Risoto de manga e curry com camarão envolto em bacon

14 de junho de 2013 14 Comentários por Maria

As mídias digitais estão em alta e há quem afirme que as impressas têm seus dias contados. Prefiro não opinar, mas uma coisa eu lhes asseguro: para quem nasceu blog, é sempre um grande prestígio estar em páginas de papel. risoto

risoto de manga e curry com camarão envolto em bacon revista prazeres da mesa

Ao ser convidada para participar da comemoração dos 10 anos da Revista Prazeres da Mesa, minha maior dificuldade foi conceber a receita. Eu queria que ela contivesse a principal característica do DigaMaria – praticidade com um toque de sofisticação – e que também agradasse ao paladar requintado dos leitores da Revista. Soltei a imaginação me perguntando como seria preparar um jantar para esse aniversário.

risoto de manga e curry com camarão envolto em bacon revista prazeres da mesa

Como moro no litoral, decidi que a proteína viria do mar. Em seguida desejei que uma fruta doce compusesse o prato. Adoro contrastes! Já que teríamos essa contraposição, acentuei a percepção do salgado envolvendo camarões com bacon e dei abundância à porção com fruta: um risoto de manga! Para aprofundar o tempero, escolhi o curry, que casa tão bem com a manga, não só em cor mas também em sabor.E para assegurar que a receita seja realmente prática, mudei o modo de fazer o risoto: nada de colocar caldo aos poucos e mexer sem parar. Esse risoto é feito como um arroz comum, com todo o liquido colocado de uma só vez. E se alguém ficar em dúvida quanto ao resultado… bom, acho que basta olhar as fotos. ;)

Parabéns e vida longa à Prazeres da Mesa!

risoto de manga e curry com camarão envolto em bacon revista prazeres da mesa

Risoto de manga e curry com camarão envolto em bacon

Rendimento
4 porções

Ingredientes para o risoto de manga
1 xícara de arroz arbóreo
1 xícara de manga madura picada em cubinhos
2 xícaras de água
1 xícara de caldo de galinha
½ xícara de vinho branco seco
1 colher de chá de curry em pó
1/3 de xícara de cebola picada em cubinhos
4 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de leite de coco
1 colher de sopa de suco de limão
¾ de colher de chá de sal

Ingredientes para o camarão
16 camarões médios ou 12 grandes, limpos, sem casca e sem cabeça, preservando apenas o rabinho
cerca de 10 fatias finas de bacon
3 colheres de chá de suco de limão
25 grãos de pimenta-da-Jamaica esmagados ou triturados
Para decorar
raspas da casca de 2 limões e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de fazer
Tempere os camarões com o suco de limão e a pimenta-da-Jamaica e deixe-os na geladeira enquanto prepara o risoto.

Faça um suco com a polpa da manga e as duas xícaras de água. Coe, misture com o caldo de galinha, o sal e o curry e leve ao fogo.  Enquanto aguarda levantar fervura, comece a preparar o arroz.

Leve outra panela ao fogo médio. Aqueça metade da manteiga e quando começar a espumar, refogue a cebola até que fique translúcida. Junte o arroz arbóreo e mexa até que ele esteja brilhante e envolto pela manteiga. Acrescente o vinho branco e mexa até ser totalmente absorvido. Nesse ponto entra o caldo fervente, todo de uma vez. Mexa para misturá-lo bem com o arroz e tampe a panela (se você estiver usando uma com excelente vedação, como uma Le Creuset, por exemplo, deixe uma frestinha destampada). Mantenha em fogo médio – mais para alto que para baixo – e mexa de vez em quando apenas para o arroz não grudar no fundo. Em cerca de 15 minutos o arroz estará cremoso e al dente.

Para montar os camarões, corte ao meio as fatias de bacon no sentido do comprimento. Enrole a metade com mais gordura em um camarão, começando pela parte mais fina seguindo em direção à cabeça. Adeque as fatias ao tamanho dos camarões, cortando a borda quando necessário. Aqueça uma frigideira antiaderente com um fio de óleo. Frite até dourar o bacon, vire os camarões e aguarde o outro lado dourar. Deixe o mínimo de tempo possível para não cozinhar demais o camarão. Retire os camarões e coloque-os sobre papel toalha para absorver o excesso de gordura. Não é necessário acrescentar sal pois o bacon fornecerá o necessário.

