Vídeo-receita: nhoque de banana da terra com molho de linguiça

Nhoque não é novidade neste blog nem tampouco na minha vida. Amo, amo, amo. Já postei versões feitas com batata, grão de bico, abóbora, batata doce e até mesmo nhoque de banana da terra. Mas na época, além de ter ficado apaixonada pelo sabor, o primeiro comentário que o post recebeu foi da Raquel falando que quando fizesse apostaria num molho de calabresa pra ele. Isso nunca mais saiu da minha cabeça e achei que a combinação era digna de uma vídeo-receita.

Vídeo-receita: nhoque de banana da terra com molho de linguiça

Agradeço à Raquel pela inspiração e fico feliz por poder expandí-la para vocês. :)

Receita para duas pessoas

Ingredientes para o nhoque de banana da terra
500 gramas de banana da terra bem madura
1 gema
30 gramas de manteiga
30 gramas de queijo parmesão ralado fino
50 a 90 gramas de farinha de trigo (de meia a uma xícara)

Ingredientes para o molho de linguiça
½ lata de tomate pelado
100 gramas de lingüiça calabresa ralada (eu costumo congelar para depois ralar)
1 colher de sopa de mel
½ cebola pequena ralada ou cortada em cubos pequenos
2 dentes de alho espremidos
2 colheres de sopa de azeite
pimenta calabresa a gosto (eu usei ½ colher de chá)
queijo parmesão para servir

Modo de fazer o nhoque de banana da terra
Corte as bananas em 3 ou 4 pedaços, coloque-as numa assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio até que estejam macias.
Retire do forno, dispense o papel laminado e deixe esfriar apenas o suficiente para manuseá-las. Descasque e amasse bem (ou passe por um espremedor de batatas) e reserve na assadeira até esfriarem completamente (é importante deixá-las num recipiente com superfície ampla pois facilitará a evaporação; com menos água precisaremos de menos farinha).

Misture a manteiga, o queijo, a gema, a pimenta e por último a farinha. Coloque aos poucos e vá sentindo a massa. Lembre-se que quanto menos trigo levar mais delicado e leve será o nhoque. Quando estiver numa consistência que permita enrolar (naquele formato de cobrinha que as crianças fazem com massinha), unte uma bancada com farinha, prepare uma unidade e aqueça uma panelinha com água. Vamos checar se o ponto da massa está bom antes de moldarmos todos.

Quando a água ferver, coloque o nhoque de banana e aguarde que ele suba para a superfície. Retire, escorra e experimente. Se necessário, acerte o tempero ou a quantidade de farinha.

Aqueça numa panela grande água com sal, acrescente alguns nhoques à água fervente e espere até que eles subam para a superfície (não coloque muitos de uma vez para evitar que prejudiquem a temperatura de fervura da água). Retire, escorra e reserve até que todos estejam cozidos.

Modo de fazer o molho e finalizar
Aqueça uma frigideira em fogo baixo e acrescente o azeite. Aguarde esquentar um pouco, coloque a lingüiça ralada e mantenha em fogo baixo pra que a gordura derreta. Quando estiver fritinha, acrescente a cebola, mexa um pouco e junte o alho e a pimenta. Quando o alho começar a dourar, junte o tomate pelado picado e o mel, mexa para incorporar, tampe e deixe ferver em fogo bem brando.

Acrescente um pouco da água do cozimento do nhoque, rica em amido. Deixe ferver um pouco mais e junte o nhoque de banana. Envolva-os bem com o molho, acrescente as folhas de manjericão, sirva e finalize com queijo parmesão ralado.

Já há algum tempo, o , No entanto, embora seja um remédio de sucesso, existem alguns riscos e contra indicações que devem ser avaliados.

Você também pode gostar...

30 comentários

  1. Fala sério! A gente tem cada oportunidade de descobrir tantas receitas geniais (como essa) aqui no seu blog, Má! Nunca pensaria em nhoque de banana! rs E esse molho de calabresa, com ela bem fritinha deve ir bem com qualquer massa, né? Adorei!

