Figos em calda, uma receita da vó Lucy

30 de janeiro de 2012 60 Comentários por Maria

Figos em calda uma receita de vó

Essa compota é marca registrada da minha vó Lucy. Nos fundos da casa de Muqui há um quintal com horta e árvores que noutros tempos abrigou até algumas galinhas. Desse pedacinho de terra saem os figos verdes que minha vó serve com tanto carinho, acompanhados de queijo Minas da roça.

Ela me ensinou pelo telefone a retirar a casca – tal qual ela faz para ficar mais delicado – mas a neta aqui não achou tão simples quanto a descrição dizia ser. Tentei em dois figos e resolvi fazer com casca. Não experimentei um e outro ao mesmo tempo, mas esta versão de figos em calda não me parece dever nada à outra com figos descascados.

Assim como a dona Lucy, aproveitei e fiz um panelão, coloquei em vidros grandes esterelizados* e armazenei na geladeira. Comi por muitos dias a fio estes figos em calda, macios e doces na medida certa, acompanhados de queijo Minas, requeijão ou mesmo puros.

Figos em calda uma receita de vó

Ingredientes
500 gramas de figos verdes com casca
500 gramas de açúcar refinado
2,5 litros de água
raspas da casca de uma laranja (sem pegar a parte branca)
2 cravos
1 pitada de sal

Modo de fazer os figos em calda
Lave os figos e corte os cabinhos. Com o auxílio de um garfo, fure-os em vários pontos para permitir que a calda penetrre na fruta.

Figos em calda uma receita de vó

Dentro de uma panela grande, dissolva o açúcar na água e leve ao fogo baixo. Quando começar a ferver, coloque os figos e a pitada de sal e deixe cozinhar mexendo de vez em quando para virá-los.

Figos em calda uma receita de vó

Cerca de duas horas depois, experimente um, partindo-o na metade: ele deverá estar doce, úmido e macio por dentro. Se não estiver, cozinhe por mais tempo e, se a calda estiver muito reduzida, acrescente um pouco mais de água fervente.

raspas da casca de laranja

Quando chegar ao ponto, acrescente o cravo e as raspas da laranja, ferva por mais cinco minutos e desligue. Transfira os figos em calda para o recipiente onde for guardar, aguarde esfriar, tampe e armazene na geladeira.

(*) Para esterelizar vidros, coloque-os numa panela – junto com as tampas, uma colher e uma pinça grande – cubra com água e ferva por cerca de 15 minutos. Retire da panela e deixe secar com a boca pra baixo sobre um pano de prato limpo.
Quando a compota estiver pronta, transfira os figos e a calda ainda quentes para os vidros. Aguarde esfriar completamente, tampe e armazene na geladeira.

59 Comentários

  1. Guilherme
    4 anos atrás

    Grannnnnnnnnnnnnnde Maria!!

    Muito boa esta receita simples com figos.

    Meu avô tbm tinha uma figueira nos fundos da sua casa e sempre nos deliciava com sobremesa de figos em calda com creme chantily ou frescos com presunto Cru, vindos da Itália. Dois acompanhamentos que eram novidade na época.

    Voçê me trouxe antigas lembranças. Obrigado novamente.

    Responder

    • Maria
      4 anos atrás

      Guilherme, trazer à tona esse tipo de lembrança me deixa tão feliz quanto inspirar alguém a entrar na cozinha. :) Nunca provei com esses acompanhamentos pois na casa dos meus avós paternos o clima sempre foi mais de roça, com meu avô vindo de família de agricultores na Sardenha e minha vó moça do interior. Não sei se gosto da idéia de figo com chantili… mas com presunto cru tenho certeza que fica divino!
      Beijo.

      Responder

    • sandra lucia
      2 anos atrás

      Ola Maria! Nunca vi figo aqui no Rio. Por acaso hj estou fazendo doce de figo que aprendi com mamãe.Sou mineira e amo esses doces caseiros. Ganhei domingo de uma amiga que veio de Minas. Amo mt esse doce. Tb me tras doces lembranças da minha infância. Não tinha Natal sem dice de figo e cidra. Mt bom. Suas receitas são ótimas.

