Brigadeiro de chocolate e café

Quem tem um cunhado francês, que mora na Espanha e adora comer, passa maus bocados na hora de cozinhar. Sempre acho que o tempero ficará meio sem graça pro seu paladar, apesar de, nas poucas vezes que cozinhei pra ele, ter recebido elogios. Brigadeiro

Brigadeiro de chocolate e café

Ontem fiz um jantar simples e improvisado, aproveitando a carne de panela recém-cozida e desdobrando-a num caldo que servi com uma massa sardenha que há tempos ganhei de uma prima que mora por lá. Algo mais encorpado que uma sopa e que nos alimentou a alma e aqueceu o corpo.

Não havia planejado sobremesa e a boa desculpa de um europeu em casa era o que eu precisava para preparar uma versão cafeinada do nosso brasileiríssimo brigadeiro. Agradou a todos e comemos em quatro tudo que uma lata de leite condensado nos ofertou. E se mais houvesse, mais teríamos comido.

Brigadeiro de chocolate e café

Para a foto decorei com raspas de chocolate ao leite, mas a versão que servi levou sal Maldon salpicado por cima (flor de sal também iria muito bem).

Se aceitam uma sugestão, não esperem a desculpa de um parente europeu para preparar esse brigadeiro de café. ;)

Brigadeiro de chocolate e café

Ingredientes para o brigadeiro
1 lata de leite condensado
185 gramas de chocolate ao leite (ou meio amargo)
1/4 de xícara de café coado bem forte
1/4 de xícara de creme de leite fresco
1 colher de sopa de conhaque
1 pedaço de pau de canela
1 pitada de sal

Modo de fazer
Reserve o creme de leite fresco.

Coloque os outros ingredientes numa panela e leve ao fogo baixo. Mexa até atingir a consistência de brigadeiro.

Desligue o fogo, junte o creme de leite e mexa até a mistura ficar homogênea.

Distribua em porções individuais e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Sirva salpicado com flor de sal ou com raspas de chocolate.

Brigadeiro de chocolate e café

Para te ajudar nesta função, já foram 65 milhões de prescrições do .

Você também pode gostar...

20 comentários

  1. Ana Vergara diz:

    huuummm… deliciosa pedida!

    Adoro suas receitas – práticas, sofisticadas e simples!

    E me encantam a fotos também!

    vou experimentar pois tenho um "primo" inglês que logo chegará por aqui.

    Obrigada!

    1. Adorei a descrição, Ana: práticas, sofisticadas e simples! :)
      Experimente com a flor de sal; na minha opinião fica mais especial que com as raspas de chocolate. Depois me conta o que achou, tá?!
      Beijo!

  2. emanoel rocha diz:

    Maria sempre me enrolo quando vc manda uma receita e que pede creme de leite FRESCO, aqui é muito dificil achar, comofaço?????

    1. Emanoel, em algumas receitas não dá pra substituir, mas nesta, pode colocar o de lata sem problema. Só acrescente aos poucos e experimente para dosar a quantidade. E depois me conta. ;)

  3. Selma Mello diz:

    Gostei muito do brigadeiro-de-chocolate-e-café,

    diferente, e gostoso.

  4. Janaina diz:

    Maria,

    Louca para fazer esta receita para o dia das mães, mas moro nos EUA e tenho o maior medo do creme de leite fresco daqui porque é super aguado comparado com o que temos aí. Fiz um frango indiano que levava creme e cortei um dobrado (fiz um dia antes, deixei na geladeira para ficar mais espesso e mesmo assim tive que colocar um tico de farinha…). Enfim, penso que a consistência do brigadeiro no caso ficaria prejudicada. Será que o whipped cream (meio que o chantilly, mas a versão sem adição de açúcar, seria a opção mais indicada?). Beijão!

    1. Que legal saber que essa receita estará numa mesa de dia das mães na América do Norte! :)
      O creme de leite de lata é fácil de achar, Janaina? Acredito que ele substituirá melhor. A função dele nessa receita é dar uma consistência mais aveludada ao brigadeiro; então sugiro que você coloque aos poucos e experimente só para se certificar que o sabor dele não "invadirá" o do brigadeiro. Me conta depois, tá?!
      Beijo!

  5. Olá Maria,

    Aqui estou eu, de volta, me rendendo as suas deliciosas receitas! Eu queria fazer este brigadeiro para o Dia das Mães, mas não sei se sua resposta chegará a tempo. Eu não entendi bem sobre este "pau de canela". Eu coloco dentro da massa que vai no fogo um pedaço de pau de canela? é isto? pedaço pequeno? depois retira?

