Banana frita com creme inglês e canela

A querida banana frita com o charme e a textura do creme inglês.

Essa receita de banana frita com creme inglês e canela é fruto de uma nova parceria entre o DigaMaria e o Casa de Valentina, um dos blogs de decoração mais importantes e influentes na América Latina. Uma vez por mês postarei uma receita por lá, perfumando com cheirinho de lar os seus muitos ambientes permeados com dicas de produtos, profissionais e eventos. Para os que curtem decoração, vale a visita!

Banana frita com creme inglês e canela

A banana frita foi por algumas semanas uma febre aqui em casa. Todos os dias após o almoço eu colocava uma colherinha de manteiga na mini frigideira, aguardava a banana dourar e salpicava com açúcar e canela que, lá pelas tantas, já moravam misturados dentro de um potinho de vidro. A ideia do creme inglês surgiu para tornar essa sobremesa um pouco menos simples, tanto para quem serve, quanto para quem come, acrescentando uma textura cremosa com um leve sabor de ovos.

Com o creme inglês ou sem ele, recomendo que vocês coloquem sem demora essa delícia no cardápio. Quanto a mim, acho que vou aproveitar o apetite trazido por este post e preparar hoje mesmo para a sobremesa!

Rendimento: 6 porções

Ingredientes
para o creme inglês
300 ml de leite
3 gemas
40 gramas de açúcar
sementes de ½ fava de baunilha
para a banana frita
6 bananas nanicas maduras e firmes (banana d’agua)
1 colher de sopa de manteiga
1 fio de óleo
açúcar e canela para finalizar

Banana frita com creme inglês e canela

Modo de fazer o creme inglês
Com a ponta de uma faca, abra a fava de baunilha e retire as sementes de uma das metades (reserve a outra metade para outra receita). Coloque as sementes numa panela junto com o leite e leve ao fogo até ferver.

Enquanto isso, misture as gemas com o açúcar e bata vigorosamente com um fouet até obter um creme liso e esbranquiçado.

Despeje vagarosamente metade do leite quente sobre as gemas batidas, mexendo sem parar. Essa etapa serve para evitar que as gemas talhem.

Volte essa mistura para a panela com o restante do leite e, em fogo baixo, cozinhe até o creme engrossar mexendo sempre com uma espátula.

Para saber o ponto, passe as costas de uma colher de pau no creme e em seguida faça um risco com o dedo. Se o desenho (do risco) se mantiver, o creme está pronto. Transfira-o imediatamente para outro recipiente e mexa por mais alguns minutos para esfriar e interromper o cozimento. Reserve.

Modo de fazer a banana frita
Aqueça uma frigideira grande em fogo médio com o fio de óleo e a manteiga.

Quando a manteiga começar a espumar, coloque as bananas descascadas na frigideira. Aguarde dourar a parte de baixo e com delicadeza e a ajuda de uma pinça, gire as bananas para dourarem em outra parte da superfície. Repita até a banana ficar com o entorno dourado e macio.

Montagem
Coloque uma camada do creme inglês (frio ou em temperatura ambiente) num prato fundo. Posicione a banana frita sobre ele e finalize salpicando a mistura de açúcar e canela. Sirva em seguida.

Dicas
O fogo necessariamente tem que estar baixo pois o creme não deverá ferver. Se a mistura talhar, passe-a por uma peneira e volte com a panela para o fogo baixo.

Monstro pois é algo que bota muito medo quando se trata da auto estima masculina , embora em menor quantidade, também é usado em remédios que combatem a hipertensão pulmonar.

Você também pode gostar...

20 comentários

  1. E não pode substituir as sementes de baunilha pela essência? Fiquei com uma vontade e é só oq tenho aqui agora! Rsrs!

    1. Pode sim, Dani. Não é a mesma coisa mas funciona; coloque uma ou duas gotinhas e depois me conte o que achou. :)

  2. Oi querida
    Não sou muito de panelas, então essa sobremesa está para mim. Parece tão apetitosa!!!
    bjos

    1. Em breve trarei mais uma receita para quem, como você, não é muito das panelas, Carmen. ;)
      Depois me conte o que achou da banana.
      Beijo!