      Responder

  2. marly
    4 anos atrás

    ~bom dia minha amiga

    os figos não precisam tirar o amargo deles ,vou fazer deve ser uma delicia

    Responder

    • Maria
      4 anos atrás

      Olá, Marly.
      Quando cortamos o cabinho sai um "leite" e até certo ponto do cozimento eles permanecem amargos. Mas esse sabor some quando absorvem totalmente a calda e se tornam doces e macios. :)

      Responder

  3. Lívia Vieira
    4 anos atrás

    Olá Maria, nasci e moro até hoje em Muqui. A nossa cidade é literalmente recheada de boas receitas. Pelo nome, acredito que sua avó seja a simpática Dona Lucy Capai. Um doce de pessoa…

    Responder

    • Maria
      4 anos atrás

      Nunca imaginei ter uma leitora de Muqui, Lívia! Adorei a surpresa. :) Sim, minha vó é a Lucy Capai, que tanto ensinou no colégio daí e no nosso dia-a-dia. Vou ligar pra contar que ela foi reconhecida aqui no blog. ;)
      Beijo!

      Responder

  4. Lucia+Helena
    4 anos atrás

    Ai Maria, Maria !!!!! Agora vc me pegou!!!! Nem li a receita e ja vim deixar minhas impressões sobre esta maravilha….amooooooo doce de figo !!!!

    Deixar eu contar uma história minha? Foi em uma copa do mundo, em que eu curtia muuuuito e achava que o Brasil fosse campeão, bom, dai ele perdeu e eu fui pra cozinha canalizar toda minha mágoa em cima de um vidro inteiro de doce de figo em caldas. Nunca mais esqueço disso ! Toda vêz que vejo um figo me lembro da quantidade de doce que ingeri. Pode Maria???? Que ponto chega uma fanática não é? Hoje, isso não aconteceria mais !!! Tbm, o Brasil ja há tempos não é mais o mesmo ! Adorei a receita!!!! Bjusssss…

    Responder

    • Maria
      4 anos atrás

      Então você era uma torcedora aficionada, Lucia Helena?! Adorei conhecer essa nova nuance sua. :) Mas convenhamos, muito melhor afogar as mágoas num pote de doce de figo que num de sorvete, né?! rsrs
      Beijo!

      Responder

  5. Vilma
    4 anos atrás

    Maria, adoro suas receitas e o seu modo de ensinar, parece tudo tão fácil!!!Noutro dia fiz os profiteroles que vc ensinou, ficaram MARAVILHOSOSSSSSSSSS!!!! Recheei com doce de leite, comemos tudooooooooo!!! Mas sei que aqui é para comentar sobre essa maravilha que é doce de figo. Mas infelizmente nunca encontrei esses figos verde a venda. Moro no Rio, sabe aonde posso encontrar????

    Mais uma vez PARABÉNS por esse seu talento e por essa doação em ensinar. Beijos

    Responder

    • Maria
      4 anos atrás

      Babei daqui com seus profiteroles recheados com doce de leite, Vilma. Tenho uns no congelador e com seu comentário fiquei com vontade de assá-los nesse final de semana. ;)
      Busquei saber aonde encontrar figos verdes no Rio e me disseram que na rede Hortifruti costuma ter. Aqui eu os compro na feira.
      Espero que ache, prove a receita e volte pra me contar.
      Beijo!

      Responder

  6. Dricka
    4 anos atrás

    Amo! Amo! Amo figo de paixão! Tanto em calda, quanto ao natural e gosto de come-los com iogurte.

    Bjs

    Responder

    • Maria
      4 anos atrás

      Nunca comi com iogurte, Dricka. Tenho que lembrar de experimentar. :)

      Responder

  7. Denise
    4 anos atrás

    Oi Maria,

    Li seu blog todinho, cada receita otima, parabéns !