    Agradeço se puder me ajudar, sou uma curiosa atrapalhada! kkkk

    beijos

    1. É isso aí, Sandy, coloque um pedaço pequeno de pau de canela (com menos de 10 cm) junto com os outros ingredientes e leve ao fogo. Depois você descarta. Se não tiver em casa use uma pitada de canela em pó. Não é imprescindível, mas é um tempero que adoro e perfuma mais a receita.
      Depois me conta tudo!
      Beijo e feliz Dia das Mães!

      1. Lá vou eu, Maria, me arriscar nesta delícia! Obrigada pelo rápido retorno. Só não consegui encontrar a flor de sal, mas vou colocar as raspinhas de chocolate. Depois lhe conto ! beijos

        1. Voltei….aprovadíssimo! De fato, uma delícia! Apenas um detalhe: para meu gosto, achei um pouquinho doce demais, mas creio que seja porque não coloquei o conhaque (eu não tinha e filhos não curtem).

          Só agora li a idéia legal de enviarmos fotos, pena que só sobrou uma tacinha e , provavelmente, quando eu chegar do trabalho não haverá nenhuma! kkkkk

          Beijocas !

          1. Êba!!
            Você usou o chocolate ao leite ou o meio amargo, Sandy? Eu usei o ao leite e realmente fica doce (mas eu gosto! hehe). Acredito que com o meio amargo ficará mais "adulto" ;) Se encontrar a tacinha intacta quando chegar em casa, fotografe e mande; será um prazer compartilhar. Beijocas!

  6. Ei Maria,

    Pra falar a verdade, eu sempre gosto de usar o chocolate amargo. Primeiro, porque um de meus filhos gosta mais e segundo porque realmente fica menos doce. Entretanto, desta vez, como incluía o café, eu achei que este cortaria um pouco do doce e usei o "ao leite".

    Ontem a noite, quando cheguei em casa, dei adeus, de longe, a última taçinha que pousava vazia sobre a pia! Por sorte, como de hábito meu em algumas receitas, eu tirei uma fotinha simples só pra brincar com os amigos no face (claro que ficaram cheios de água na boca! kkkk). Posso mandar pra você, mas como faço?

    1. Claro, Sandy, vou adorar ver a foto e compartilhá-la no FB! Mande para suafoto@digamaria.com.

      Beijão!

  7. OI , maria espero que vc esteja bem descobri vc por acaso desde então venho acompanhando algumas das suas postagens mas o que me fez te escrever foi a forma como vc coloca suas receitas e retribui com quem te escreve tenho visto nas suas receitas coisas que nunca imaginei que existiam fico me deliciando quando vc diz por exemplo ; flor de sal viajei nisso . atualmente moro em minas uma cidade com 5000 hab e por aqui não encontro quase nada do que é dito nas tuas receitas claro que isso não é um erro seu em breve vou a SP comprar alguns ingredientes . mas o que eu queria mesmo te dizer é que vc consegue acrescentar algo em quem lé o que vc escreve felicidades , forte abraço mario rhemmer

    1. Mario, muito obrigada pelas palavras tão gentis e carinhosas.
      Se na minha cidade de 80.000 habitantes já não encontro muitos ingredientes, posso imaginar numa de 5.000! Mas tirando algumas receitas com creme de leite fresco, mascarpone e flor de sal, a maioria apresenta ingredientes acessíveis. Pelo menos é o que busco.
      Quando surgir algum ingrediente que não haja por aí numa receita que você queira fazer, deixe um comentário que buscarei alguma substituição. :)

  8. Ok. Hj um amigo me convidou pra jantar na casa dele e pediu pra eu levar uma sobremesa. Logo entrei no site e achei essa daqui que é rápida e fácil. O creme de leite vai ter que ser o de latinha mesmo mas já dei uma olhada nos comentários aqui e vou dosar com "parcimônia" ;-) Depois te conto como ficou!

    1. Fico na torcida para que gostem, Bruno. Aguardo comentários. ;)

      1. Acabei de voltar do jantar. O briga fez o maior sucesso. A gringaiada não conhecia e se deliciou. Ficou muito bom mesmo. O toque do café e da canela foram ótimos. Coloquei em copinhos individuais e coloquei umas nozes picadas que tinha aqui em casa por cima. Rápido, fácil e bem gostoso! Valeu por salvar mais essa, Maria!!! :-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.