Risoto de forno com pesto e camarão

13 de novembro de 2012 8 Comentários por Maria

Esta receita fiz e repeti algumas vezes nos últimos meses. Além da praticidade, acho que a grande motivação veio dos potes e mais potes de pesto que minha mãe andou produzindo. E, claro, boa mãe que ela é, me presenteou com alguns para bem-alimentar o paladar da primogênita aqui. Risoto de forno de pesto

Risoto de forno de pesto com camarão grelhado

O pesto dela é bem rústico, com tudo picado na faca, e isso fez com que eu me apaixonasse ainda mais por essa combinação de sabores: os ingrientes estão ali, juntos, mas de tempos em tempos os pedacinhos nos dão a noção de seus sabores em separado. Pro meu gosto ele é perfeito!

A combinação de pesto com camarão me cativou desde a primeira vez que experimentei, no restaurante Peixe com Banana, em Ubatuba. Logo em seguida reproduzi o prato em casa e a receita de camarão com pesto e farofa de banana acabou virando post. Essa conjugação se repetiu também na receita de camarão no alho com massa ao pesto e aparece agora neste post onde os camarões entram como um complemento delicado, enfeitam o prato e dão apenas o trabalho de limpar, porque depois basta temperar e grelhar numa chapa, frigideira ou churrasqueira. Assim como o risoto de forno basta misturar tudo, tampar e levar ao forno. E pronto. O que vem em seguida vocês podem ter uma ideia pelas fotos. ;)

Ingredientes para duas pessoas
para o pesto
1 xícara de folhas de manjericão lavadas e secas
½ dente de alho
3 castanhas-do-pará
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
4 colheres de sopa de azeite
¼ de colher de chá de sal

para o risoto
½ xícara de arroz arbóreo
½ xícara de caldo de galinha
1 xícara de água
1 colher de sopa de manteiga
pesto
sal a gosto

para o camarão
4 camarões grandes ou 6 médios
limão
alho
pimenta-do-reino moída na hora
sal

Modo de fazer o risoto de forno
Preaqueça o forno a 180°C.

No mixer, pilão ou liquidicador, triture e misture todos os ingredientes do pesto. Reserve.

Num refratário com cerca de 15 cm de diâmetro e capacidade para 3 xícaras, coloque o arroz, a água, o caldo e misture bem.

Utilize a tampa caso o refratário tenha uma ou cubra vedando bem com papel alumínio. Leve ao forno por 35 minutos.

Certifique-se que o líquido/caldo tenha sido absorvido e que o arroz esteja al dente.

Misture o pesto e a manteiga e acerte o sal se necessário. Sirva imediatamente.

Risoto de forno de pesto com camarão grelhado

Obs. 1: atentem para as dimensões do refratário. Elas são importantes para o correto cozimento do risoto de forno. O papel laminado também deverá ser cuidadosamente colocado para vedar bem o refratário, evitando assim dispersão de vapor/calor.

Obs. 2: passado o tempo total, se o arroz já estiver no ponto e o caldo ainda abundante, retire o papel laminado e deixe no forno mais alguns poucos minutos.

Obs. 3: os camarões foram temperados com limão, pimenta-do-reino e alho espremido e grelhados com uma pitada de sal, minutos antes do risoto sair do forno.

8 Comentários

  1. Aline
    4 anos atrás

    Eu encontrei seu blog e agora tenho ele como um livro de receitas na minha vida =D Eu não gosto muito muito daqueles caldos de galinha que se compra pronto, sabe? Então eu pensei, será que se pegar as cascas e as cabeças do camarão para cozinha e fazer tipo um caldo dá certo? ou caldo de legumes?

    Grande abraço, suas receitas são ótimas!

    Responder

  2. Gaia
    4 anos atrás

    Aprovadíssimo o risoto Maria! Já entrou para a lista das receitas favoritas! :)

    Responder

  3. aline
    4 anos atrás

    Muito obrigada. Mando notícias sim.beijoos

    Responder

  4. Fabricio
    3 anos atrás

    Simplesmente show este risoto, foi o meu primeiro risoto junto com a minha esposa…e realmente a mistura com o pesto ficou assim inexplicavelmente gostoso…Parabéns pela Receita…
    Só de postar o comentário já da vontade de comer novamente…já vi que terei q dobrar minhas horas de academia com o DigaMaria….rs

    Responder

    • Maria
      3 anos atrás

      Então será por um bom motivo o aumento de tempo na academia, Fabrício. ;) Agora imagine eu que fico com fome quando preparo, quando fotografo, enquanto posto e sempre que leio os comentários! ahaha
      Que bom saber que estão experimentando e gostando das receitas.
      Beijo.

      Responder

  5. Aline
    2 anos atrás

    Como não amar essa receita? Leve e saborosissima!! Amei!! Sempre uma alternativa quando quero cozinhar algo facil e simples!

    Responder

Deixe seu comentário

Os Campos com * são obrigatórios. Mas não se preocupe, seu e-mail não será divulgado.