    Vou te contar uma coisa, aqui onde eu trabalho tem um pé de figo, ele está carregado, eu sempre penso em fazer doce, mas me lembro de todo aquele processo para tirar a casca e desanimo, então espero eles irem madurando e como assim mesmo madurinhos, mas sou apaixonada por doce de figo em calda, minha avó fazia e colocava casca de limão, e agora que vc vem e conta que não precisa tirar a casca uma luz iluminou meu doce rsrsrs, é hoje mesmo que vou colher todos e fazer essa sua receita.

    Obrigado mesmo pela dica.

    Denise

    Responder

    • Maria
      4 anos atrás

      Denise, tô aqui torcendo para que já tenha experimentado e adorado essa versão com casca. Aguardo comentários! :D

      Responder

  8. Eliana Scaramal
    4 anos atrás

    Você me transportou para a fazenda dos meus avós, para minha infância e me deixou muito feliz com doce e saborosa lembrança, adorei!

    Eli
    http://www.feijaonoprato.com

    Responder

    • Maria
      4 anos atrás

      Amo poder proporcionar esses resgates afetivos, Eli. Obrigada por me contar. :)

      Responder

  9. Paty
    4 anos atrás

    Ola Maria eu estou em Portugal ja ha algum tempo e um dos doces q mais gosto é de figos em calda e figos cristalizados q estou hoje tentar fazer…vamos lá ver no q dá…bem nem fiz este seu nem outro fui fazendo lendo aqui e ali mas achei q vc esta certa eu como o figo com casca e tudo assim q apanho ele no pé, q diga se q aqui em Portugal há figueiras para todo lado abandonadas e ninguém lhes liga nada…a anos q penso em fazer o meu docinho bem quem sabe dá certo e eu até venda uns potinhos…sem trabalho por aqui esta dificil…a de se tentar tudo para ganhar algum troco…depois te digo como ficou ainda ta no fogo querida…vai é faltar mesmo o queijinho mineiro q aqui não há nem o cheiro…ai ai ai q saudades, olha mas vou tentar ainda fazer o cristalizado q é minha perdição sei q depois de ir a calda temos q o deixar escorrer bem a dita calda e passar por açucar cristal q ja fiquei a saber q aqui também não há vou é ter q improvisar como todo bom Brasileiro…assim q puder te digo algo de como tudo ficou, bjs

    Responder

    • Maria
      4 anos atrás

      Aguardo notícias dos seus figos, Paty. E aproveite mesmo a oferta de figos por aí; fico na torcida que lhe renda um bom troco. ;)

      Responder

  10. Vera Lucia
    4 anos atrás

    Oi Maria, entrei na internet pra procurar receita de doce de figo sem tirar a casca pois acho que é muito dificil tirar . Comi em um restaurante com a casca gostei muito e perguntei como era feito mas..a moça da cozinha não quis contar como era feito. Achei a sua receita e amanhã mesmo vou colher os figos na casa da minha mãe e vou fazer, depois te conto como ficou obrigada pela receita. Tenho 64 anos e moro em Taubaté bjs Lucia

    Responder

    • Maria
      4 anos atrás

      Olha só, você é praticamente minha vizinha! ;)
      Aguardo notícias do seu doce de figo, Vera Lucia!
      Beijo.

      Responder

  11. AMERICO
    4 anos atrás

    O figo com casca fica áspero. E facil limpa-los: basta ferver um pouco, esfriar e congelar em um saquinho plástico no freezer por dois dias. Depois voce tira a casca com a unha sob água fria da torneira da cozinha.

    Responder

    • Maria
      4 anos atrás

      Essa foi a dica que minha avó me deu, Americo. Mas confesso que aqui não foi tão simples quanto ela pintou. rsrs

      Responder

  12. marlene
    4 anos atrás

    ola.tentei fazer o doce de figo mas desisti ,com a falta de agua nao poderia tirar a casca.mas fiquei muito feliz com a tua receita de nao tirar a casaca ,vou tentar fazer.bjos

    Responder

    • Maria
      4 anos atrás

      Espero que goste dessa solução, Marlene. Aguardo notícias e torço para que a água falte cada vez menos por aí. :)

      Responder

  13. Berenice
    4 anos atrás

    Sou apreciadora do Figo.Nos jardins da nossa familia era um ritual cuidar quando era a época das frutas .Cada Figo recebia um pacotinho de papel ,Folhas de aluminio eram penduradas nas arvores o laminado para espantar os passaros .Apos faziam doces ,tortas ,geléias ,as compotas e os figos cristalizados .Tudo com muito cuidado e amor .Era um tesouro .Cada fruta da época reunia a famila .Deixaram lindas recordações.Parabens pois sua receita da água na boca.Obrigada por causar momentos como esse.

