Mate gelado

9 de fevereiro de 2012 8 Comentários por Maria

Nesses dias de ultra verão tenho feito questão de acompanhar as refeições com bebidas bem geladas. Acontece que às vezes a barriga ronca alto e me desencoraja a adiar o almoço por mais alguns minutos enquanto faço um suco. Como resolver esse impasse?

A resposta quem me deu foi uma caixinha laranja deixada na despensa pela minha prima: chá mate! Passei a fazer mais de um litro por vez, batendo com um pouco de limão, um tanto de açúcar e bastante gelo. E toda vez que abro a geladeira a garrafa está lá, à minha disposição para me refrescar a qualquer hora, sem demora.

O preparo é muito simples: ferva 1 litro de água e despeje numa jarra com 2 colheres de sopa de erva mate (vendida em qualquer surpermercado). Cubra a jarra e deixe repousar por 5 minutos. Depois desse tempo, coe, bata com limão e açúcar a gosto e coloque na geladeira. Na hora de servir coloque algumas pedras de gelo e bata mais. Ou não.

Gostou? Compartilhe!

8 Comentários

  1. Cristina
    99 dias atrás

    Adooooro chá gelado com limão, batido pra ficar bem espumante!
    Boa lembrança!!
    bj…

    Responder

  2. Rachel Azevedo
    98 dias atrás

    Meu marido adora chá gelado… eu morro de preguiça de fazer, justamente por me esquecer de fazê-lo antecipadamente e de última hora…até gelar…enfim, meus problemas se acabaram…rsrsrs!
    Bjuss, ótimo fim de semana para você!!!

    Responder

  3. ignez
    98 dias atrás

    nhamii,
    tb to nessa onda por aqui!
    boa dica ;)

    Responder

  4. Maria
    97 dias atrás

    Façam bom proveito, meninas! Por aqui já vou preparar mais um litrinho. ;)

    Responder

  5. Alexandre
    95 dias atrás

    Olá,
    Meu nome é Alexandre, sou redator e fotógrafo do Selo Reserva, novo site voltado para o mercado de enogastronomia. Estamos nos preparando para lançar a versão Beta e acredito que você gostará do conceito. Neste primeiro momento disponibilizamos uma página virtual de apresentação: http://www.seloreserva.com.br/

    Se puder, não deixe de acompanhar nossas atualizações na rede social – facebook.com/seloreserva

    Vamos manter contatos,
    Att.
    Alexandre Sobral R. Horta
    alexandre.horta@seloreserva.com.br

    Responder

    • Maria
      91 dias atrás

      Olá, Alexandre. Obrigada pelo contato.
      Aguardo novidades no site. Fiquei curiosa ;)

      Responder

  6. Flavia
    84 dias atrás

    Adoro chá mate com limão, mas achava que batendo com antecedência ele poderia amargar por causa do limão batido. Então sempre deixo para bater só na hora de tomar, o que dá muito mais trabalho do que deixar já prontinho. Aí termino não fazendo… Então não amarga assim?
    Adorei!!

    Responder

    • Maria
      82 dias atrás

      Flavia, em geral consumo em dois ou três dias e coloco limão apenas o suficiente para dar um “toque”. Nunca prestei atenção se amarga ou não, mas nada me desagrada no sabor. Uma outra opção é deixar na geladeira batido com açúcar e na hora que se servir acrescentar umas gotinhas de limão direto no copo. Tenho uma prima que ama mate mas não gosta com limão, então fiz muito isso quando ela passou uns dias aqui em casa. ;)
      Beijo!

      Responder

Deixe seu comentário

Os Campos com * são obrigatórios. Mas não se preocupe, seu e-mail não será divulgado.