Torta de maçã, uma receita Bem Simples

22 de abril de 2013 89 Comentários por Maria

torta de maçã rústica bem simples

A receita deste post chegou até aqui pelas mãos da minha amiga Lud. Temos em comum uma amizade de mais de 20 anos, um grande amor de irmã uma pela outra, semelhanças em nossas histórias de vida, muitas cenas engraçadas do passado e, dentre muitas outras coisas, a paixão pela cozinha. Atualmente moramos em cidades distintas e é através do e-mail que ela compartilha comigo as receitas que despertam seu interesse, algumas já testadas e outras por testar. Essa torta de maçã, que ela viu no programa A Confeitaria do Canal Bem Simples, foi uma delas.

torta de maçã rústica bem simples

A receita passou algumas semanas negligenciada em minha caixa de entrada até que a Lud tirou umas pequenas férias e veio me visitar. Num desses preciosos dias que passou aqui – será que está claro que estou com saudade? –, enquanto eu preparava o almoço ela tomou a dianteira e preparou a torta de maçã. Acompanhei tudo de perto, sem dar pitado, mas achando a receita tão estranha quanto ela também parecia achar. Ela seguiu confiante e depois de um passo-a-passo bem simples, comemos uma torta de maçã rústica, morna e levinha, dessas que a gente repete, repete e repete de novo até acabar!

torta de maçã rústica bem simples

Fizemos ainda uma porção individual para fotografar noutro momento. Além da manteiga derretida ter vazado pelas laterais da forma de fundo removível, o desenformar não foi muito eficiente. Então, se quiserem servir a torta de maçã já empratada, sugiro que façam numa forma maior e cortem em quadrados ou círculos, usando moldes cortadores ou mesmo uma faca. Ela vai bem quentinha acompanhada de um café, como comemos no primeiro dia, também quente com uma bola de sorvete, como preparei para o blog, e ainda fria, perfeita para pequenos assaltos à geladeira.

Confiram abaixo a facilidade que é preparar essa torta de maçã!

torta de maçã rústica bem simples

Rendimento
6 a 8 pedaços

Ingredientes
3 maçãs médias, descascadas e fatiadas com cerca de 2 a 3 mm de espessura
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar refinado
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
2 xícaras de água
suco de ½ limão
2 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida
2 ovos médios
½ xícara de leite
canela para polvilhar
açúcar refinado para polvilhar

torta de maçã rústica bem simples

Modo de fazer
Coloque as fatias de maçã em uma tigela com a água e o suco de limão. Deixe descansar por uns 2 minutos. Transfira as maçãs para cima de um pano de prato limpo e seque as fatias. Reserve.

Em outra tigela, misture a farinha de trigo, o açúcar, o fermento, a pitada de sal e reserve.

Bata levemente os dois ovos com o leite. Preaqueça o forno a 180°C.

Monte a torta num refratário: disponha uma camada de maçã, polvilhe canela sobre ela e cubra com um pouco da mistura seca, composta por farinha, açúcar, fermento e sal. Repita esse processo 3 vezes, terminando com uma camada da mistura seca.

Derrame a manteiga derretida em volta de todo o refratário e regue por cima da torta a mistura de leite com ovos.

Polvilhe açúcar e canela e leve ao forno por cerca de 40 minutos ou até dourar.

torta de maçã rústica bem simples

Dica
No site do Bem Simples há essa receita em vídeo.

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

Os Campos com * são obrigatórios. Mas não se preocupe, seu e-mail não será divulgado.