Barrinhas de chocolate com granola

barrinhas de chocolate com granola

A granola já estava pronta e incorporada aos hábitos matinais quando vi a postagem do David Lebovitz chamada How to Make Chocolate Bars. Como de costume, primeiro as imagens me conquistaram para em seguida a simplicidade da receita me convencer a preparar essas barrinhas de chocolate com granola.

No post, o David Lebovitz diz que gosta de preparar em casa essas barrinhas de chocolate por poder acrescentar seus sabores preferidos, por achar um charme serví-las ao final de um jantar com um café ou conhaque, ou mesmo para presentear. Acho que assim como eu, vocês também concordarão com ele.

barrinhas de chocolate com granola

Além dessas com granola, fiz também uma variação usando cardamomo e flor de sal. Ficou deliciosa e bem diferente dos sabores que costumamos experimentar em barras de chocolate industrializadas. Além de eleger as frutas secas, castanhas e temperos que mais lhes agradam, vocês podem diversificar usando chocolate ao leite, meio amargo, branco ou tudo misturado. No post do David Lebovitz – que está em inglês – vocês encontrarão uma série de sugestões para essa brincadeira e ele ainda nos mostra como podemos aproveitar embalagens como as de cream cheese para moldar as barrinhas de chocolate. Eu aproveitei forminhas de silicone que tenho em casa e que raramente uso.

 

barrinhas de chocolate com granola

No post ele ensina a temperar o chocolate, passo fundamental para mantê-lo firme em temperatura ambiente. Sempre tive preguiça dessa etapa e recentemente aprendi um truque que simplificou esse processo: apenas 2/3 do chocolate vai ao fogo; depois de derretido, retiramos do fogo e só então misturamos o 1/3 reservado, até que ele também derreta e a mistura se torne homogênea.

Agora que a etapa mais difícil ficou fácil, separem suas forminhas e ingredientes prediletos! E quem quiser compartilhar suas combinações e insparar a mim e a outros leitores, mande fotos para suafoto@https://digamaria.com e eu as compartilharei no Facebook.

barrinhas de chocolate com granola

Ingredientes
chocolate em barra ao leite ou meio amargo
granola
castanhas de sua preferência

Modo de fazer
Pique todo o chocolate. Reserve 1/3 da quantidade e leve o restante ao banho-maria ou ao microondas até derreter e se tornar uma pasta. Retire do fogo ou do microondas e misture imediatamente o chocolate reservado até que tudo esteja derretido e homogêneo. Esse processo é muito importante pois garantirá que o chocolate, depois de resfriado e desenformado, permanecerá sólido fora da geladeira.

Distribua em forminhas de plástico ou silicone e salpique por cima granola, castanhas, passas ou o complemento que preferir. Aperte suavemente com as costas de uma colher e leve à geladeira por algumas horas ou até o chocolate estar completamente firme.

Desenforme, aguarde atingir a temperatura ambiente (parar de suar) e guarde numa embalagem hermética.

barrinhas de chocolate com granola

Na bula do publicada no site da Anvisa, a empresa farmacêutica informa que um comprimido de 50 mg deve ser tomado em até uma hora antes da relação sexual.

Você também pode gostar...

6 comentários

  1. Janaína diz:

    Adorei o truque de temperagem do chocolate. Morro de preguiça com o procedimento tradicional. As barrinhas estão lindas e imagino que muito gostosas, também!

    1. Não é ótimo, Janaína?! E me consola saber que não sou a única preguiçosa no quesito temperagem. ;)

  2. Oi Maria, ficaram lindas.Delicadas e certamente deliciosas.Não seria sacrificio algum comer estas delicias.Adorei.Beijos querida.

    1. Beijos, beijos, Léia. :)

  3. Eloisa diz:

    Ó eu aqui otraveiz… estou pensando em fazer como alternativa para a Páscoa… você acha que funciona em cuba para gelo? O chocolate solta facilmente? Besos.

    1. Fiquei na maior dúvida agora, Eloisa… É possível sim que solte, mas não vou garantir. Mas se não der certo – ou não quiser arriscar – em lojas de artigos para festas é fácil e barato encontrar forminhas de plástico transparente próprias para bombons.
      Quero ver!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.