    Vou fazer um dia pro namorado! Ele ama nhoque e quero ver se ele adivinha que é feito de banana! rs

    Um beijo … e não é só você que está saudosa. Já tô morrendo de saudade de ver você em movimento. :)

  2. Ai meu São Protetor das Dietas Quebradas, nhoque de banana da terra deve ser uma loucura! Nunca tinha pensado nisso e vou ter que fazer, amamos banana em pratos salgados.
    Bjs
    P.S.: Tô com um peninha por esse ser o penultimo video, queria tanto mais.

    1. Teremos tantos mais, Dricka! :) Agora é arregaçar as mangas e buscar patrocinadores; o canal adora o programa e por eles continuaremos no ar. :D
      A gente aqui também é fã de banana na comida, seja num empadão, ou acompanhando um arroz com feijão e ovo ou numa versão como essa. Experimenta mesmo que aposto que vai gostar.
      Beijão!

  3. Tania Ferreira diz:

    Adorei esta receita, ainda mais que a minha familia gosta muito de banana da terra.Na primeira oportunidade irei fazer este prato.Bjs

    1. Faça mesmo, Tania! No post há um link para outro nhoque de banana da terra com a mesma receita porém outro modo de preparo; é muito interessante também.
      Quando preparar por aí por favor volte pra me contar o que achou.
      Beijo.

  4. Como assim, penúltimo? :-) Queremos mais, estou adorando. Parece que vc fez isso a vida toda, Maria! :-) Super à vontade, receitas fáceis e possíveis, para todos os bolsos.
    Beijo

    1. Teremos mais, Ione. O canal quer, eu quero, vocês querem… agora é só achar empresas que queiram patrocinar. ;)
      Beijão e obrigada pelo comentário e incentivo. :)

  5. Mais uma vez PARABÉNS!!!! o video está ótimo! Maria maravilhosa e como já experimentei esses noques sei que são divinos!!!!

    1. Obrigada, Iris. Fico feliz que a estréia da receita tenha sido na sua casa. :)

  6. Lucia Helena diz:

    Cara Maria,apresentação como sempre…perfeita!!!
    Amo tudo que é feito com banana e esta receita é simplesmente demaissssss !!! Amei,diferente de tudo que ja vi em matéria de receitas,deve ser delicioso mesmo !!! E essa combinação do aroma de bananas com esse molho, deve ser incrível! Ese video deixou muita gente com água na boca!
    Superrrrr parabénsssss Maria !!!!!!!! Bjussss…

    1. Obrigada! Quando coloquei na cabeça que queria um nhoque de banana pesquisei e só encontrei receitas que levavam também batata; apostei nessa simples substituição de batata por banana e deu super certo. Faz aí!
      Beijo!

  7. Maria que delicia essa receita, mais uma que eu vou providenciar os ingredientes e fazer….Maria todas as suas receitas são uma delicia, vc é muito simpatica e explica com tanta clareza que fica tudo muito fácil…adoro vc….vou torcer muito para que vc não nos deixe, os videos são ótimos , sou sua fã e sinto que vc faz parte da minha vida…te considero uma amiga querida…beijos no seu coração..
    Tania

    1. Muito obrigada por todo esse carinho, Tania. A segunda temporada ainda não tem data mas tenho certeza que virá. :)
      Grande beijo e por favor me conte o que achou quando experimentar o nhoque.