Verifique o ponto do arroz. Se já estiver bom, misture o restante da manteiga, o leite de coco e o suco de limão. Prove e, se necessário, acerte o sal e o tempero conforme seu paladar.

Monte os pratos colocando uma porção de risoto e os camarões sobre ele. Salpique as raspas da casca de limão e a pimenta-do-reino nas bordas do prato e sirva quente.

Vocês encontrarão outras receitas deliciosas dessa edição da Prazeres da Mesa nos blogs:
Dadivosa
Pimenta no Reino
Sem Medida

11 Comentários

  1. Tertúlia da Susy
    4 anos atrás

    Uau, que pratinho mais requintado.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog: http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edica

    Responder

    • Maria
      4 anos atrás

      Requintado e ao mesmo tempo simples, né, Susana?! Do jeito que eu gosto!

      Responder

  2. vitoria
    4 anos atrás

    Essa dica de colocar toda a agua, tampar a panela, achei genial. Toda vez que faço risoto fico lá colocando concha por concha é um tormento isso. Vou experimentar deste modo que vc falou.
    Adorei o blog, parabéns
    Voltarei sempre
    Vitoria

    Responder

    • Maria
      4 anos atrás

      Bem vinda, Vitoria!
      Não ter que mexer o risoto parece um sonho! rs Ainda tenho que testar com caldos menos encorpados, mas logo providenciarei isso.
      Beijo!

      Responder

  3. Lígia
    4 anos atrás

    maria, fiz esse prato hoje e posso dizer que ficou incrível!!! a manga ficou muito mais sutil do que eu imaginava, então a cada garfada o prato ia revelando outras camadas de sabor. maravilhoso!
    um dos pratos mais surpreendentes que eu fiz recentemente.
    muito obrigada pela receita! beijão

    Responder

    • Maria
      4 anos atrás

      Ai, que alegria, Lígia! Eu fiquei muito feliz com o resultado, mas saber que outras pessoas provaram e acharam incrível é maravilhoso. Aí sim faz sentido. ;)
      Beijão!

      Responder

  4. Nikita
    4 anos atrás

    Olá Maria vou fazer essa receita q parece maravilhosa porém um dos meus convidados detesta bacon (como assim rsrs) e gostaria de uma sugestão sua para preparar o camarão sem o bacon bjs e obrigada

    Responder

  5. Nikita
    4 anos atrás

    Maria o jantar ja foi acabei fazendo o camarão empanado com castanha de caju e ficou ótimo, e esse risoto foi demais que receita! Obrigada!

    Responder

    • Maria
      4 anos atrás

      Nikita, sinto não ter respondido em tempo, mas seu talento providenciou uma substituição que certamente ficou divina. Fico muito feliz que tenha gostado do risoto e sugiro, quando tiver oportunidade, experimentá-lo com esse camarão ou com essa outra receita aqui: http://bit.ly/RwI0cU; eles se completam!
      Beijo!

      Responder

  6. Natalia Viana
    3 anos atrás

    Querida, fiz e ficou uma delícia! Mas eu não pus o bacon, e esqueci de por o leite de coco! Rsrsrs. Coloquei Rúcula, ficou com um gosto fresquinho, e o camarão fritei com cebola… MUITO bom, obrigada! Voltarei sempre. Beijos!

    Responder

    • Maria
      3 anos atrás

      Agora falta conseguirmos cozinhar juntas, ao vivo e em cores! E ó, na próxima, não esquece o leite de coco. Ele faz diferença.
      Beijão. E obrigada pelo prestígio. ;)

      Responder

3 Trackbacks

  1. […] de Coc Au Vin, do Pimenta no Reino Arroz, calsdoso de Gim com Pepino Grelhado, da Dadivosa Diga Maria Mixirica […]

  2. By Espetinho de Coq Au Vin | Pimenta no Reino on 17 de junho de 2013 at 09:08

    […] – Costelinha Braseada, com Angu de Milho Verde e Chips de Jiló e Molho de Pequi, do Sem Medida – Risoto de manga e curry com camarão envolto em bacon, do Diga […]

  3. By Arroz Caldoso de Gim com Pepino Grelhado | DADIVOSA on 16 de dezembro de 2013 at 13:07

    […] Diga Maria: Risoto de Manga e Curry com Camarão Envolto em Bacon […]

Deixe seu comentário

Os Campos com * são obrigatórios. Mas não se preocupe, seu e-mail não será divulgado.