Risoto de mel trufado, sofisticado e delicado

receita risoto mel trufado

Quem é antenado em gastronomia já deve ter lido ao menos uma das muitas matérias que vêm sendo publicadas sobre a relação entre o custo e o benefício nos restaurantes paulistanos. Concordo com boa parte do que tem sido escrito já que eu mesma, não uma ou duas vezes, paguei contas que me fizeram pensar que eu teria feito em casa um jantar tão bom quanto, gastando infinitamente menos. Vivendo e aprendendo. Mas mesmo nessas experiências nas quais sabemos que podemos reproduzir à altura, comer fora tem outras funções como a de conhecermos novos sabores e possibilidades. Risoto

Foi isso que aconteceu na semana passada quando fui almoçar num restaurante cuja estrela principal é o risoto. Encontrei apetitosas opções no cardápio, mas rapidamente soube a que eu queria experimentar: risoto de mel e castanhas. Quando chegou à mesa, seu sabor era como eu havia imaginado: levemente adocicado e muito delicado. Um pouco de parmesão por cima e o contraste o tornou maravilhoso.

receita risoto mel trufadomel
Dias depois, lembrei dele quando buscava um prato fácil para o almoço e a memória veio seguida de outra lembrança: eu tinha um mel trufado na despensa, trazido da Grande Epicerie Paris e ainda fechado! Nada mais faltava para levar o arroz arbóreo ao fogo.

Eu sei que poucos têm acesso ao mel trufado, que consiste num mel com pedacinhos de trufas. Sei que existe pelas bandas de cá e imagino que custe uma pequenina fortuna. Mas não é por isso que vocês se privarão deste risoto de mel. Vocês podem substituir por um mel de boa qualidade, acrescentar castanhas ou amêndoas fatiadas e levemente torradas e desfrutar desse delicado risoto, sozinho ou acompanhado por uma carne de sabor forte e/ou bem temperada.

receita risoto mel trufado

Rendimento
2 fartas porções

Ingredientes
1 xícara de arroz arbóreo
cerca de 5 xícaras de caldo ralo de galinha
1/2 xícara de vinho branco seco
4 colheres de chá de mel trufado (ou mel comum)
3 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de cebola picada pequena
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
mais parmesão para servir
sal a gosto

Modo de fazer
Comece aquecendo o caldo.

Noutra panela, esquente 2 colheres de sopa de manteiga. Quando começar a espumar, junte a cebola picada, refogue até ficar translúcida e então acrescente o arroz. Mexa bem até que fique brilhante, totalmente envolto pela manteiga.

Coloque agora o vinho e mexa até secar. Daqui pra frente é aquele velho esquema do risoto: uma concha de caldo fervente, mexe, mistura, mexe… Outra concha de caldo, mistura até quase secar… Repita o processo até o arroz ficar al dente e ainda bem úmido.

receita risoto mel trufado

Nesse ponto desligue o fogo, misture a manteiga restante e o parmesão, prove, e, se necessário, acerte o sal. Misture o mel e tampe a panela por alguns minutos. Sirva em seguida com mais queijo parmesão ralado à parte.

 

Você também pode gostar...

5 comentários

  1. Olá, bom dia! Pesquisando sobre méis, descobri essa receita de reisoto com mel. Gostei, vou testá-la e te falo depois, ok?

    1. Aguardo seus comentários, Sidney. :)

      1. Olá querida Maria, enfim preparei hoje essa receita. Olha, ficou estupenda! Surpreendi-me com o sabor. Utilizei o mel de jataí e o queijo grana padano, pois era os ingredientes que tinha em casa. Adorei. Quando puder visite meu blog e faça um comentário. Beijo e até mais! Sucesso!

  2. Marília diz:

    Oi,tenho um pouco de mel trufado e gostaria de saber se cairia bem usar para cobrir tender.? Obrigada Marília

    1. Marília, com certeza ficará uma delícia. Apenas deixe para colocar no final para preservar bem o sabor do mel.
      Depois me conte como ficou. :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.