Vem mais mudança por aí

Nos últimos anos mudei de cidade duas vezes; mudei de estado civil, de profissão. Mudei o caderno de receitas de papel para virtual, mudei de .wordpress para .com. Por dentro também segui mudando e isso refletiu na fuidez da escrita, na estética das fotos, no meu paladar e na minha visão de mundo. E assim como mudei a paisagem da janela e substituí prédios por árvores, um belo dia abri o blog e vi que meu gosto também havia mudado: eu queria tudo mais claro, mais calmo, mais leve.

Este post é para lhes dizer que ainda nesta semana vocês encontrarão um DigaMaria.com completamente novo. Por favor comentem e me contem suas impressões, afinal, este blog é feito para mim e para vocês.

E nesse clima de mudança, escolhi postar uma receita que já apareceu lá no comecinho do blog e que recentemente resolvi revisitar e – por que não? – mudar um pouquinho.

Bom proveito e até breve, com tudo igual porém diferente. ;)

Al limone 01

Ingredientes para duas pessoas
160 a 200 gramas da massa de sua preferência (usei capelini)
300 ml de creme de leite fresco
50 ml de suco de limão siciliano
50 ml de leite
50 gramas de manteiga
raspas da casca de 1 limão siciliano
2 colheres de chá de açúcar demerara ou cristal (ou um pouco menos do refinado)
queijo parmesão ralado a gosto

Modo de fazer
Para
preparar a massa coloque água com sal para ferver.

Em paralelo aqueça outra panela – de preferência uma frigideira grande – em fogo médio para baixo e coloque a manteiga, o suco e metade das raspas do limão. Deixe ferver por menos de 1 minuto. Junte o creme de leite, o leite e o açúcar e deixe ferver até reduzir e ficar ligeiramente cremoso. Acrescente um pouco do parmesão ralado, acerte o sal, coloque pimenta do reino a gosto e desligue o fogo.

Quando a massa estiver al dente, desligue e escorra reservando uma xícara da água do cozimento. Aqueça o molho e se necessário acrescente um pouco da água do cozimento para deixá-lo mais fluido. Junte a massa e sirva com parmesão ralado e o restante das raspas do limão salpicadas por cima e nas laterais do prato.

Já há algum tempo, o , No entanto, embora seja um remédio de sucesso, existem alguns riscos e contra indicações que devem ser avaliados.

Você também pode gostar...

25 comentários

  1. Que delícia Maria! Estou curiosa pra ver o site prontinho!

    Amei a receita!

    Boa sorte!

    1. Obrigada, Carol! Espero que esteja gostando! :)

  2. "Tudo dança/hospedado numa/ casa em mudança" – Paulo Leminski

    Dessa dança resultarão passos lindos, tenho certeza! Aguardo as novidades!

    Beijoca!

    1. Amei a citação, Marina Maria. Amei. O momento é bem assim mesmo. :)
      Beijão e obrigada.

  3. M Helena diz:

    Parabéns porque é tudo delícia. Consulto direto. Ajuda muito. Continuemos juntas.Abs

    1. Obrigada, Helena! Continuemos juntas; gostei. :)

  4. Maria, que maravilha de receita, pratica e parecer ficar muito saborosa, vou fazer hoje mesmo, tenho tudo em casa….estou anciosa para ver as novidades…beijos
    Tania

    1. Quero saber se gostou, Tania! ;)
      Beijo.

  5. Luiza Leite diz:

    que bom Maria, amo novidades e novidades das boas então …..vou esperar roendo as unhas, o nosso blog cada vez melhor ebaaaaaaaaaa

    1. É isso aí, Luiza, o nosso blog. ;) Agora quero saber o que achou!

  6. emanoel rocha diz:

    Maria deve ser uma delicia mesmo esta receita, mas quem mora no interior e não encontra açucar demerara, comofaz??? Adoro macarrão fiquei com muita vontade, resolve ai meu problema. ABRAÇOS!!!!!!!

