Geleia de morango com um toque de laranja

Mais do que a possibilidade de preparar em casa meus sabores preferidos de geleia, o que realmente tem me encantado – e que está na essência dessa técnica de conservação – é pensar que posso guardar num vidro o melhor momento de determinada fruta. geleia de morango

Geleia de morango com um toque de laranja e vinho

Nesses meses de morango pude comê-los puros, com chantili, com leite condensado, com suspiro, com calda quente de chocolate… até que comecei a ver as promoções na feira e notar que poucas eram as bandejas que não continham algumas frutinhas já passadas. A mensagem era clara: a safra estava no final.

Aproveitei os bons preços, comprei dez caixas e li um monte de receitas até chegar numa combinação bem boa de geleia de morango para trazer pra vocês.

Geleia de morango com um toque de laranja e vinho

Animem-se e coloquem na panela os últimos moranguinhos que encontrarem por aí ou mesmo outras frutas vermelhas que estejam no congelador.

Ingredientes
600 gramas de morango inteiros, lavados e sem cabo
150 gramas de açúcar
80 ml de suco de laranja (usei uma laranja pêra)
2 colheres de sobremesa de suco de limão cravo
2 colheres de sopa de vinho tinto seco
3 gotinhas de essência de baunilha
1 pitada de sal
sementes do limão
opcional –> cardamomo

Modo de fazer a geleia de morango
Comece retirando as sementes do limão e as envolvendo num saquinho de gaze (elas fornecerão a pectina que é a responsável pela consistência da geleia).

Coloque um pires no congelador (usaremos para testar o ponto).

Numa panela de fundo grosso coloque os morangos, o açúcar, o suco de laranja, o de limão, o vinho, a essência de baunilha, a pitada de sal e a trouxinha com as sementes. Se quiser acrescentar cardamomo, a hora é essa também.

Leve ao fogo baixo, mexa de vez em quando e retire a espuma que se formará na superfície. Depois que o açúcar derreter e o morango começar a soltar água, experimente a mistura e, se for o caso, ajuste o tempero conforme seu gosto.

Quando os morangos já estiverem bem molinhos, teste a consistência colocando um pouquinho da geleia no pires e deixando-a por dois minutos no congelador (assim ela chegará rápido à temperatura ambiente e você saberá se está no ponto desejado).

Quando estiver pronta, transfira para vidros esterilizados, aguarde esfriar, tampe e conserve na geladeira.Geleia de morango com um toque de laranja e vinho

Outras receitas com morangos: bruschetta de Nutella com morango, cheesecake de morango sem forno, torta bombom de morango.

Monstro pois é algo que bota muito medo quando se trata da auto estima masculina , embora em menor quantidade, também é usado em remédios que combatem a hipertensão pulmonar.

Você também pode gostar...

26 comentários

  1. PATRICIA KARLA diz:

    Amo morangos de esta receita me parece perfeita!

    1. Espero que ainda encontre alguns à venda para que possa experimentá-la, Patrícia. :)
      Beijo e obrigada pela visita.

  2. ai,ai,ai! você com estas receitas … quero testar TODAS! adoro geléia. mas, a de mexirica está na lista em 1º lugar.
    beijos

    1. Semana passada comprei mexiricas na feira para fazer mais geléia, Malu. Mas acabei usando duas pra fazer um suco e fiquei tão apaixonada que bebemos suco de mexirica a semana inteira! Mas também está na minha lista para muito em breve. Não esqueça de ferver as cascas (etapa que esqueci de mencionar no papel).
      Beijo!

  3. Oi Maria! Adorei seu blog. Somos companheiras blogueiras e fico mega feliz quando encontro pessoas que são apaixonadas pela culinária como eu. Parabéns pelas vídeos-receitas, são muito bem produzidas e editadas com amor. Adoro! Depois, dá uma passadinha lá no Tempero Novo (http://temperonovo.com/)! Tomei a liberdade de incluir seu blog na lista de minhas indicações! Beijo e boas receitas!

    1. Muito obrigada pela visita e pela inclusão do DigaMaria na sua lista de indicações, Paula. Adorei seu blog e já assinei o feed. ;) E aquela lasanha de espinafre e gorgonzola??! Babei e terei que experimentar!!
      Beijo e até breve.

      1. Que bom que gostou do blog! Maria, realmente a lasanha de espinafre é muito boa, receita super fácil e deliciosa, bem do jeito que a gente gosta! Beijos.

