Cenoura agridoce, simples e muito versátil

Estava em frente ao fogão preparando pelo terceiro dia consecutivo uma banana frita para a sobremesa. Minha mãe estava por perto e comentei que eu ainda não tinha trazido aquela receita para o DigaMaria. Ela estranhou meu comentário e disse algo como “ah, mas isso é muito simples para virar um post“. Discordei. Também já pensei assim, mas é com exemplos como o dessa cenoura agridoce que percebo que o simples para uns pode ser uma boa novidade – ou lembrança, por que não? – para outros.

cenoura agridoce com vinagre

A receita deste post veio da minha prima Helena. Ela estava de férias aqui em casa e – seguindo o gosto familiar pela cozinha – prepararmos algumas boas refeições juntas. Eu havia feito uma receita de peito de pato do Gordon Ramsay e congelado um dos peitos  (o outro servi acompanhado de croutons gigantes) e naquela noite decidimos que ele viraria um belo sanduíche. A Helena estava saudosa de um sanduíche vietnamita chamado Banh Mi e resolvemos montar um o mais próximo possível usando o que tínhamos em casa: baguete, manteiga, patê de fígado, pimenta, peito de pato fatiado e cenoura agridoce, ou picles de cenoura. A combinação foi uma feliz novidade para mim e a simplicidade no preparo da cenoura fez com que ela se desdobrasse para muito além daquele sanduíche.

Logo, logo trarei duas receitas nas quais usei essa cenoura agridoce, uma de salada e a outra de sanduíche. Ambas leves e muito saborosas. Enquanto isso, abusem da criatividade de vocês aliada à praticidade desta receita. E se preferirem, a cenoura pode ser substituída por pepino ou por cebola; também tenho usado muito essas variações.

Ingredientes
1 cenoura média descascada e ralada grossa
¼ de xícara de açúcar refinado (podem substituir pelo demerara ou mesmo por mel)
¼ de xícara de vinagre de álcool, de maçã ou de arroz
¼ de xícara de água

cenoura agridoce com vinagre

Modo de fazer a cenoura agridoce
Misture todos os ingredientes e deixe repousar na geladeira por pelo menos 30 minutos antes de usar em saladas, sanduíches, etc. Mantenha refrigerada.

(citrato de sildenafila) está indicado para o tratamento da disfunção erétil, também conhecido como azulzinho, tem revolucionado a vida sexual de muita gente.

Você também pode gostar...

18 comentários

  1. Uma receitinha ideal de cenoura para acompanhamento.. por acaso estava ja a imaginar num cachorro!!!

    bjus

    Cila

    1. Não tinha pensado nisso, Cila. Boa ideia!

  2. Com cenoura ou cebola eu nunca tinha visto e deve ficar uma delícia. Pode continuar postando essas receitinhas/dicas fáceis e gostosas, Dona Maria. Agradecida!

    1. E quando faço para comer logo em seguida, Danusa, ainda aproveito o caldo para colocar mais (cenoura, pepino, etc) para o dia seguinte e não desperdiçar. ;) Deve ficar ótimo com beterraba também, não acha?

      1. Hmmm!!!

  3. Maria, pois são essas receitas simples, versáteis e gostosas que mais amamos. Mais, por favor….

    1. Sim senhora! ;D

  4. Olha a sintonia Maria!!! Esses dias falei para o meu marido que iria procurar uma receita de uma cenoura que havia comido na casa da minha tia…a única diferença é que a dela era cortada tipo cabelo de anjo, sabe?…vou fazer e depois e conto!!!

    Bjksss

    1. Deve ficar uma delícia cortada finíssima também, Cibele. Me conta da sua experiência aí e qualquer dia desses faço fininha e coloco no FB. :) Bela sintonia.

  5. Que delícia deve ser, Maria! Adorei a ideia da Cila de usar com cachorro quente ;)

    1. Vocês estão me deixando com desejo de cachorro-quente!! ;)

  6. oi maria, fiz essa cenoura e comi com pao integral tostado, maionese, e aquele lagarto que se come frio sabe, que eh feito vinagre e azeite… ficou maravilhoso!!!

    1. Hummm… tenho certeza que essa combinação ficou maravilhosa, Lu! Há quanto tempo não como lagarto assim. Fiquei com água na boca. Obrigada pela boa ideia. ;)

  7. não dá pra refogar? e acompanhar com peixes

    1. Nunca experimentei, João. Mas é uma ideia. Me conta se fizer? ;)

  8. […] Conforme prometido no post anterior, aqui vai a receita de um sanduíche natural utilizando a simples e versátil cenoura agridoce. […]

  9. Por favor , quanto é exatamente 1/4 de xicara de açúcar em gramas ou colheres: chá, sopa ?

    Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.