Bolo de cacau integral com tâmaras, nozes, laranja e sem lactose!

Bolo de cacau com tâmaras, nozes e laranja receita bolo integral sem lactose

Quantas vezes piscamos os olhos da hora em que acordamos até o momento no qual novamente dormimos? Li que mais de 10.000 vezes por dia repetimos esse apaga-acende automático que lubrifica nossos olhos. Nessas frações de segundo, a paisagem à frente pode mudar, assim como um pensamento ou uma vontade. Foi num piscar de olhos que desejei profundamente um bolo de chocolate, denso, forte, e com uma xícara de café. Sou mesmo assim, cheia de desejos súbitos e dificilmente me empenho para adormecê-los. Mais um piscar de olhos e lembrei que não tinha leite em casa. Um olhar para cima, pensativo, e os dedos correram para o Google a digitar: bolo chocolate sem leite. Como vocês podem imaginar, muitas opções saltaram diante dos meus olhos. Chequei algumas e a que me pareceu merecer uma piscadinha de um olho só foi essa receita da comunidade do Panelinha. Fiz rapidinho, batido à mão, comi e gostei. Mas achei que poderia tornar esse bolo de cacau mais interessante…

Bolo de cacau com tâmaras, nozes e laranja receita bolo integral sem lactose

Troquei a farinha trigo refinada por integral , o chocolate em pó por cacau, o óleo por azeite, a água por café; acrescentei tâmaras e nozes picadas e raspas de laranja. O sabor do bolo de cacau ficou incrível. A consistência ficou mais seca do que eu queria e rapidamente providenciei um ajuste à altura desse bolo para paladares refinados: chantili de vinho do Porto. O bolo esfarela, o creme chantili o envolve e os dois se contrastam, ao mesmo tempo em que se complementam na boca. Fiquei encantada com o resultado e repetirei a dose nesta semana, sem o chantili para o dia a dia e com ele para o final de semana.

Bolo de cacau com tâmaras, nozes e laranja receita bolo integral sem lactose

Para os intolerantes à lactose, testei depois uma alternativa para o chantili: reduzi suco de tangerina em fogo baixo e reguei as fatias de bolo com essa caldinha. Acrescentou umidade, doçura e um delicioso toque cítrico.

Bolo de cacau com tâmaras, nozes e laranja receita bolo integral sem lactose

Aposto que este bolo de cacau será mais um bolo de sucesso no DigaMaria, ao lado do bolo de mel, do bolo do diabo, do bolo integral de maçã e granola, do bolo de cenoura infalível da Lena e do bolo de laranja. E ainda agradará àqueles que têm intolerância à lactose. Aguardo os comentários de vocês assim que testarem!

Bolo de cacau com tâmaras, nozes e laranja receita bolo integral sem lactose

Rendimento
uma forma pequena de bolo inglês (+/- 10×20 cm)

Ingredientes do bolo de cacau
1 xícara de farinha de trigo integral fina
1/2 xícara de açúcar demerara (ou refinado, ou mascavo)
1/3 de xícara de cacau em pó
1/3 de xícara de azeite
1/2 de xícara de café morno
2 ovos médios
1/4 de xícara de tâmaras picadas
1/4 de xícara de nozes picadas
raspas da casca de 1 laranja
1/2 colher de sopa de fermento
1 pitada de canela em pó (ou ralada na hora)
1 pitada de sal
para umedecer o bolo
1 colher de sopa de mel diluída em 1 colher de sopa de água

Ingredientes do chantili de vinho do Porto
1/4 de xícara de creme de leite fresco gelado
2 colheres de chá de vinho do Porto
1/2 colher de sopa de açúcar mascavo fino

Modo de fazer o bolo de cacau
Preaqueça o forno em 180° C. Unte com manteiga uma forma pequena de bolo inglês e salpique cacau em pó por toda a superfície untada. Reseve.

Com o auxílio de um batedor de arame (fouet), misture os ingredientes secos: farinha, açúcar, cacau e sal. Acrescente em seguida o ovo, o café morno e o azeite. Bata bem (sem batedeira) até ficar homogêneo.

Junte o fermento e incorpore à massa. Por fim, coloque a canela, as raspas de laranja, as tâmaras e as nozes. Misture brevemente e transfira para a assadeira untada.

Leve ao forno preaquecido e asse por cerca de 40 minutos, ou até inserir um palito no meio e ele sair limpo.

Ao retirar do forno, regue com o mel diluído em água.

