Um jantar romântico para o Dia dos Namorados

dia dos namorados salada de folhas com polvo azeite cítrico e bottarga

Vem aí mais um Dia dos Namorados. Eu resisto um pouco – ou um muito – a datas comercias e não me sinto motivada a sair pelas ruas ou pelos shoppings em busca de um presente que só será comprado para cumprir o protocolo. Mas, o fato é que esse clima de romance nos envolve e não há motivo para desperdiçá-lo. <3 E se por um lado dispenso o presente, por outro me empenho em transformar a noite num momento especial, fazendo um jantar intimista e com todo o amor do mundo.
E vocês, o que me dizem de transformar um mero presente em uma experiência muito apetitosa e especial?

dia dos namorados kit digamaria rua do alecrim

Pensando nisso, elaborei junto com o empório Rua do Alecrim um cardápio especial, para aqueles que no Dia dos Namorados quiserem servir seu par com as próprias mãos.

A minha maior preocupação foi desenvolver um menu completo, sofisticado, harmônico e saboroso, mas com execução simples, ao alcance mesmo daqueles que não tem intimidade com a cozinha. Consegui e aí entra a Rua do Alecrim, que montou o kit Dia dos Namorados DigaMaria, recheado com produtos maravilhosos e que são a base para o nosso jantar. O kit pode vir numa linda caixa de madeira – que deixa os produtos ainda mais deslumbrantes para um presente –, como sem ela. A escolha é de vocês. O meu veio na caixa e, como vocês verão nas fotos, eu transformei em jogo americano a juta que veio na base e sobre os produtos.

Cardápio para o Dia dos Namorados

Salada de folhas com azeite cítrico, polvo e bottarga

dia dos namorados salada de folhas com polvo azeite cítrico e bottarga

Massa artesanal com funghi, puxada na manteiga e finalizada com raspas de limão e funghi moído

dia dos namorados massa com manteiga e funghi

Sorvete de creme intercalado com geleia de frutas vermelhas e biscoito crocante amanteigado com limão

dia dos namorados sorvete com geleia e biscoito

Quando idealizei o cardápio já achei apetitoso, mas quando provei… caí de amores! Mas o que interessa é: ficaram empolgados?
Então vou lhes contar um segredo para vocês logo entenderem o quão simples é o preparo:
para a entrada, o azeite cítrico já está no kit, assim como o polvo em conserva e a bottarga que, para quem não conhece, é ova de tainha defumada, salgada e desidratada; é o caviar brasileiro, essa lasquinha aí na foto.

dia dos namorados salada de folhas com polvo azeite cítrico e bottarga

Para o prato principal, a massa com funghi também está no kit – delicada, delicada, delicada, que me fez lembrar a massa feita pela minha vó –, assim como o incrível, e até então desconhecido para mim, moedor de funghi. E para fechar, o sorvete de creme e a geléia de frutas vermelhas deixo à escolha de vocês, mas o super crocante e saboroso biscoito amanteigado com limão também está no kit. Ou seja… bastará aguardarem o kit chegar pelos Correios, enquanto pensam numa arrumação bem bonita para a mesa e se familiarizam com o descomplicado passo a passo abaixo.

O kit na caixa custa R$195, e sem a caixa, R$163. A compra pode ser feita pelo site ou ao vivo e em cores em São Paulo capital, na Rua França Pinto, 246, Casa 05, Vila Mariana, próximo ao metrô Ana Rosa. Nesse caso, liguem antes para agendar um horário e receber um atendimento exclusivo: (11) 5087-8920.

Ah, a Iris, da Rua do Alecrim também sugeriu dois vinhos que vocês podem comprar lá para acompanhar esse cardápio: Foral de Évora ou Paulo Laureano.

