Bolo de carne com aveia e bacon crocante

Aqui em casa carne moída costuma ser sinônimo de hambúrguer ou de almôndega. Nenhum outro desdobramento costuma se ver por estas bandas feitas com o tal “boi ralado’, como insiste em chamar o irmão de uma amiga (e não tiro sua razão nem desgosto do seu humor). bolo de carne

Era o que havia no congelador na véspera da vinda da minha faxineira e sua filha e a preguiça de moldar diversas almôndegas me encaminhou para o clássico bolo de carne. Só lembro de comê-lo na casa da minha mãe, há tanto tempo que nem sei precisar em qual época ele frequentou a mesa do almoço.

Bolo de carne com aveia e bacon crocante

Olhei uma receita aqui, outra acolá e decidi fazer uma versão de olho. Sua forma e consistência não ficaram compactas como as que tenho na lembrança, mas em compensação, a umidade e o sabor superaram muito minhas expectativas. Ele leva aveia junto à carne e aos temperos e por cima, uma mistura de bacon, açúcar mascavo e mostarda que traz um adocicado crocante que contrasta com o bolo de carne.

Torço para que gostem e se surpreendam também. :)

Ingredientes
350 gramas de carne moída (usei alcatra)
1 ovo pequeno
5 fatias de queijo muçarela
1/2 xícara de aveia em flocos
1/2 xícara de tomate picado (cerca de 1 tomate pequeno)
1/2 xícara de cebola roxa picada (cerca de 1 cebola pequena)
1 xícara de cenoura ralada (cerca de 1 cenoura)
1 colher de sopa de molho inglês
1/2 colher de sopa de mostarda
1 colher de sopa de sal
para cobrir
1/2 xícara de bacon picadinho
1 1/2 colher de sopa de açúcar mascavo
1/2 colher de sopa de mostarda

Modo de fazer o bolo de carne
Misture os ingredientes da cobertura e reserve.

Preaqueça o forno a 200ºC.

Cozinhe a aveia em flocos por 1 minuto em fogo alto com 1 xícara de água, até virar uma goma. Deixe esfriar.

Misture todos os ingredientes, exceto o queijo, até que estejam bem distribuídos.

Abra sobre uma folha de papel laminado levemente untada com azeite formando um retângulo. Coloque as fatias de muçarela, mantendo uma pequena distância das bordas. Levantando o papel pela beirada, enrole a mistura de carne montando um rocambole.

Bolo de carne com aveia e bacon crocante

Coloque o rocambole no centro do papel laminado e acomode-o numa forma de bolo inglês. Salpique por cima a mistura de açúcar mascavo, bacon e mostarda.

Leve ao forno preaquecido por cerca de 45 minutos. Passado esse tempo, e se o bacon ainda não estiver dourado, aumente a temperatura do forno e asse por mais 10-15 minutos. Ou até que o bacon esteja crocante e dourado.

Retire o bolo de carne da forma suspendendo as beiradas do papel laminado e transfira para a travessa de servir.

E é sobre isso que trataremos hoje em nosso artigo tem evoluído ano a ano .

Você também pode gostar...

19 comentários

  1. Maria,

    Que lindo e apetitoso! Vou tentar no final de semana e volto aqui pra te contar!

    beijos

    1. Aguardo, Rita! :) E bom final de semana!

      1. Maria,

        Eu fiz o bolo de carne ontem! Ficou lindo e delicioso, mas achei que ficou um pouco mole…. Fiquei pensando que pode ter sido a água da aveia. Não coloquei com água e tudo não! Nem se preocupe! Escorri, mas como a minha aveia era flocos finos ela reteve um pouco da água…. talvez um pouco demais… A sua aveia era flocos finos também? Acho que poderíamos testar colocá-la sem hidratar e acrescentar 1 colher de sopa de leite para não ficar seco demais. Que achas?

        beijo,

        Rita

        1. Ei, Rita! :)
          Que bom que curtiu o sabor e o visual. E que pena que a consistência não ficou perfeita. :( De fato ele fica um pouco mole (até por isso falei da consistência no post) mas por aqui não comprometeu. Eu usei aveia em flocos (não finos) e ao colocá-la no fogo com a água virou quase uma goma, de modo que não houve necessidade de escorrer; deixei esfriar e coloquei tudo na carne. Aí sobrou água? A água chegou a ferver por alguns segundos?
          Vi nessa hoidratação no fogo uma boa liga para a carne… De qualquer modo acrescentei no post para cozinhar a aveia em fogo alto…
          Assar em fogo mais baixo e por mais tempo pode ajudar também. Me conta se experimentar de novo com alguma adequação?
          Beijo!

