Pato com farofa e arroz de nozes, minha sugestão para as receitas de Natal

Receitas de Natal: pato aromático Jamie Oliver com farofa e arroz de nozes

Tenho recebido muitos pedidos de sugestões alternativas para receitas de Natal. Confesso que há quase dez anos não presto muita atenção às ceias natalinas pois desde que meus avós maternos se foram o Natal deixou de ter para mim a mesma importância (não se comovam com essa frase porque – exceto por não mais poder conviver com avós tão especiais e amados – o novo enfoque sobre o Natal não foi ruim). Mas o fato é que, se por um lado conceber tais sugestões não tem sido das tarefas mais fáceis, por outro, é sempre divertido receber desafios assim.

Com essa proposta em mente – de esquecer salpicão, tender, pernil e demais opções tradicionais de receitas de Natal – me coloquei a pensar numa substituição para o clássico peru de Natal. Nunca fui muito fã dele por achar a carne sem-graça e poderia facilmente colocar um belo frango caipira em seu lugar; mas aposto que muitos sentiriam falta do glamour do Natal nessa proposta. Assim, cheguei à ave que para mim concentra em suas qualidades um sabor mais forte e um quê de prato festivo: o pato! Mas não bastava um pato qualquer, tinha que ser uma pato natalino! Para isso busquei receitas que o tratassem como tal – o que para mim representava ter a presença de frutas em seu cozimento.

 Receitas de Natal: pato aromático Jamie Oliver com farofa e arroz de nozes

Achei uma receita do Jamie Oliver com ameixas vermelhas e anis estrelado e apostei nesse caminho. Acrescentei maçãs e cerejas e o acompanhei com um arroz temperado com óleo de nozes e farofa com fígado e bacon*. Amei a combinação!

Receitas de Natal: pato aromático Jamie Oliver com farofa e arroz de nozes

Além de proporcionar uma sugestão alternativa para as receitas de Natal, me proporcionou uma refeição super especial num dia de semana que, em princípio, seria como outro qualquer. E para entrar no clima, aproveitei para abrir um espumante geladinho com o bom pretexto de levar às fotos o clima festivo. ;) Gostaram da ideia?

Receitas de Natal: pato aromático Jamie Oliver com farofa e arroz de nozes

E se tudo correr bem no jantar de hoje, até o final de semana trarei uma sugestão com salmão e camarões.

Ingredientes para duas pessoas
para o pato
2 pernas de pato (coxas e sobrecoxas)
2 colheres de sopa de molho de soja
1/2 punhado de anis estrelado
1 pedaço pequeno de pau de canela
1/2 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de açúcar demerara
4 ameixas (frescas e maduras) sem caroço e cortadas ao meio
1 maçã com casca e sem sementes, cortada em 8 pedaços
4 cerejas em calda escorridas
mix de 5 pimentas ou pimenta-do-reino moída na hora

Modo de fazer o pato assado
Comece colocando as coxas e sobrecoxas para marinar por no mínimo 2 horas (eu deixei de um dia para o outro e o Jamie Oliver sugere 2 dias como tempo ideal). Coloque as pernas do pato num saco plástico (desses para alimentos) e misture o molho de soja, o azeite, o anis estrelado, a canela e o mix de pimentas moído na hora. Leve à geladeira e deixe marinando.

Preaqueça o forno a 170°/180°C.

Numa travessa refratária que acomode bem as pernas e as frutas, coloque o açúcar, as pernas de pato e os temperos e caldo da marinada. Misture tudo com as mãos e disponha as frutas ao redor.

Leve ao forno preaquecido até que a carne esteja macia e descolando do osso; isso levará de 2 à 3 horas. Se durante esse tempo o caldo no fundo da travessa secar, acrescente quantidades mínimas de água fervente, apenas para evitar que queime.

 Receitas de Natal: pato aromático Jamie Oliver com farofa e arroz de nozes

Quando retirar do forno, prove o molho e, se necessário, coloque um pouco mais de molho de soja (aqui não precisou). Retire o pau de canela e sirva da maneira que preferir.

(*) Para o arroz e a farofa não tenho medidas exatas mas fiz assim: refoguei no azeite cebola picadinha e fritei 1/2 xícara de arroz agulinha lavado e escorrido. Acrescentei sal e 1 xícara de água fervente, abaixei o fogo, tampei a panela e aguardei a água evaporar toda. Desliguei o fogo e quando o arroz amornou misturei 1 colher (sopa) de óleo de nozes. Para quem não tem esse óleo, nozes picadinhas ficarão deliciosas em seu lugar.

Para a farofa, fritei o fígado do pato na manteiga até dourar por fora mas ainda mantendo o rosado por dentro. Retirei da frigideira e reservei. Aproveitando o gostinho no fundo da frigideira, voltei com ela pro fogo e coloquei um pouco mais de manteiga e um fio de óleo. Cortei umas duas fatias de bacon em pedacinhos e fritei até ficarem crocantes. Acrescentei farinha de mandioca e mexi em fogo baixo até ficar crocante, colocando um pouco mais de manteiga sempre que julgava necessário. Ao final, acertei o sal e misturei o fígado reservado cortado em pedacinhos.

 Receitas de Natal: pato aromático Jamie Oliver com farofa e arroz de nozes

Para a ereção dar certo , pode ser resolvida na maioria das vezes através de um remédio, se é que pode se chamar assim.

Você também pode gostar...

7 comentários

  1. Uma vez fiz pato (natal? ano novo), ficou gostoso. Mas acharam "meio forte"… pode chorar? hahahah

    Se conseguir, vou fazer um pelo de um frango mesmo e tender na coca-cola!

  2. Huum, as fotos estão lindas! Adorei a ideia do espumante e de uma comidinha natalina num dia comum, acho ótimo sair da rotina assim! Este blog, como sempre, incrível! Ai, como adoro! Aproveito para desejar um ótimo final de ano e boas energias para 2013! Mais sucesso para o blog e tudo de bom! =)

    1. Obrigada, Mari! Um 2013 super especial pra todas nós!
      E olha, tratar dias comuns como especiais é uma especialidade por aqui. rsrs Recomendo!

  3. Rosalina Antunes App diz:

    Adorei a receita adoro Pato, costumo fazer Bem temperado

    e colocar para coberto com suco de Laranga farofa do mesmo

    estilo do seu ummmm delicia . Obrigada.

  4. Querida Maria, a gente costuma dar uma fritada na pele para tirar a gordura, não é? Fazendo dessa forma, você foi tirando a gordura?

    Aproveito para desejar um ótimo Natal e 2013 com muitas delícias, parabéns pelas lindas férias, pelo fogão novo e obrigada por todos os posts que ajudam a colorir ainda mais a minha vida!

    Beijo da Eloisa, Rio de Janeiro

    1. É uma alegria receber comentários como o seu, Eloisa. :)
      Nessa receita fiz exatamente como mandavam as instruções do Jamie Oliver: foi tudo junto e cru pro forno. Mas esse pato que usei estava bem magrinho. Se por aí acumular muita gordura no fundo da assadeira, depois de pronto, transfira o pato para uma travessa, elimine o excesso de gordura e então despeje o molho sobre o pato. E volte pra me contar tudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.