    1. Resolver esse problema tá fácil, Emanoel: basta substituir por açúcar cristal ou por uma quantidade um pouco menor de açúcar refinado. Opto pelo demerara porque é mais saudável mas foi bom você lembrar que nem sempre é fácil achá-lo; inclusive já atualizei o post. :)
      Abraço. E se fizer em conta!

  7. Sara Cassavia diz:

    Fiquei feliz em saber da mudança, pois tenho certeza que ela será para melhor…
    Adoro seu blog
    Abraços, boa sorte …

    SARA

    1. Obrigada, Sara, pelo desejo de sorte e pela aposta na melhoria. :)

  8. Maria! Que bom te encontrar aqui novamente (nos encontramos no casamento do Danilo, lembra?)! É preciso ter coragem para mudar! Que bom saber que o mundo tem pessoas corajosas como vc!
    Beijos

    1. Laura, adorei conhecer você; saber que já era frequentadora do DigaMaria foi uma surpresa muito feliz.
      Acho que disposição para mudança é algo que devemos exerciatr com frequência. Nem sempre é fácil, mas, na minha experiência, quase sempre é boa. ;)
      Beijo e volte sempre!

  9. mudanças são sempre bem-vindas! que bom que você veio parar aqui pertinho. SUCESSO!
    malu

    1. Bom mesmo, Malu! Agora só falta convivermos mais no "mundo praiano", né?! Mas a gente chega lá!
      Beijo e obrigada pela torcida.

  10. Adorei a nova cara do blog…Parabénsss!!!

  11. Cecília Medei diz:

    Maria, gostei do layout do site. Esta limpo sem cores interferindo nas fotos dos pratos sem falar nas receitas que estou amando. Sem falar já sou sua "seguidora" a pouco tempo, tudo de bom p vc.

    E sobre mudanças só digo que com o passar dos anos nosso paladar tbm muda em busca de novos sabores e texturas.

    1. Sem dúvida, Cecília. Meu paladar muda constantemente e faço questão de de vez em quando experimentar ingredientes que não gostava.
      Obrigada pelo seu comentário e pelas visitas. :)

  12. Maria, sua linda! Desde que vi a receita era pra ter dividido essa prática com você, mas sou a rainha do "já já eu faço isso!"

    Adoro a combinação de manjerição com limão siciliano, mas o namorado costuma "catar" as folhas. Para ele não reclamar da textura, "frito" as folhinhas (se não acho o baby, rasgo as folhas em pedaços menores) na manteiga e só depois misturo o suco e as raspas. O creme de leite eu dispenso e a consciência (além da cintura) agradece, rs. A textura do manjericão na manteiga quente fica uma delícia, quase crocante, o q orna muito bem com o macarrão macio.

    Beijo grande!

    1. Então vamos inverter os papéis de mãe e filha e eu me declaro a princesa do "já já eu faço isso". Parece que quanto mais especial é uma resposta de e-mail mais tempo ela demora pra ficar pronta. Afe!
      Amei a sua dica! Também já aromatizei esse molho com manjericão e adorei mas essa versão sem o cerme de leite promete e muito! Vejamos se nesse sábado encontro mais siciliano.
      Beijão!!

  13. Olá, Maria. Confesso que levei um susto quando abri a página e vi logo a mudança… mas bastou alguns minutos passeando e já adorei o novo layout! Está mesmo leve e romântico, como você, seus textos, suas receitas… Seu blog é lindo e consegue nos transmitir uma sensação gostosa, de paz… uma delícia! Sucesso nessa nova fase, e parabéns atrasado pelo aniversário (do casal)! Tudo de bom! =)

    1. Muito obrigada, Mariana!
      Imagino o susto de quem não estava avisado da mudança. rsrs Eu mesma demorei um pouco pra me desapegar do layout anterior mas agora já estou inteiramente integrada ao novo. :)
      Fico muito feliz em saber de tão boas sensações que este espaço lhe traz. Obrigada por compartilhar isso comigo.
      Grande beijo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.