          1. Rita diz:

            Então, Maria. Deixei a água ferver bem, acrescentei a aveia e deixei fervendo por 1 min. Depois escorri imediatamente, o que fez com que sobrasse mais ou menos um dedo de água. Depois vou tentar outras variações e volto aqui para contar.

            Beijos

          2. Eu misturei a aveia com a água fria e levei ao fogo alto por 1 minuto… Aguardo novidades e em breve testarei variações também. Seguimos trocando figirunhas. ;)

  2. Ana Maria diz:

    Oi Maria!

    Adoro seu blog e a forma como você escreve.

    As recietas então, que delícia, um dia eu vou ter tempo para fazer várias delas. Vc tem alguma receita de um bolo de laranja bem gostoso? Se você tiver, pode partilhar com a gente? Um grande abraço,

    Ana Maria

    1. Ana Maria, a última receita que tentei de bolo de laranja não ficou grande coisa… :( Mas assim que acertar uma eu trago pra cá!
      Beijo e obrigada pelo carinhoso comentário.

  3. Gostei da receita, muito pratica fácil de fazer.parabéns!!!!!!

  4. Ivy Farias diz:

    Oi Maria,

    Tudo bem?

    Uma pergunta: pode congelar depois de assado?

    Uma dica: para não ficar seco, você faz um caldinho e vai regando o bolo enquanto ele está sendo assado, fazendo uns furinhos nele, também fica bom. Mas não tem jeito, é da natureza do bolo de carne ou rocambole ficar sequinho.

    Um beijo,

    Ivy

    1. Ivy, essa receita é o contrário, fica ultra úmida.
      Eu nunca congelei e, exceto pela aveia que não sei como se comporta, acredito que não haja problema.
      Beijo! E se fizer, me conta.

  5. Olá Maria !

    Ontem, após chegar do trabalho e na correria de todas as noites, resolvi me aventurar nesta receita do bolo de carne. Afinal, tinha que tentar algo diferente para minha "velhota" que, com quase 90 anos, resolveu implicar de "não como isto e nem como aquilo" !

    Não tinha bacon e nem a forma de bolo inglês, mas fui adiante e também troquei a aveia por um pouco de farinha de rosca. Fiquei mesmo encantada foi com a mistura de mascavo com mostarda (aprecio muito o resultado surpreendente de certas misturas e confesso que foi este detalhe que me entusiasmou na receita).

    Bem, eu ainda não provei , pois era para o almoço do filhão e da vó. Entretanto, reproduzo aqui o elogio do filho:

    "- Mãe, incrível! Ficou o bicho! Olha….sobrou bem menos da metade tá? Vovó caiu dentro!"

    Nem preciso dizer mais nada né ? beijo grande

    1. Ah, fiquei daqui toda feliz em contribuir com a alimentação da sua "velhota", Sandy. :)
      Conta o seguinte: você substituiu a aveia por farinha de rosca; e o leite, não colocou?
      Beijão.

  6. Carine diz:

    Oi Maria! De novo fazendo uma receita daqui…super gostosa! Já comentei antes que o meu povinho aqui come bem, então tenho que dobrar a maioria das receitas e com essa não foi diferente…acredito que (se sobrar) comê-lo frio tb deve ser gostoso! Obrigada, mais uma vez. Bjs!

    1. Não experimentei frio mas também acho que não deve ser nada ruim. ;)
      Beijo e obrigada por vir me contar que gostou.

  7. Leite? Eu não vi leite escrito na receita ! kkkk Bem, eu não tinha os exatos 350gr. de carne, talvez um pouco menos, e o ovo foi o suficiente para amolecer. A farinha de rosca foi apenas para dar mais liga e não ficar molengo demais, mas não acrescentei leite.

  8. Adorei o bacon tostadinho por cima! Outro dia também fiz um bolo de carne com aveia pela primeira vez, adorei e fiquei fã.

    bjs

    1. Ele dá um charme e um sabor super especial. :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.