas outras receitas. obrigada

    1. É um prazer, Malu! E qualquer dúvida que tenha, cá estou! ;)
      Beijo!

  2. Super prático, adorei sua dica!São pequenas coisas para facilitar a vida e a gente de bobeira!!
    Vou me programar e aderir à sua ideia!!
    bj e obrigada…

    1. Que bom que animou, Cristina! E se tiver mais umas horinhas à disposição, também dá pra preparar e congelar os pães. ;)
      Beijo!

  3. Maria, hambúrguer caseiro é uma delícia, faz tempo que não compro os de caixinha por aqui :-) Adorei suas sugestões de temperinhos, vou experimentar. Faço o mesmo com "nuggets caseiros": preparo e deixo no freezer para quando precisar. Beijos!

    1. Como são feitos os nuggets? Tem no seu blog? Adoro aquelas "porcrias" mas me recuso a comprar/consumir. rsrs
      Beijos!

      1. Faço de um jeito bem facinho, até coloquei na fanpage do blog de tão pá-pum. É só pegar filézinhos de peito de frango (você pode cortar ou comprar o corte sassami) e empanar no ovo e na farinha de rosca temperada (eu coloco pimenta, manjericão seco…tem que ser coisa seca para poder congelar bem), e repetir esse processo pela segunda vez. O resto é igual a seus hambúrgueres: papel filme (um a um ou lado a lado em uma bandejinha) e freezer :-) Eu adoro e também tô evitando o industrializado, mas confesso que já comi muito. E esse caseiro é mais gostoso :-) Beijos!

        1. Receita anotadíssima!! Vou experimentar com certeza! Muito obrigada por voltar pra me contar. :)

  4. Milene Oliveira diz:

    Maria,

    Faço hambúguer com calabresa também, a única coisa diferente que faço é pedir no próprio açougue para moer a linguiça calabresa e depois a carne. Algumas vezes substituo a calabresa por bacon moido, fica divino.

    1. Moer junto é uma ótima pedida, Milene, tanto com o bacon como com a linguiça. Hambúrguer é bom demais, né?!
      Obrigada pelo comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.