        1. Cedo ou tarde vou experimentá-la, Paula. Obrigada por vir reforçar meu desejo. ;)

  4. Vou experimentar. As que fiz antes, até usando pectina em pó, não foram satisfatórias. Tomara que eu goste, dessa vez. Avisarei. Saudações, Rubens Adalberto

    1. Eu nunca vi pectina pra vender, Rubens… mas sabia que existia. Por que não ficou legal?
      A mais incrível que já fiz (modéstia bem à parte rsrs) foi a de maracujá, aproveitando a pectina da casca: https://digamaria.com.br/?p=5288
      Aguardo novidades. ;)

  5. Maria, amore. Mesmo com aqueles morangos sem gosto de hoje em dia, a geléia fica boa? Ou você escolheu morangos especiais? Adoro seu blog <3

    1. Lívia, eu comprei os morangos na feira; não sei aonde são cultivados mas estavam super saborosos. Mas realmente, e infelizmente, a regra é encontrarmos morangos com gosto de antibiótico, como costuma dizer minha mãe. O x da questão, pra esta e pra qualquer outra receita, é buscar ingredientes de qualidade.
      Beijo!

  6. querida maria,amei sua receita,eu fiz e ficou uma delícia.eu moro na fazenda e gosto de cozinhar para meus amigos e parentes.eu queria aprender fazer geléia de laranja,se voce souber me ensina?beijos!!!!adoro seu blog.

    1. Que ótimo que você experimentou, Sonia! Adorei. Fiz uma vez de laranja mas passou do ponto e ficou meio durinha. Mas recentemente preparei uma deliciosa de mexirica que acredito possa ser adaptada para a de laranja. Ainda tenho que digitá-la mas em breve a colocarei aqui no blog. ;) Você já assinou para receber os posts no seu e-mail?

  7. Lucia Helena diz:

    Êta geleinha boaaaaaa !!!!Costumo fazer, mas não sofisticadinha assim,deve ficar uma delicia! Mãizona? O que se há de fazer né bem? Não tenho uma Maria em casa, nem uma secretária!Rsssss…portanto,tem que ser euzinha!!!Ai Deus só rezando pra me aparecer uma nórinha dessas!
    Abrir email e ver aqui essas gostusuras, para mim são presentinhos de Deus!!!! Beijocassss e obrigada…

    1. Já disse que você é uma fofa, Lucia Helena? :) Tô na torcida pra você ganhar uma nora e um genro, ambos talentosos, alegres e carinhosos. ;*

  8. Maria, estou louca para fazer essa geléia, mas absolutamente adoro a geléia de goiaba, como faço? É a mesma coisa? Por favor me ensine….

    Abraços!!!!

  9. Olá, Juliana!
    Nunca fiz geléia de goiaba; nem sequer li uma receita… Mas já que você perguntou e eu estou com algumas madurinhas aqui, tentarei fazer nos próximos dias e volto pra lhe contar. Combinado?! ;)

  10. Méri,

    e geléia sem açúcar, só com o doce da fruta, será que fica bom tb?

    btw eu colocaria um quê de pimenta nessa receita, adoro geléia com pimenta!

    Beijooooooo

    Dê.

    1. Dê, a textura deve ficar um pouco diferente mas o que mais me preocupa é a durabilidade já que o açúcar nas geléias age também como conservante. Há sim maneiras de subtraí-lo mas ainda não estudei isso. Que tal começar com pouco açúcar? ;)

  11. Ívian diz:

    Maria, se não tiver gaze em casa, posso envolver os caroços de limão em em outra coisa??

    1. Pode sim, Ívian. Eu com frequência uso um pequeno infusor de chá de metal. ;)

  12. Maria S. Gibertoni diz:

    Oi Maria,
    Vou aproveitar que comprei 3 caixinhas de morangos fazer esta receita também.
    A tradicional geleia de morango e essa com um toque de laranja mas esta vou fazer só meia receita para experimentar. A outra eu adooooro!

    1. Depois me conte se gostou dessa versão também, xará. :)

  13. Maria,Maria.Que simpatia.
    Fiz a geleia de morangos. Uma terça parte da receita. Era o que eu tinha de moranguinhos.Acrescentei 1 bela pimenta dedo de dama, com semente e tudo.Ainda não provei.Estou esperando a ambulância chegar, por precaução.
    Aproveito para saber um pouco de teus trabalhos artísticos.
    Um abraço.
    Homero

    1. Olá, Homero. Adorei a inclusão da pimenta dedo-de-moça e fiquei curiosa: você gostou do sabor?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.