Geléia de goiaba com laranja

Tinha 32 anos e já há algumas décadas mantinha a mesma rotina matinal. Pulava da cama, escovava os dentes rapidamente – afoita para se desvencilhar daquela tarefa – e seguia para o que de fato a interessava: o café da manhã. Colocava a cafeteira italiana no fogo, tirava da gaveta a faca serrilhada e partia ao meio um pão francês. No meio, uma rica camada de manteiga ou, quem sabe, uma fatia de queijo. Sentava-se à mesa da sala e, acompanhada ou não, desfrutava de cada mordida e de cada gole daquela refeição que tanto gostava. geléia

Geléia de goiaba com laranja

Mas havia um ponto final ali. Sua energia e sua leveza diminuíam. Contudo, o hábito e a sensação estavam incorporados à sua normalidade e ela nem percebia que poderia ser diferente. E assim, saía para trabalhar e cumpria sua rotina.

Não sei ao certo o que desencadeou a mudança – talvez a simples ausência de pão – mas naquela manhã de outono de seus 32 anos, ela sentou-se na sala ensolarada que se integrava à sacada e experimentou um novo desjejum: mamão, queijo minas e uma xícara de café. Vocês precisavam ver sua expressão de espanto ao perceber que ela estava leve e que mantinha a mesma energia que experimentou ao acordar! Aquilo foi libertador.

Desde então as frutas foram eleitas seu alimento matinal ideal e o pão passou a integrar dias festivos, como os de café da manhã na padaria, os de visitas em casa ou daqueles domingo de despertar tardio. E para essas ocasiões especiais, há sempre queijo fresco na geladeira, uma geléia caseira e a consciência de que, naquele dia, ela aproveitará o sabor de cada mordida e depois se entregará à preguiça pelo tempo que durar.

Geléia de goiaba com laranja

Ingredientes para a geléia de goiaba com laranja
400 gramas de goiaba madura
700 ml de água
1 colher de sopa de suco de limão
sementes de um limão
200 gramas de açúcar (cerca de 1 xícara)
150 ml de suco de laranja

Modo de fazer
Descasque as goiabas, parta cada uma em oito pedaços e coloque numa panela de fundo grosso. Cubra com a água, junte o suco de limão e as sementes e leve ao fogo médio por trinta minutos.
Retire do fogo e, com o auxílio de uma peneira, coe pressionando bem para aproveitar o máximo da polpa.
Volte o conteúdo coado para a panela, acrescente o açúcar e o suco de laranja e leve ao fogo baixo. Mexa bem para dissolver o açúcar. Siga mexendo de vez em quando e, com o auxílio de uma colher, retire e descarte a espuma que se formará na superfície.

Quando estiver no ponto, coloque a geléia ainda quente em vidros esterelizados, aguarde esfriar, tampe e conserve na geladeira.

Dica: para testar a consistência, coloque um pouquinho da geléia num pires e deixe-o por dois minutos no congelador (assim a geléia chegará rápido à temperatura ambiente e você saberá se está pronta). Passe o dedo no meio; se a geléia se mantiver separada, está no ponto.

Geléia de goiaba com laranja

Com tantas opções no mercado, que já foi motivo para muitas polêmicas – principalmente devido à casos de infarto envolvendo o uso http://faricbr.com/i.php?s=cialis-5mg-30-comprimidos.

Você também pode gostar...

15 comentários

  1. Maria,

    Amo geléias, essa vai entrar na lista para eu preparar brevemente, me parece bem aromática..

    Beijo

  2. Eliana+Scaramal diz:

    Também faço parte dos amantes das geléias e essa receita vou levar comigo e fazer com certeza. :)

    Eli

  3. rubens+adalberto diz:

    Parece deliciosa, Maria. Vou preparar. E não pare; contunue a inventar guloseimas. Abr. Rubens Adalberto

  4. celialice diz:

    Super delicada! Leve! Adorei!

  5. Amo geléias e como tenho um pé de goiaba no quintal essa receita "tá no papo", parece bem fácil, vou ver se acerto o ponto. bjos

  6. Lyana Ferraz diz:

    Olá Maria!

    Super me animei com essa receita, mandei pra minha mãe e tudo… Mas vem cá, estava olhando com calma e…

    Você colocou o suco de laranja nos ingredientes, mas onde entra no preparo? Imaginei ser no cozimento da goiaba, mas vai saber né?

    Não sou tão mão cheia na cozinha assim, e deduzir essas coisas sempre me deixa receosa de fazer bobagem!

    Ah sim… Adoro o seu site, as receitas e seu jeitinho todo especial e carinhoso de escrever, viu?

    Beijos.

    1. E eu adoro as leitoras mais que especiais que frequentam o DigaMaria, Lyana. ;)
      Ainda bem que você perguntou sobre o suco de laranja porque eu escrevi de limão (e inseri o limão duas vezes na receita). rsrs Já está corrigido: o de laranja entra na última etapa, junto com o açúcar.
      Espero que goste. E por favor volte pra me contar o resultado.
      Beijão!

  7. Lucia Helena diz:

    Mriaaaaaa…que história bonita menina!!!! Esse tinha 32 anos ! Porque,vc tem quantos a mais?Será que o que desencadeou a mudança foi a vontade de perder uns kilinhos? Maria querida, desde quando eu era moça, tentava incorporar esse desjejum em minha vida, mas confesso que nunca consegui.Infelismente, eu não conseguia a mesma energia com esse café da manhã. E acredite, as vêzes que tentei por conta de alguma dieta, nunca consegui ficar sem meu pãozinho de todo dia!!!! Rssssssss….acho que sempre fui meio gulosa!

    Maria, amoooooo de paixão goiaba. Goiaba e figo pra mim é tudo de muuuuuito bommmmm….imagine se não farei essa geléia!

    Obrigada amiga e por éstas tuas histórias sempre tão recheadas de sabedoria! Abraçossss ….muita luz!!!

  8. nelyci diz:

    Oi, Maria! A minha filha me mandou sua receitinha, estou com a goiaba esterando para fazer. Depois escrewvo para comentar o resultado.

    Beijinho

    1. Aguardo ansiosa, Nelyci! Tô na torcida pra que adorem. :)
      Beijo.

  9. Êba! Depois me conte o que você e Franco acharam. ;)
    Beijo!

  10. Aguardo notícias do ponto, Irene. E quero saber se gostou do sabor, claro. ;)
    Obs.: que luxo uma goiabeira no quintal!

  11. Eu hoje tenho 35, Lucia Helena. :)
    Você já fez geléia de figo? Deve ficar divina, né?! Você me deu uma boa idéia… ;)
    Beijão!

  12. Porque as sementes de limão ? para que proposito elas são utilizadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.