    Responder

    • Maria
      3 anos atrás

      Eu que agradeço por você compartilhar aqui (e comigo) lembranças tão lindas. Não vivi esse tipo de reunião familiar mas é algo que consigo visualizar perfeitamente, com um sorriso no rosto. Se quiser nos ensinar algumas das receitas da sua família, fique à vontade Berenice. :)

      Responder

  14. Betty
    3 anos atrás

    Oi Maria! Fiquei tão feiz com essa receita, sempre quis fazer uma compota de Figo, pois agora no verão temos figos em todo o campo, uma maravilha, podemos colher o quanto queremos. Vou aproveitar e fazer essa deliciosa receita. Mas tenho perguntas. Primeiro, o Figo tem que estar verde? E se tenho que tirar os pelinhos que tem na sua casca? Uma amiga disse se não limpo bem, pode picar. Te agradeço a ajuda. Um grande beijo. Agora é só esperar o verão.( 21 de junho )
    Betty – Ibiza

    Responder

    • Maria
      3 anos atrás

      Oi, Betty! Que lindo imaginar essa fartura de figos ao alcance das mãos… Manda uma foto um dia desses? :)
      Vamos às perguntas: essa receita é com figo verde mesmo, ainda pequenino. Nunca testei com figo maduro. Já os pelinhos… o figo que compro tem a casca lisinha. Ele tem pelinhos quando ainda verde?
      Acho que ajudei pouco, né?! Mas aguardo retorno!
      Beijo.

      Responder

      • Betty
        3 anos atrás

        Oi Maria obrigada pela ajuda. Tenho umas fotos da safra passada, como faço para mandar? Na verdade não lembro os pelinhos nos figos verde, quando maduros sim, tem pelinhos. Vou observar, e depois te falo.
        Un Besito y murchas gracias.
        Betty – Ibiza

        Responder

        • Maria
          3 anos atrás

          Pode mandar para maria@digamaria.com. Fiquei curiosa para ver a sua paisagem, Betty.
          Quando maduros de fato têm pelinhos, mas torço para que não existam no figo verde. ;)
          Beijo!

          Responder

  15. cesario santos
    3 anos atrás

    Vou fazer agora, antes vou limpar o queixo que fiquei babando,hehehe, abraço e brigado pela receita…

    Responder

    • Maria
      3 anos atrás

      Espero que tenha curtido o resultado, Cesario, e que logo volte para me contar. :)

      Responder

  16. sonia
    3 anos atrás

    a receita e igual aquela quefazia minha mae e otima…complimente…:)

    Responder

    • Maria
      3 anos atrás

      Que alegria saber disso, Sonia! :)

      Responder

  17. Ilcy
    3 anos atrás

    Olá Maria

    Entrei em seu blog procurando apenas uma receita de figos, já que há dois meses mudamos para uma casa no interior do PR que tem um pé no fundo, mas depois de ler tantos comentários espero com esse doce trazer também lembranças aos meus filho, obrigada!

    Responder

    • Maria
      3 anos atrás

      Tomara, Ilcy! Espero que você goste da receita e que seu pé de figo renda tantos doces quanto o da minha vó.
      Aguardo notícias da sua cozinha. ;)

      Responder

  18. Carol
    3 anos atrás

    Eeeeeeeee!!! Moro nos EUA e acabei de receber um monte de figos da minha vizinha e pensei: ta e agora????nunca fiz nada c/ figos… :s
    Vc foi a luz do tunel! Kkkkkk!
    Vou tentar amanha ja!
    Muito obrigada pir compartilhar essa receita!!!!
    Bjssssss!!!!!!