  3. Olá Maria,

    Tem um óptimo aspecto! Adoro todo o tipo de receitas que envolva fruta.

    Convido-a a ver uma receita que publiquei no site Receitasdept, também de banana mas esta com mel! Chamei-a de "Copos de banana com mel e canela".

    -> http://www.receitasdept.com/gourmet/copos-de-bana

    Espero que goste!

    Cmpts.

    1. Que boa essa ideia dos copos de banana, Rafa! Gostei. :)

      1. Ainda bem que gostou Maria! :)

        Lembrei-me de sugerir, pois penso que está dentro do mesmo tipo desta sua receita.

        Continuação de bons cozinhados.

  4. adrianasn diz:

    Maria, sinto que você está numa vibe de mergulhar algo em outro algo cremoso, rs. Gostei muito dessa versão da banana frita – que muita gente ama. Você conseguiu dar um toque especial, e sem grandes complicações, a uma sobremesa bem comfort food :)
    Queria dizer que estou nesse momento com seu bolo de mel no forno e ele está cheirando loucamente, vamos ver se acerto :) Um beijo!

    1. Só quando li seu comentário é que me dei conta que os dois últimos posts são parecidos cromaticamente e em texturas. rs Que bom que gostou da combinação. E o bolo de mel? Me conta!!
      Beijo.

      1. adrianasn diz:

        O bolo de mel ficou uma delícia! Só tive uns percalços com a temperatura do forno, pois estava usando uma forma nova e bem pequena. No fim, deu tudo certo :) Beijo, obrigada pela receita, estava querendo fazê-la há muito tempo!

        1. O bolo de mel cresce muito, né?! Que bom que gostou! Com a calda de chocolate fica delicioso, recheado com doce de leite também, e se colocar uma bola de sorvete de creme ao lado… fica irresistível! ;)

  5. Laís Carvalho diz:

    Ah, essa com certeza está aprovadíssima!
    Vale lembrar que em vez de creme inglês, cabe um montão de outras coisas, eu amo com sorvete de creme feito em casa, com as sementinhas de baunilha.
    Ah, e quando ela já está caramelando com o açúcar, jogo um tantinho de rum por cima e dou uma flambada. Cuidado só com os cabelos, já que perdi alguns fios queimados na bagunça aqui. =D
    Nada que não tenha valido o sabor!

    Beijos

    1. Também gosto de usar rum pra flambra, Laís. E um sorvete de creme com a banana quentinha… hummm… cai super bem! Valeu pelos acréscimos. :)
      Beijo!

  6. Maria Helena diz:

    Simplesmente… delicias da Maria. bjs

    1. Delícia de comentário. ;)

  7. maria, ficou divino! A-MEI! obrigada por esse blog tão recheado de delícias!

    1. Ai que boa notícia! :D

  8. Oi Maria, eu tive a oportunidade de provar creme ingles há alguns anos numa sobremesa e quando eu provei o gosto e o cheiro do ovo eram tao fortes que me deixou um pouco tonta e enjoada. Gostaria de saber se esse é o resultado esperado mesmo ou se o creme que provei nao foi feito da forma correta?
    Pergunto isso pois toda vez que uso ovos em alguma receita eu sempre uso uma dica que a minha mae me deu que é bater bem os ovos antes de adiciona-los aos outros ingredientes. Sou meio chatinha em relacao ao gosto e cheiro do ovo, nao sou muito fã de gemada, ovo quente ou ovo com a gema mole.
    Adoro o seu blog!
    Obrigada

    1. Mari, o cheiro e o gosto do ovo não devem ficar fortes não, no entanto, há sim a presença dos dois nessa receita. Os dois truques para minimizá-los já estão previstos no modo de fazer: bater bem as gemas com o açúcar e usar baunilha. Mas se você não gosta nem de ovo com gema mole, não acho que esse creme será dos seus preferidos. :/
      Que tal uma bela bola de sorvete de creme ao lado da banana frita?! ;)
      Beijo!

  9. artigo muito interessante, estão de parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.