Sorvete light de banana caramelada

17 de janeiro de 2012 22 Comentários por Maria

Esta receita de sorvete saiu ao acaso, há tempos… Fiz no olho, sem anotar quantidades e com isso não postei e por um bom tempo não repeti a dose.

Sorvete light de banana caramelada

Aconteceu então que fui convecida na feira a trazer para casa um cacho de banana prata verde. O dono da banca, e da banana, observou-me analisar e argumentar que não conseguiríamos em dois dar conta de tanta banana sem que estragassem. Mas na hora em que posicionou a faca para cortar o cacho pela metade – não sei se pela beleza de trazer um cacho inteiro, por solidariedade ao agricultor já que a feira estava no final, ou, mais provável, pelos dois –, interrompi seu gesto e cedi: “vou levar tudo“. Ele ficou tão contente que ainda nos deu de brinde uma penca madurinha.

Na semana que seguiu substituí o mamão matinal por uma banana mas era preciso mais que isso: as bananas teriam que compor uma receita. Pensei em bolo mas optei por deixá-lo para o final de semana e lembrei do tal sorvete. Antes de começar, posicionei caderno, caneta e balança para garantir que dessa vez teríamos o registro. E aqui está, uma receita boa para quem não dispensa sobremesa no dia-a-dia, mas busca fazê-la de maneira saudável.

Sorvete light de banana caramelada

Ingredientes para aproximadamente 450 ml de sorvete
500 gramas de banana prata bem madura (cerca de 8 bananas pequenas)
200 ml de leite integral
1 colher de sobremesa de suco de limão
1 colher de sopa de mel

Modo de fazer
Corte as bananas ao meio no sentido do comprimento.

Aqueça em fogo baixo uma frigideira antiaderente. Coloque as fatias de banana de maneira que todas fiquem em contato com o fundo da frigideira. Elas irão caramelar com o próprio açúcar da fruta. Quando estiverem douradas, vire e repita o processo.

Coloque as bananas no liquidificador, junte o leite, o mel e o suco de limão e bata até obter um creme homogêneo. Experimente e, conforme seu gosto, acrescente mais mel ou limão. Transfira para uma vasilha com tampa e leve ao congelador até firmar.

Dica: dependendo da regulagem de temperatura do congelador, o sorvete ficará muito duro e com cristais de gelo. Caso isso aconteça aí, retire do congelador um pouco antes de servir; o sorvete se tornará bastante cremoso à medida que for descongelando.

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

Os Campos com * são obrigatórios. Mas não se preocupe, seu e-mail não será divulgado.