Arroz de camarão

2 de abril de 2012 22 Comentários por Maria

Acho que o correto seria chamar de arroz com camarão, mas este prato me remete a um restaurante em Manguinhos/ES onde sempre pedíamos o arroz de camarão. Portanto, assim ele se chama na minha memória afetiva.

Arroz de camarão

Lá, passávamos – meus bons amigos e eu – longas tardes de frente para o mar, com os pés sobre a areia ou grama, os copos sempre servidos de cerveja gelada e os rostos iluminados de sol e alegria. (Escrever traz ao presente, e de presente, tempos tão distantes e tão vívidos…) Depois de algumas horas, pelo serviço que sempre demorava, mas também porque almoçar não era o que havia de mais importante naqueles dias, chegava aquela porção enorme de arroz de camarão que fechava com chave de ouro nosso encontro, nossos brindes e o final de semana.

Não sei se o arroz deste post foi fruto da saudade ou se ele que a trouxe. O fato é que ela se instaurou, o arroz a apaziguou e eu espero que, para vocês, ele tenha esse mesmo sabor de sol, camarão e carinho.

Ingredientes para uma porção de arroz de camarão para duas pessoas
200-250 gramas de camarão médio com casca e cabeça
1/2 xícara de arroz branco lavado e escorrido
1 xícara de cebola picada
1 xícara de tomate picado
1/2 colher de chá de pimenta dedo de moça ou malagueta
50 ml de leite de coco
1/2 colher de chá de colorau (ou colorífero)
1/2 colher de sopa de azeite de dendê
1 fio de azeite de oliva
1/2 limão
sal, pimenta do reino, salsinha e coentro a gosto

Arroz de camarão

Modo de fazer o arroz de camarão
Quando comprar o camarão, peça ao peixeiro que mantenha o rabo e retire a casca e a cabeça e as embale separado.

Em casa, lave as cascas e as cabeças, coloque-as numa panelinha, cubra com água e leve ao fogo brando. Deixe ferver até reduzir para cerca de duas xícaras. Coe, reserve uma xícara para a receita e, depois de frio, congele o restante para algum outro preparo como, por exemplo, um risoto.

Com o auxílio de um palito, retire as tripas dos camarões, lave-os rapidamente e regue com limão e pimenta do reino.

Numa panela, aqueça um pouco de azeite e refogue cerca de uma colher de sopa de cebola. Frite o arroz, acrescente sal, cubra com uma xícara de caldo fervente, abaixe o fogo e tampe a panela. Desligue quando o caldo secar.

Enquanto isso, numa panela de fundo grosso, aqueça o azeite de dendê com um fio de azeite de oliva. Refogue a cebola, a pimenta e o colorau. Assim que a cebola murchar, coloque os camarões e aguarde rosarem por baixo (menos de 2 minutos). Vire os camarões, junte os tomates, coloque sal, abaixe o fogo e tampe a panela. Conte 3 minutos e desligue. Prove o tempero, acerte se for o caso e reserve até o arroz terminar de cozinhar.

Arroz, cozido, transfira-o para a panela dos camarões e misture bem. Na hora de servir, aqueça e, por último, coloque o leite de coco, salpique salsinha e coentro a gosto. Regue o arroz de camarão com um fio de azeite de oliva e bom apetite!

Esse arroz de camarão é perfeito para um almoço especial e prático!

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

Os Campos com * são obrigatórios. Mas não se preocupe, seu e-mail não será divulgado.