  8. Dalva Maraci diz:

    Maria,
    Passei por aqui apenas para elogiar e agradecer seu trabalho. Uma gostosura este nhoque.
    Veja só, tenho um filho que não come carne, então substitui a linguiça por farelo de soja.
    Sabe, seu pulo do gato foi assar as bananas. Eu já as cozinhei em água e também no vapor, sem um resultado satisfatório. Ah, você tem razão quanto às bananas maduras, as minhas estavam docinhas e o resultado à altura de F.A. – El Bulli!
    Bom, espero que vocês continuem com o programa, tem tudo de bom; até a trilha sonora
    é agradável.
    Muito obrigada,
    Dalva & família
    Muito obrigada

    1. Dalva, eu que agradeço uma visita delicada como essa com o único intuito de elogiar. Muito obrigada.
      E ficou bom com farelo de soja? Eu já servi esse nhoque com molho de tomate e gorgonzola; é uma boa opção também.
      Continuaremos sim; é só uma questão de tempo. Conto com vocês para compartilharem e ajudarem na divulgação do trabalho. ;)
      Beijo!

  9. …acaba com a irmã apaixonada por nhoque e por banana….

    1. Vem aí que te sirvo. ;) Sem linguiça, pode deixar.

  10. emanoel rocha diz:

    Obrigado Maria eu tbm amo nhoque, mas nunca tentei fazer, vou tentar agora com essa receita ai,depois te conto como ficou, abraços!!!!!!

    1. Aguardo notícias, Emanoel. :)
      Abraço.

  11. Debora Correa diz:

    Maria do céu!!! Isto deve ser luxo, poder e sedução!!! Bora caçar bananas da terra pra fazer esta delícia!

    1. Boa caçada, Debora! ;) Você não vai se arrepender.
      Aguardo notícias.

  12. olá maria. fiquei maravilhado. eu adoro o pure de banana da terra voce já esperimentou? é uma delicia.vou fazer o nhoque assim que for possivel. muito obrigado e um grande abraço.antonio

    1. Eu também adoro purê de banana da terra, Antonio. Também costumamos com frequência cozinhá-la junto da moqueca de peixe. Adoro!
      Quando experimentar por aí me conta o que achou.
      Beijo.

  13. Ai que horror, comentando com tanto atraso.

    Mas precisava deixar registrado que fiquei morta de feliz que pude te inspirar, logo você, que tanto me tenta com costelas e muitos outros pecados.

    ;)

    Eu sempre passo a calabresa rapidamente pelo processador, mas adorei o aspecto dela ralada, vou fazer assim da próxima vez. Beijo grande e saudoso!

    1. Eu também processava; essa de congelar e ralar foi dica do meu pai.
      E, ó, pra mim é uma honra ser inspirada por uma baianinha tão simpática e sorridente. :)

  14. Navegando à toa, me deparei com este site, justo nessa página. Confesso que eu nunca tinha ouvido falar em nhoc de banana da terra. Mostrei pra minha mãe, ela correu na feira, comprou as bananas, passou no açougue, comprou a linguiça e fizemos.

    Que delícia! Muito melhor que nhoc de batata ou de mandioca. O sabor exótico da banana da terra é tudo de bom!

    Achei o molho forte, da próxima vez, farei só com molho branco, , gratinado, pra não ofuscar o sabor da banana.

    Depois disso, pesquisei e achei muitas receitas parecidas, amanhã farei filé de peixe assado e purê de banana da terra pro almoço.

    Obrigada pela partilha!

    .

    1. Ahá, uma xará experimentou o nhoque de banana! rs Adorei saber, Maria!
      De fato a combinação com a calabresa torna tudo muito temperado. Eu gosto. Mas entendo perfeitamente a opção por um sabor mais suave que dê à banana lugar de destaque. Me conta depois como ficou? Fiquei curiosa. :)
      Beijo e obrigada por vir me contar.

  15. Ludmylla diz:

    Hummmm, fiquei curiosa! Ainda estou apurando meu paladar para as misturas doces e salgadas, mas chego lá! (quem sabe essa receita não é um bom caminho?!).

    1. Acho esse um bom e ousado começo! Espero que goste. :)

  16. conceição de souza diz:

    eu de novo … o nhoque depois de pré cozido , foi para o freezer e ficou bom. Agora vou preparar com a banana da terra !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.