E por favor, aqueles que forem fazer esse jantar de Dia dos Namorados manifestem-se nos comentários! ;)

Rendimento
2 porções

Salada de folhas com polvo, azeite cítrico e bottarga

Ingredientes
alface
rúcula
azeite italiano De Carlo com limão
1/2 latinha de polvo em azeite Albo
raspas de Bottarga
pimenta-do-reino moída na hora a gosto
flor de sal a gosto

Modo de fazer
Em um prato bonito, arrume as folhas folhas de rúcula intercaladas com folhas rasgadas de alface. Distribua os pedaços de polvo e lascas finas de bottarga. Salpique pimenta-do-reino e flor de sal e regue com o azeite de limão.

dia dos namorados salada de folhas com polvo azeite cítrico e bottarga

Massa artesanal com funghi, molho de manteiga, raspas de limão e funghi moído

Ingredientes
160 gramas da massa Stuzziacarelli Al Funghi Rustichella D’Abruzzo (2/3 do pacote)
5 colheres de sopa de uma boa manteiga
+/- 3/4 de xícara da água do cozimento da massa
1 colher de chá de suco de limão
funghi porcini Sabarot moído
raspas da casca de 1 limão
queijo parmesão ralado fino

Modo de fazer
Aqueça água para cozinhar a massa. Quando ferver, coloque um pouco de sal e a massa, deixando cozinhar pelo tempo indicado na embalagem. Assim que estiver al dente, escorra reservando uma xícara da água do cozimento.

Leve uma panela ao fogo baixo/médio e derreta a manteiga. Junte 1/2 xícara da água do cozimento da massa e mexa vigorosamente até se transformar em uma emulsão, uma consistência entre o líquido e o cremoso.

Acrescente a massa e a envolva bem nessa emulsão. Desligue o fogo, moa um pouco de funghi e junte o suco do limão. Misture e, se parecer seco, coloque um pouco mais da água do cozimento.

Transfira para os pratos – de preferência aquecidos para manterem a temperatura da massa – e salpique por cima mais funghi moído e as raspas da casca do limão. Sirva com bastante parmesão ralado fino à parte. O queijo contribuirá e muito com o sabor.

dia dos namorados massa com manteiga e funghi

Sorvete de creme intercalado com geleia de frutas vermelhas e biscoito crocante amanteigado com limão

Ingredientes
4 fartas bolas de sorvete de creme
6 biscoitos Crunch Limone Deseo Toscana
4 colheres de sopa de geleia de morango ou frutas vermelhas

Modo de fazer
Coloque uma colher de sopa de geleia no fundo de cada copo ou taça. Por cima, coloque um biscoito quebrado à mão e, em seguida, uma bola de sorvete de creme. Repita as camadas, uma de geleia, outra de biscoito quebrado e a última de sorvete. Decore com um biscoito e sirva em seguida.

dia dos namorados sorvete com geleia e biscoito

selo post patrocinado

é o nome que sempre é usado, porém o nome do medicamento é Citrato de Sildenafil, como já havia dito.

Você também pode gostar...

5 comentários

  1. Olá Maria! :)

    Aqui em Portugal o dia dos namorados é em Fevereiro. Muito apetitosa a sugestão que apresenta.

    Deixo mais uma boa sugestão também para o dia dos namorados que, embora a ache um pouco "pesada", também gostei bastante!

    -> http://www.receitasdept.com/carnes/sugestao-para-

    Continuação de bons cozinhados e partilhas!

    ***

  2. Andrea Stock diz:

    e este moedor de funghi ??? mostra pra gente !!

    1. Oi, Andrea! Na foto do kit, é aquele na caixinha preta e vermelha. É como um moedor de pimenta-do-reino, só que dentro tem funghi. ;) Mas ainda nesta semana eu o fotografo e posto no Instagram e no Facebook. Beijo!

  3. Que delicia!!!! Parabens, ótima materia!
    Postei umas ideias para o jantar romântico diferente: http://www.festa-todo-dia.blogspot.com.br/2013/06/dia-dos-namorados-da-ultima-hora-4.html#more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.