Biscoito integral de canela

biscoito integral de canela Esses biscoitos são muito saborosos, ficam meio “puxa-puxa” por dentro e acompanham divinamente um café.

Fazer biscoitos pode ser uma verdadeira chatice pois, em geral, é uma atividade cujo rendimento não corresponde à quantidade de trabalho que demanda. Eu algumas vezes me arrependi no meio do caminho. Mas, por outro lado, e dependendo do dia, pode ser também uma bela terapia, sobretudo quando moldamos cada biscoitinho pensando na pessoa que irá recebê-los depois de assados. Pois é, por aqui biscoito caseiro costuma ser sinônimo de presente.

Mas ainda existe um terceiro caso: quando o fazer biscoito vira recreção e envolve a criançada numa atividade lúdica, perfeita para um dia chuvoso. Com a grande vantagem de depois se deliciarem com biscoitos que, além de integrais, são frutos de suas próprias mãozinhas.

biscoito integral de canela

Vi essa receita no Pitadinha, blog querido da Juliana que – por falar em crianças – está prestes a trazer mais uma cria ao mundo. Vamos então já dar as boas-vindas ao Daniel, que chegará a este mundo cercado pelo amor dos pais e da Fernanda, uma fofurinha que ele terá para chamar de irmã. E para a Ju, deixo aqui um muito obrigada por mais esta deliciosa receita e por toda a doçura que espalha por esta rede afora. <3

Ingredientes
1 ovo
50 ml óleo de canola ou girassol
¾ xícara de açúcar mascavo fina
1 xícara de farinha de trigo integral fina
½ colher de chá de fermento (para bolo)
1 ¼ colher de chá de canela
opcional: 1 ½ colher de chá de cacau em pó

Modo de fazer
Preaqueça o forno em 200°C.

Junte todos os ingredientes numa vasilha e combine-os com uma colher. Termine misturando com as mãos até que a massa se torne homogênea.

Modele os biscoitos – com duas colheres de chá, ou enrolando com as mãos como um brigadeiro e depois achatando-os em formato de discos com cerca de 0,5 cm – e transfira-os para uma assadeira revestida com papel manteiga.

Leve ao forno preaquecido por cerca de 10 minutos ou até que estejam firmes nas bordas.

Retire do forno e transfira o papel manteiga com os biscoitos para uma grade. Aguarde esfriarem por completo sobre a grade.

Depois de frios, armazene os biscoitos num pote hermético.

Dica: fiz essa receita usando formatos pequeninos – para servir com café – e maiores , uns mais gordinhos e outros mais chatinhos. Para o meu gosto eles ficam melhores quando mais finos ou menores.

A tecnologia da medicina , que se entende como sendo a incapacidade de obter ou manter uma ereção (rigidez do pênis) suficiente para um desempenho sexual satisfatório.

Você também pode gostar...

19 comentários

  1. Só de pensar, fico com água na boca…

      1. Não resisti e fiz a receita. Ficou ótima!! Também aproveitei para fazer o bolo de laranja da vó Nair… ficou perfeito!!!

        1. Uau! Duas receitas de uma só vez na sua cozinha, Luciana! Adorei. :)

  2. Mariaaaaaaaaa, a correria foi tanta esses dias que só agora pude vir comentar: terminei de ler o post com os olhos marejados, que palavras tão carinhosas!!! Eu agradeço pela menção no post, e mais que isso, pela amizade que desse jeito tão assim sem a gente perceber, foi se construindo entre nossas panelas. Você é uma fofa, e fico muito feliz que os biscoitos tenham agradado o seu paladar =) Aqui Nanda come que nem sente, hoje mesmo tava pensando em fazer com farinha de aveia, será que rola? Vou testar e te conto <3 MIl bjus e fica com Deus!

    1. Ju, sou meio sem experiência em outras farinhas, mas torço pra que dê certo. Inclusive ganhei uma farinha de castanha de caju que tenho que pesquisar onde empregar. Deve ser boa…
      Agradeço esse carinho recíproco e espero um dia ainda lhe dar um bom abraço apertado. ;*

  3. Maria, acabei de fazer os biscoitinhos e adorei!!! Ótima receita!!!! Mesmo depois que eles esfriam, ficam um pouquinho macio por dentro, certo? Não devem ficar totalmente durinhos (crocantes), né? Obrigada! Bjinhos.

    1. É isso aí, Cátia! Que bom que gostou. Usou cacau em pó?
      Beijo!

      1. Usei sim, Maria! Ficou ótimo! E o biscoitinho não fica crocante mesmo, né? Bjssss

        1. Não mesmo, Cátia. Acho que disse no post que ele fica meio "puxa-puxa" por dentro quando o tiramos do forno. Depois fica macio. Em breve trarei uma receita de biscoito de fubá. Gosta?

          1. Cátia diz:

            Obrigada Maria!!! Acho que não encontrei essa informação no post! Muito obrigada! Quanto ao biscoito de fubá, ADORO! Mas estou numa fase mais voltada para integrais, etc e tal…rs. Mas estou curiosa!

          2. Cátia, não foi a toa que você não viu essa informação no post: ela não está lá! ahahaha Pensei em escrever e não escrevi. ;)

  4. Adorei esse blog! Vou tentar essa receita e quero desde já deixar registrada meu pedido para postar receitas vegetarianas!

    1. Bem-vinda, Evelyn! No final da barra lateral há um menu com as categorias de receitas e uma delas é a vegetariana. ;)
      Quando fizer os biscoitos me conte o que achou, ok?!
      Beijo.

  5. Mariana diz:

    estou com os meus no forno, o perfume na casa de enlouquecer! aproveitei que ganhei e usei um cacau em pó organico de ilhéus divino!

  6. Esperando a receita dos biscoitinhos de fubá. Hummmmm

  7. Priscilla diz:

    Fiz esses biscoitinhos hj! Ameiiiiiii! Coloquei gotas de chocolate meio amargo em alguns, ficaram ótimos tbm! Obrigada por compartilhar essa receita! Bjs

    1. Adorei as gotas de chocolate meio amargo! :)
      Beijocas.

  8. coloquei aveia, ficou divino!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.