Rabanada no Natal e em qualquer outro dia

Lá fora, a chuva, o frio, os passarinhos na amoreira. Entre lá e cá, uma porta de vidro, um ambiente aconchegante e uma bela paisagem. Aqui, o sofá, o computador, eu, e uma vontade louca de comer uma sobremesa. Na despensa e na geladeira, nenhum doce, chocolate ou leite condensado. rabanada

receita fácil rabanada natal pão de forma castanha morango amora

Quebrei a cabeça por alguns instantes até chegar a uma das conclusões mais simples e compensatórias possíveis: rabanada! Claro! Açúcar e manteiga sempre temos em casa; canela, eu pelo menos, também. Ovos, quem não os têm? E pão… bem, eu nem sempre consumo. Mas, nesse dia, eu tinha algumas fatias de um pão integral de castanhas delicioso que compro na Padaria Integrale. Ou seja, cenário perfeito!

receita fácil rabanada natal pão de forma castanha morango amora

Motivada pelo frio e pela urgência de uma sobremesa, transformei duas etapas em uma: juntei o ovo com a mistura de leite e açúcar e simplifiquei a receita. Na frigideira, coloquei pouca manteiga, preservando o sabor mas reduzindo a caloria. Em menos de 15 minutos, as rabanadas estavam prontas, macias e mornas, com um café para acompanhar. Abri mão do conforto do sofá e da proteção da porta de vidro, sentei na mureta em frente ao quintal e curti de perto a chuva e a paisagem, enquanto desfrutava daquela acolhedora sobremesa.

receita fácil rabanada natal pão de forma castanha morango amora

Esta receita rende aproximadamente 6 rabanadas feitas com fatias de pão de forma. Para aqueles que estão sozinhos, como eu estava naquela tarde, a dica é guardar a mistura de ovo, leite e açúcar na geladeira e deixar o açúcar com canela num prato embalado com plástico filme. Assim, vocês poderão passar três dias seguidos, tal como fiz, comendo rabanadas todas as tardes.

Para deixar esse lanchinho mais saudável e bonito, juntei morangos, amoras e sementes de girassol.

receita fácil rabanada natal pão de forma castanha morango amora

Rendimento
6 rabanadas

Ingredientes
6 fatias do pão de forma de sua preferência (usei integral de castanhas)
1 xícara de leite
2 colheres de sopa de açúcar refinado
1 ovo pequeno
aproximadamente 2 colheres de chá de manteiga
1 fio de óleo
canela e mais açúcar para finalizar

1, 2, 3 e as rabanadas estão prontas!

receita fácil rabanada natal pão de forma castanha morango amora

Modo de fazer
Misture açúcar e canela num prato e reserve.

Numa tigela, e com o auxílio de uma batedor de metal (fouet), misture bem o leite, o ovo e as 2 colheres de açúcar.

Mergulhe uma fatia de pão nessa mistura enquanto aquece, em fogo médio, uma frigideira pequena com um pingo de óleo e 1/2 colher de chá de manteiga. Quando a manteiga começar a espumar, escorra a fatia de pão e coloque-a na frigideira. Abaixe o fogo e aguarde dourar a superfície de baixo. Vire com cuidado a fatia de pão e aguarde dourar a outra superfície. Enquanto isso, mergulhe outra fatia de pão na mistura de leite e ovo.

Quando o pão estiver dourado dos dois lados, retire-o da frigideira, passe-o pelo açúcar com canela e reserve. Coloque um pouquinho mais de manteiga na frigideira e repita a operação até todas as rabanadas estarem prontas.

Dicas
Se for fazer muitas rabanadas, use uma frigideira grande, aumente a quantidade de manteiga, e faça várias por vez. Se for fazer poucas, como eu que fiz apenas duas, utilize uma frigideira pequena, usando assim menos óleo e manteiga.

A mistura de ovo, leite e açúcar pode ser guardada na geladeira, coberta com filme plástico, por até dois dias. O açúcar com canela pode ser mantido num prato embalado com plástico filme.

Gostaram da ideia? Pois temos aqui outras duas receitas, uma de rabanada assada e outra de rabanada feita com panetone. Bom proveito!

De lá para cá várias outras opções de remédios entraram no mercado como uma alternativa ao azulzinho, confira aqui um manual completo de como funciona o desde o momento da escolha até quais resultados esperar.

Você também pode gostar...

12 comentários

  1. Adorei a receita, estou sosinha, vou fazer hoje,

    1. Tentação, né, Selma?! Umas rabanadas e uma xícara de café são deliciosas companhias para uma tarde qualquer.

  2. Você é ótima com as palavras… com as imagens. Receita simples. Perfeita.

    1. Obrigada, Sueli. :)

  3. adorei!

  4. adorei a receita, e com esse friosinho então,não quero mais nada…obrigada pela receita.!!!!!!

  5. lidia borges diz:

    adorei vou fazer

  6. elenilza diz:

    Parabéns!! Estou encantada com as receitas.

    Breve, irei de preparar algo e tenho certeza, que todos irão gostar.

    Parabéns Maria!!! Sucesso.

    Bjo grande.

  7. Victoria diz:

    Maria! Sou sua super, super fã há relativamente pouco tempo! Adoro suas receitas e as salvo todas! Salvo e faço! Fiquei maravilhada com os vídeos , pena que eles não tem aparecido mais! Você não os faz mais? Uma pena porque eram os melhores deste mundo chamado internet. Não os veremos mais? Parabéns!!!

    1. Ah, que alegria receber seu comentário, Victoria. Obrigada.
      De fato estou há algum tempo sem gravar, mas não ouso dizer que vocês não verão novos vídeos. ;)
      Ah, comente sempre que fizer uma receita daqui. Amo saber como elas se comportam em outras cozinha!
      Beijo!

  8. Fábio Vilela Ribeiro diz:

    Maria, somos seus fãs aqui em casa. Há 21 anos me hospedei numa Pousada supercharmosa em Brugges na Bélgica. Lá aprendi a fazer o que batizei de Triângulos Belgas: para reutilizar os pães de forma que a Dna Chris colocava nos cestos do café da manhã, no dia seguinte ela utilizava para fazer um sanduíche doce, um verdadeiro "strudell": passava manteiga nas faces internas das fatias, fatias finas de maçãs , passas e nozes picadas, alguns pelotinhos de manteiga e açúcar com canela. Feche o sanduíche e asse-o numa sanduicheira daquelas que dividem o pão de forma em 2 triângulos . Ficando moreninhos, polvilhe açúcar e canela e sirva com chá ou café num lanche, a beira de uma lareira e ao lado da pessoa amada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.