Receita de costelinha agridoce

16 de julho de 2012 5 Comentários por Maria

Tenho que agradecer por este blog existir. Não fosse ele, e consequentemente a inesgotável demanda por novas receitas, é bem provável que eu não fizesse uso tão frequente da criatividade. Acho que o exemplo mais recorrente e palpável é a costelinha.

receita de costelinha

Desde que publiquei a receita de costelinha assada com laranja e barbecue, há nove meses, quis repetí-la inúmeras vezes e sempre que essa vontade surgia vinha acompanhada da lembrança do blog e da necessidade de diversificar o tempero em busca de uma nova e deliciosa receita. Assim surgiram a costelinha na churrasqueira, a com carambola, a feita na panela de barro, a com mamão verde e a costelinha agridoce, que na minha opinião compete lado a lado com a primeira.

Ela nasceu de uma adaptação do frango caramelado e me fez salivar a cada vez que revia sua imagem nas fotos. Servi no primeiro dia com arroz branco empapado salpicado com gergelim e salada e, no segundo dia, com arroz cozido com repolho roxo que deixou uma coloração linda. Acreditem, isso é mais do que suficiente pois vocês vão querer destinar todo espacinho de estômago para a carne com o arroz embebido na calda.

Façam sem demora, lambuzem os dedos e voltem para me contar. E a quem possa interessar, já há uma nova receita agendada para teste. ;)

receita de costelinha

Ingredientes para quatro pessoas
800 gramas de costelinha de porco
1/2 xícara de açúcar mascavo ou demerara (70 gramas)
1/2 xícara de molho de soja
1 xícara de suco de laranja
1 colher de sopa de óleo
1 1/2 colher de chá de gengibre ralado fino
sal e pimenta do reino a gosto
gergelim para finalizar

Modo de fazer
Coloque metade do óleo numa panela e leve ao fogo médio. Adicione o gengibre e mexa por 1 minuto.

Junte o molho de soja, o açúcar e o suco de laranja e mexa até o açúcar dissolver. Abaixe o fogo e deixe reduzir até encorpar e se tornar quase um caramelo (aqui levou cerca de 30 minutos).

Tempere as costelinhas com sal e pimenta do reino. Aqueça uma frigideira grande em fogo alto, junte o restante do óleo e frite as costelinhas, virando de tempos em tempos, até dourarem por igual.

Abaixe o fogo, tampe e coloque um pouquinho de água fervente sempre que necessário. Deixe cozinhar por cerca de 2 horas.

Quando estiverem macias, transfira as costelinhas para a panela com o molho e acenda novamente o fogo. Coloque um pouco de água quente na frigideira e faça um caldo com o que ficou no fundo. Transfira para a panela, tampe e cozinhe por mais alguns minutos até que a costelinha esteja desmanchando e bem embebida no molho.

Sirva com arroz branco – preferencialmente não muito soltinho – e gergelim preto.

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

Os Campos com * são obrigatórios. Mas não se preocupe, seu e-mail não será divulgado.