Macarrão com couve-flor ao alho e óleo

2 de julho de 2012 6 Comentários por Maria

Macarrão com couve-flor

O simples ato de ler o título linguine com couve-flor ao alho e óleo atiçou minha curiosidade: cliquei no link. Quando vi a foto do prato no blog Figos e Funghis, nem precisei ler a receita para sentir uma certa urgência em preparar aquela macarrão com couve-flor. Por outro lado, bem lá no fundo, um pedacinho de Maria duvidava que a receita pudesse ficar tão especial quanto o post descrevia; couve-flor com macarrão?! Bem poderia render um resultado insosso.

Nesses casos, não há muito o que fazer… só experimentando para saber! E agora que desfrutei de um super almoço posso lhes dizer com toda convicção: a simpática Fabi não exagerou em nada! Esta receita rende uma refeição leve e muito saborosa. A receita que descrevo abaixo foi um pouco modificada mas, na essência, é a mesma daqui.

Macarrão com couve-flor

Macarrão com couve-flor ao alho e óleo

Rendimento
duas porções

Ingredientes
200 gramas de pappardelle ou outro macarrão de sua preferência
3 xícaras de couve-flor cortada em pequenos buquês
4 dentes de alho, sendo 2 fatiados fininhos e 2 espremidos
3 colheres (sopa) de azeite
1/2 xícara da água do cozimento da massa
3/4 de colher (chá) de sal
pimenta do reino e salsinha a gosto

Modo de fazer
Numa panela, ferva 2 litros de água com sal e cozinhe o macarrão pelo tempo indicado na embalagem. Escorra e reserve a massa.

Numa frigideira grande, aqueça 2 1/2 colheres de azeite e junte o alho. Quando começar a dourar, acrescente a couve-flor, o sal e a pimenta do reino. Misture bem, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 10-15 minutos, mexendo de vez em quando, até que a couve-flor esteja al dente.

Junte na frigideira 1/4 de xícara da água do cozimento da massa e mexa bem para misturar. Junte o macarrão e misture; se necessário coloque mais 1/4 de xícara da água do cozimento. Desligue o fogo, regue com azeite, salpique salsinha picada e sirva em seguida o macarrão com couve-flor, acompanhado ou não de queijo parmesão.

Macarrão com couve-flor

5 Comentários

  1. Fernanda
    6 anos atrás

    Acabei de fazer essa receita para um almoço solitário e rápido. Maravilhosa! Também esperava algo insosso de macarrão+couve flor, mas o resultado é tudo, menos isso.

    Obrigada!

    Responder

    • Maria
      6 anos atrás

      Obrigada por vir me contar, Fernanda! Fico feliz sabendo que outras pessoas além de mim se surpreendem com esta receita. ;)

      Responder

  2. Helena Correa
    6 anos atrás

    Maria

    No sábado, fiz a receita e foi maravilhoso, rapido, facil e saboroso com certeza vou repetir.

    Helena

    Responder

  3. claudia
    2 anos atrás

    Maria, adorei a receita; como não tinha salsinha coloquei manjericão no lugar e ! ficou ótimo. Grata

    Responder

One Trackback

  1. […] fazia. Mas a couve-flor era isso e nada mais. A virada aconteceu quando experimentei a receita de massa com couve-flor ao alho e óleo e finalmente entendi o seu potencial. Com a atenção voltada para ela, logo cliquei no link quando […]

Deixe seu comentário

Os Campos com * são obrigatórios. Mas não se preocupe, seu e-mail não será divulgado.