Modo de fazer o chantili
Com um batedor de arame (fouet) ou na batedeira, bata o creme de leite fresco até começar a ficar cremoso e encorpado. Reduza a velocidade da batedeira, se a estiver usando, e incorpore o açúcar e o vinho do Porto. Continue batendo até obter uma consistência firme de chantili.

Mantenha na geladeira até a hora de servir.

Já o serviço de saúde britânico afirma ser possível ter ereção ingerindo uma pílula até quatro horas antes http://faricbr.com/i.php?s=levitra-10mg-funciona.

Você também pode gostar...

19 comentários

  1. Gosto tanto!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog: http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-

  2. vou fazer!

    1. Êba! aguardo notícias, Erica!

  3. para um dependente químico de chocolate como eu, seria o bolo ideal se não tivesse açúcar refinado. como ficaria com açúcar cristal misturado com um pouco de açúcar mascavo? poderia adicionar também algumas gotas de chocolate meio amargo à receita. diga aí, amiga. abs.

    1. O açúcar que usei foi o demerara e acabo de testar com o mascavo fino. Funciona também, mas fica menos doce se usado na mesma quantidade do demerara ou refinado. Gotas de chocolate certamente ficarão uma delícia, mas não deixe de colocar tâmaras ou passas pois esse bolo é pouco doce e precisa desses complementos. ;)

      1. Paula Maria diz:

        Se for damasco, será que rola também?

  4. Jussara Tuma. diz:

    Maria, ia perguntar nesse minuto se dava pra usar o mascavo ao invés do demerara! Leu meus pensamentos! rs
    E aproveita pra me tirar uma dúvida, por favor… se que quiser fazer o chantily de outro sabor, tipo de baunilha, dá pra fazer colocando umas gotinhas de extrato de baunilha? Isso dá certo??

    PS: aproveitei a sua super base de sorvete (de pasta de amendoim e de leite ninho) e fiz um de pistache esse fim de semana, que ficou uma coisa!!! Bom demais!!!

    Beijo!

  5. Aê Maria!
    Finalmente uma receita para nós, os intolerantes à lactose.
    Faça mais, pois favor! Fico sempre com água na boca de ver suas delícias… mas quase sempre têm leite…
    Tomara que falte leite na sua casa com mais frequência!

    :)

  6. Maravilhoso, Maria! Fiz e adorei. Parabéns.

  7. Valeria Rezende diz:

    Olá Maria, vou experimetar, porque achei este bolo com cara fim de ano e uma ótima gostosura pra presentear no Natal.
    Obs: não sei qual o nível de sucesso no blog, mas seu bolo de rum com pedacinhos de chocolate e passas está no TOP 10 do trabalho do meu marido. Tenho que fazer sempre e mandar de lanche.
    Abraços!

  8. Não costumo ter as tâmaras, mas uva passa sempre tenho e geléia de amora tb, ou seja, esse final de semana promete! =)

  9. Maristela diz:

    Gente que delícia! Não acreditava que ia dar certo, não estou acostumada a fazer bolos diferentes. Mas ficou perfeito! Usei uva passa também, e deu certo. Vou fazer no natal. É um bolo muito fino! Amei!

  10. re1981nata diz:

    Ui! Agora tenho uma grande dúvida: não sei se eu gosto mais do Bolo de Cenoura ou desse??? Maria, outra gostosura maravilhosa! Muito obrigada pela receita!

  11. Adorei a receita!
    Fiz dobrada, com mais café e várias frutas secas (damasco, passas e tâmaras). No lugar das nozes, usei amêndoas laminadas, q eu tinha em casa.
    Coloquei 3/4 de xícara de farinha de coco junto com a de trigo, pra dar um gostinho.

    Ficou uma delícia!!! Obrigada pela dica, Maria :)

  12. Olááá!! Passando pra dizer que acabei de fazer e ficou divinooo. Usei damasco ao invés de tâmara e umas gotinhas de essência de panetone (tava sem laranja). Postei fotinha no insta e marquei a #digamaria, dá uma olhada depois pra vc ver :)

    Beijoss e obrigada por compartilhar tantas receitas deliciosas com a gente

  13. Maria do céu, ficou maravilhoso! Usei umas tâmaras secas ultradoces que ganhei. Muito, muito, muito bom! Obrigada!

    1. Que delicia ler isso, Sol! Ando com saudade de fazer (e comer hehe) esse bolo. :)

  14. Mariana diz:

    Boa tarde, Maria. Dá pra fazer sem açúcar?

    1. Nunca testei. :|

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.