Figos em calda, uma receita da vó Lucy

30 de janeiro de 2012 54 Comentários por Maria

Figos em calda uma receita de vó

Essa compota é marca registrada da minha vó Lucy. Nos fundos da casa de Muqui há um quintal com horta e árvores que noutros tempos abrigou até algumas galinhas. Desse pedacinho de terra saem os figos verdes que minha vó serve com tanto carinho, acompanhados de queijo Minas da roça.

Ela me ensinou pelo telefone a retirar a casca – tal qual ela faz para ficar mais delicado – mas a neta aqui não achou tão simples quanto a descrição dizia ser. Tentei em dois figos e resolvi fazer com casca. Não experimentei um e outro ao mesmo tempo, mas esta versão de figos em calda não me parece dever nada à outra com figos descascados.

Assim como a dona Lucy, aproveitei e fiz um panelão, coloquei em vidros grandes esterelizados* e armazenei na geladeira. Comi por muitos dias a fio estes figos em calda, macios e doces na medida certa, acompanhados de queijo Minas, requeijão ou mesmo puros.

Figos em calda uma receita de vó

Ingredientes
500 gramas de figos verdes com casca
500 gramas de açúcar refinado
2,5 litros de água
raspas da casca de uma laranja (sem pegar a parte branca)
2 cravos
1 pitada de sal

Modo de fazer os figos em calda
Lave os figos e corte os cabinhos. Com o auxílio de um garfo, fure-os em vários pontos para permitir que a calda penetrre na fruta.

Figos em calda uma receita de vó

Dentro de uma panela grande, dissolva o açúcar na água e leve ao fogo baixo. Quando começar a ferver, coloque os figos e a pitada de sal e deixe cozinhar mexendo de vez em quando para virá-los.

Figos em calda uma receita de vó

Cerca de duas horas depois, experimente um, partindo-o na metade: ele deverá estar doce, úmido e macio por dentro. Se não estiver, cozinhe por mais tempo e, se a calda estiver muito reduzida, acrescente um pouco mais de água fervente.

raspas da casca de laranja

Quando chegar ao ponto, acrescente o cravo e as raspas da laranja, ferva por mais cinco minutos e desligue. Transfira os figos em calda para o recipiente onde for guardar, aguarde esfriar, tampe e armazene na geladeira.

(*) Para esterelizar vidros, coloque-os numa panela – junto com as tampas, uma colher e uma pinça grande – cubra com água e ferva por cerca de 15 minutos. Retire da panela e deixe secar com a boca pra baixo sobre um pano de prato limpo.
Quando a compota estiver pronta, transfira os figos e a calda ainda quentes para os vidros. Aguarde esfriar completamente, tampe e armazene na geladeira.

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

Os Campos com * são obrigatórios. Mas não se preocupe, seu e-mail não será divulgado.