Picolé e sorvete de abacate

17 de agosto de 2012 11 Comentários por Maria

sorvete de abacate

Pela minha mãe conheci o abacate com leite: encorpado na sobremesa ou mais diluído na vitamina. Pela minha sogra descobri que muitos também o comem batido apenas com umas gotinhas de limão. Já a filha de uma amiga saliva só de pensar no abacate coberto com um pouquinho de açúcar e uma colher como única intermediária entre a casca e a boca. Como se não bastasse tanta fartura dentro de casa, a sorveteria que frequento lançou o sorvete de abacate e meu marido caiu de amores por ele.

sorvete de abacate

Juntei a novidade da sorveteria com a minha vontade de ter sobremesas mais saudáveis para o dia-a-dia e fui pra cozinha com um picolé em mente: parti o abacate, coloquei a polpa no mixer e aos poucos acrescentei limão, leite de coco e leite condensado, em busca de um sabor e uma consistência que me agradassem. Bate daqui, acerta dali… até que achei o ponto! Mas na hora de colocar a mistura nas forminhas de picolé, veio a surpresa: das seis, três estavam quebradas! Enchi as sobreviventes e o restante da mistura, providencialmente, foi parar num potinho de cerâmica. Digo que foi providencial porque eu amei e preferi a versão picolé; mas o integrante mais guloso da casa não teve dúvidas de sua preferência pelo sorvete e a divisão assim se deu: dois picolés pra mim e todo o sorvete pra ele. ;)

E vocês, será que vão preferir o picolé ou o sorvete de abacate?

picole de abacate

Ingredientes para cerca de 700 ml de sorvete de abacate
2 xícaras de chá de abacate
1 xícara de leite condensado
3 colheres de sopa de suco de limão
1 colher de sopa de leite de coco

Modo de fazer
Com o mixer ou no liquidificador, bata todos os ingredientes até se tornarem um creme homogêneo.

Transfira o creme para as forminhas de picolé ou para uma tigela – se for fazer na versão sorvete de abacate – e leve ao congelador por no mínimo seis horas.

picole de abacate

10 Comentários

  1. Marisa
    4 anos atrás

    Adorei sua ideia!

    Gosto dessa fruta batida no mixer com meio limão e uma colher de sopa de açúcar…

    Vou experimentar sua receita.

    Responder

  2. ary dercy
    4 anos atrás

    Ola, Maria !!!

    Boa noite ….

    RECORDAR E VIVER….

    Na minha infancia em MUQUI ES – voce, conhece a terrinha – pulei varias vezes o MURO – nao muralha da China – do GRUPO ESCOLAR * MARCONDES DE SOUZA * – perto da casa TIA LUCY – para praticar um ilicito de menor pontencial ofensivo – crime falemico – de furtar abacates e, depois preparo-los, evidentemente, escondidos de minha MAE, via regra, agregando uma colher de acuçar, ora batendo-o no liquidificar, ora simplesmente colocando uma limao. Enfim foram os meus primeiros passos na cozinha…. Eta, infancia boa na terrinha … Agora, aprendendo via internet, novas receitas com a filha de um primo… Diga, Maria !!!! Nao e super legal ? Parabens, voce merece o elogio….

    ary dercy

    Responder

  3. Rachel Azevedo
    4 anos atrás

    Adorei Maria, deve ficar muito bom como sorvete…adoro abacate salgado, seja na salada ou um guacamole…hummmmmmm!

    Bjuss!!!

    Responder

  4. Cezar Luis
    4 anos atrás

    Mas em geral se deve comê-lo,de preferencia,sem açúcar,pois o abacate tem muita gordura e a combinação não é ideal…

    Responder

  5. Elaine
    4 anos atrás

    Acabei de fazer….não gosto muito da fruta em si…porem adoro ela batida com leite…entao achei….q essa versão deve ser "dilicia"…sorvete jah colocado no freezer…agora eh 6 horas e esperar….

    Responder

    • Maria
      4 anos atrás

      Êba! Espero notícias daí, Elaine. ;)

      Responder

  6. Elaine
    4 anos atrás

    NOSSA MARAVILHOSO…é realmente uma delicia, não tem como nao dar certo.

    Maria só queria saber uma coisa…qual a função do leite de coco já q vai tao pouco e o gosto dele nem aparece..

    Parabens pela receita…fiz ontem e vou fazer hj denovo com a outra parte do abacate

    bju

    Responder

    • Maria
      4 anos atrás

      Êba! Não só gostou como vai repetir, Elaine! Adorei. :)
      Eu acho que o leite de coco dá um toque de sabor bem de leve… Mas podemos experimentar com mais e sem nenhum, na mesma leva, para comparar. O que acha? :)
      Beijo!

      Responder

  7. Joyce
    2 anos atrás

    Maria, estou amando o seu blog, achei hoje por acaso e não consegui desgrudar dele ainda. Já anotei a receita de ricota que farei hoje, com o quibe que farei hoje também hahaha.

    Agora me tira uma dúvida, queria fazer esse sorvete, mas sem usar leite condensado, pois contem muito açucar, e estou meio que de dieta. Sabe de algo que eu posso adicionar em vez do leite condensado? Agradeço desde já.. Beijão

    Responder

One Trackback

  1. […] Abril chegou e trouxe um abacateiro cheio de frutos no sítio. O que fazer com tanto abacate é o X da questão. Montar uma barraquinha na feira e trocar abacates por tomates ? É uma opção! A outra opção foi buscar novas receitas no chef google, nos blogs amigos e nas sugestões de alguns de vocês na página do face. A receita escolhida para inicar a série foi uma adaptação da Diga Maria! […]

Deixe seu comentário

Os Campos com * são obrigatórios. Mas não se preocupe, seu e-mail não será divulgado.