    Responder

    • Maria
      3 anos atrás

      Adorei ser a luz no fim do túnel, Carol. rs Depois me conte o que achou, ok?!
      Beijo!

      Responder

  19. Elisangela
    3 anos atrás

    oi !
    to fazendo doce de figo hj pela primeira vez, aqui no meu quintal tem um pé carregado rsrsr
    e fiz todo o processo para tirar a pelinha mais não deu, tens um q ão sai de jeito nenhum rsrsrs
    vo fazer a calda agora,eu ja vi colocar na calda uma folha da figueira pra ferver junto ,o sabor da calda fica uma delicia ,bora la depois conto como ficou
    obrigada pela dica
    bjs

    Responder

  20. BETE
    3 anos atrás

    OI MARIA,QUE BOM QUE TE ENCONTREI.ESTOU COM MUITA VONTADE DE COMER DOCE DE FIGO.E SOU EU QUEM VAI FAZER .CONFECO QUE NUNCA FIZ,MAS JA COMI MUITO.MAMAE FAZIA,TODA A EPOCA DO NATAL O DOCE DE FIGO NAO FALTAVA.QUE SAUDADES…….TENHA UM FELIZ NATAL………..BETE DE MARINGA PRc..

    Responder

    • Maria
      3 anos atrás

      Bete, desejo que a receita seja um sucesso para o seu paladar e de seus convidados. Aguardo notícias.
      Beijo!

      Responder

  21. lidia teles
    3 anos atrás

    oi Maria adorei sua receita de doce de figo vou fazer hoje mesmo obrigada beijos

    Responder

    • Maria
      3 anos atrás

      Mande notícias da sua cozinha, Lídia. :)

      Responder

  22. sonia
    2 anos atrás

    Oi Congelei meus figos sem fazer o corte de cruz e sem aferventá-los. E agora o que faço. Pode me ajudar, como faço para tirar a pele

    Responder

  23. Sueli F. Pinto
    2 anos atrás

    Vou fazer o doce agora mesmo e se ficar bom te conto. bjs Sueli de Petrópolis.

    Responder

  24. Marinez Corso Vieira
    2 anos atrás

    Oi Maria,quero muito fazer doce de figo, tenho um pé enorme aqui no meu quintal! E como outras estava adiando pelo fato de ter que tirar a pele…mas a tua receita não precisa então…beleza! vou fazer hoje mesmo, um grande ab

    Responder

  25. priscilla
    2 anos atrás

    Oi maria tenho um pezinho de figo e queria saber quando eu posso colher eles,se tem que estar muito maduros ou verdinhos mesmo, e se quando eu colher,que é pouco de cada vez,mais ou menos uns 8 ou 10 se posso guardar para juntar mais p eu fazer o doce.aguardo anciosa…bj priscilla

    Responder

    • Maria
      2 anos atrás

      Eles são retirados verdes do pé, Priscilla, como os da foto. Você pode congelá-los até ter uma quantidade que julgue suficiente para fazer a receita. Ah, e publiquei neste instante uma receita com figos maduros. ;)
      Depois me conte, combinado?!
      Beijo!

      Responder

  26. maria
    2 anos atrás

    minha mae faze miuitos doces de figos e eu amei essaq calda!!!!!!!!!!!!

    Responder

  27. Rubi Ferreira
    2 anos atrás

    Muito bom… a mais de 5 anos q não comia, e no qui tal da minha sogra tem uma Figueira, resolvi arriscar e tentar fazer um doce, (minha mãe sempre fazia).
    Obg pela ajuda, só tive q modificar algumas coisas, Pq aqui na Espanha o figo é diferente do nosso do Brasil, deixei só 1h no fogo, e coloquei tudo em partes iguais de açúcar, água e figo. E só adicionei o cravo, p não modificar a maneira q minha mãezinha fazia.
    Mas creio q ficou ótimo, não comi, só provei 1 Pq acabei de fazer, e está quente…
    Adorei a dica de esterilizar os potes!
    Parabéns…
    Vc fez me reviver algo q já não sentia a muito….
    Saudades de minha mãezinha, q está agirá em um bom lugar!!!!

    Bjooo… agora veremos se meus sogros gostam!!!

    Responder

  28. kika ferraz
    2 anos atrás

    oi bom dia. Entao acabei de ler sua receita.Me mudei a pouco mais de um mês e no fundo do meu quintal tem uma figueira carregadinha e um pé de graviola. Como sou apaixonada por plantas,frutas e principalmente doces, fiquei doida qdo vi o pé,mas confesso que nao sei qual o ponto para que eu colha os figuinhos e faça a compota.vc tem alguma dica qto á isso? qual o ponto certo de colher os figos?

    Responder

    • Maria
      2 anos atrás

      Nunca colhi figos, Kika, mas em geral eu os compro verdes e com cerca de 6-7 cm de altura. Depois me conta?! :)

      Responder

  29. Vilma
    11 meses atrás

    Oi Maria acabei de fazer a tua receita, ficaram òtimos. Eram uns 25 anos que nao comia figos em cauda, olhei todas as receitas na internet mas achei que a sua era a melhor principalmente pela quantidade da agua, entao consegui cobrir todos com o liquido dentro do pote. Nao sei se vc sabe, mas depois que vc colocou nos potes esterilizados deixa que esfriem recoloque em pé na panela, cobre de agua fria e deixa ferver por pelo menos uma hora, depois feche a panela e deixe que esfriem dentro da agua, isso cria o vacuo e vc pode conservar até por 4/5 meses fora da geladeira, em um lugar escuro e fresco. Desculpe se nao escrevo tao bem, vivo na Italia à 23 anos e perdi um pouquinho o portugues. Se te interessar vou te dar uma receita de crostada de figos com ricota super gostosa. Bjos Vilma

    Responder

  30. eleonora otal
    10 meses atrás

    Vou tentar ver se os figos ficarão mesmo bons.obrigada

    Responder

  31. katia
    7 meses atrás

    oi Mari guardei meus figos sem cortar e sem ferver da para fazer doce igual?

    Responder

  32. MARLENE
    6 meses atrás

    Marlene

    Fiz o meu doce de figo em calda, da forma que foi indicado, cortei os cabinhos, fiz os cortes para penetrar a calda, fervi ate ficarem macios, esfriou, congelei em sacos plásticos, tirei a pele, fis a calda e deixei ferver nesta calda por 20 minutos, esperei esfriar e ao armazenar em potes resolvi prová-los, não consegui pois estavam AMARGOS, AMARGOS.
    POR QUE ISSO ? O QUE FAZER ?

    Responder

  33. Mariza Elizabeth
    6 meses atrás

    Oi Maria, faço doce de figo há anos e nunca ficaram amargos como hoje. Será que é pque colhi num dia e fiz no outro? Vou seguir seu conselho e trocar a agua varias vezes, pior que já havia colocado o açúcar. Mas, vou tentar não perde-los pois colhi 150 figos. Tenho essa figueira há mais ou menos 30 anos, dá figos lindos, que depois presenteio os amigos e familiares. Amo doce de figo com qualquer acompanhamento. Obrigada pela dica. Mil bjs.

    Responder

  34. Lucia
    4 semanas atrás

    Bom dia.
    Estou morando na Italia na Toscana numa cidade chamado Cortona e por toda parte encontra se figo. Quero provar sua receita. Minha divida e saber qual o ponto de colher o figo verde?
    Minha irma faz tambem o Licor com as folhas, Fica delicioso

    Responder

One Trackback

  1. By :: DigaMaria | Pudim de chocolate on 10 de março de 2013 at 22:49

    […] pela primeira vez. Sem pensar muito, tenho essa lembrança com os profiteroles, com o doce de figo e o crème brûlée. Mas outras, parecem que já nascemos comendo. É ou não é assim com o pudim […]

Deixe seu comentário

Os Campos com * são obrigatórios. Mas não se preocupe, seu e-mail não será divulgado.