Cheesecake de ricota e amora

receita Cheesecake de ricota e amora

Não bastasse minha casa nova ter sido construída – por outra pessoa – exatamente como eu a teria feito, ela ainda veio com uma amoreira. Eu não tinha lembrança de amoras frescas além de algumas poucas de infância e me deslumbrei com a fartura e a doçura da primeira safra que experimentei aqui, adulta, com pé no chão, no jardim de casa. Foram algumas semanas colhendo diariamente cerca de meio litro de amoras pretinhas; isso porque eu respeitava o café da manhã dos passarinhos! Comi às mãozadas, misturei à agua gasosa e chamei de refrigerante, fiz panquecas com elas na massa, usei em chás nas noites de frio, e quando ensaiava uma geleia, percebi que aquela riqueza estava chegando ao fim. Eu não podia encarar o fim sem ter feito daquelas amoras tão lindas uma cheesecake. Busquei uma receita que fugisse do recheio tradicional e encontrei a inspiração que precisava no site de uma revista chamada Good Housekeeping: uma cheesecake de ricota.

receita Cheesecake de ricota e amora

Mudei uma coisa aqui, outra ali – porque nenhuma cozinheira é de ferro – e antes de definir como usaria as amoras para cobrir a torta, provei o recheio. O resultado foi uma cheesecake mais leve e suave que, por sua textura, podemos perfeitamente chamá-la de torta de ricota com amoras. Justamente pela consistência mais seca e esfarelada da ricota, decidi usar a fruta ao natural, ao invés de fazer uma calda ou geleia, para aproveitarmos ao máximo seu suco.

receita Cheesecake de ricota e amora

Servi essa sobremesa num jantar com minha mãe e minha irmã Eliza, e, como a informalidade permitia, deixei as amoras à parte para que cada uma as espremesse sobre sua própria fatia de cheesecake. Eu adoro uma lambança na hora de comer e recomendo para vocês essa experiência de dedos cobertos pela cor e pela doçura da amora. Boa refeição com diversão e até a próxima.

receita Cheesecake de ricota e amora

Cheesecake de ricota e amora
Conteúdo publicado no Prazer&Cia do Jornal A Gazeta em 25/10/2013.

Rendimento
1 forma com aproximadamente 20 cm de diâmetro

Ingredientes para a base
½ pacote de biscoito (usei Nesfit Aveia e mel)
1 colher de sopa cheia de manteiga derretida
3 colheres de sopa de açúcar
uma pitada de sal

Ingredientes para o recheio
2 ovos médios
1/3 de xícara de açúcar refinado
1 copo de iogurte natural integral (170 gramas)
350 gramas de ricota picada
150 gramas de cream cheese
1 colher de sopa de farinha de milho peneirada
3 xícaras de amoras
uma pitada de sal

receita Cheesecake de ricota e amora

Modo de fazer
Forre com papel manteiga o fundo e as laterais de uma forma de fundo removível. Unte o papel com um pouco de manteiga e reserve.

Base
Use um mixer, um processador, ou um liquidificador na função pulsar, para triturar os biscoitos. Junte a manteiga, o açúcar e a pitada de sal e bata um pouco mais até obter uma farofa úmida.

receita Cheesecake de ricota e amora

Transfira para a forma untada, espalhe uniformemente pelo fundo e compacte bem usando as costas de uma colher de sopa. Reserve.

Preaqueça o forno a 180º C.

receita Cheesecake de ricota e amora

Recheio
Com a ajuda de um batedor manual (fouet) misture bem os ovos e o açúcar até ficar cremoso e esbranquiçado. Junte a ricota, o iogurte, o cream cheese, a pitada de sal e a farinha de milho e misture até ficar homogêneo. Delicadamente, adicione e incorpore 1/3 das amoras à massa.

Transfira o recheio para a forma – colocando-o sobre a farofa de biscoito – e leve ao forno preaquecido por cerca de 50 minutos, ou até o centro da cheesecake ficar firme e sua superfície levemente dourada.

receita Cheesecake de ricota e amora

Desligue o forno, abra a porta e deixe a cheesecake esfriar ali dentro. Quando estiver em temperatura ambiente, cubra e leve à geladeira por pelo menos duas horas.

receita Cheesecake de ricota e amora

Quando for servir, desenforme a cheesecake e esprema sobre ela metade das amoras que sobraram. Coloque-as sobre a cheesecake e cubra com o restante das amoras inteiras. Salpicar açúcar de confeiteiro também confere um belo aspecto.

Dica
Como o Natal e as festas de fim de ano se aproximam, aposto que essa cheesecake de ricota ficará igualmente linda e deliciosa com cerejas frescas substituindo as amoras. Quem fizer, volta e me conta, combinado?!

receita Cheesecake de ricota e amora

(citrato de sildenafila) está indicado para o tratamento da disfunção erétil, também conhecido como azulzinho, tem revolucionado a vida sexual de muita gente.

Você também pode gostar...

9 comentários

  1. Que coisa mais fofa, está mesmo bonito!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog: http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-

  2. Bárbara Pystai diz:

    Aqui no meu condomínio tem amoras também, mas elas são mais miudinhas. Mesmo assim, nunca resisto a elas :) A torta parece deliciosa! Beijo, Maria!

  3. Gabriela diz:

    Hummm, amoras de verdade!! Delícia!
    (Maria, parou com os vídeos?)
    Beijo!

  4. Que delícia ter um pé de amora!
    Aqui em casa, tenho um de Araçá ..em vaso.
    Pretendo plantar uma amoreira em vaso…tbm, rs.
    Maria, amei a história , foto e a receita!!
    Divulguei no MISSÃO GASTRONÔMICA :D

  5. Paula Maria diz:

    Fiz com cerejas naturais e blueberry.
    Em cima coloquei uma calda de blueberry sem açúcar, dessas importadas.
    Ficou maravilhosa. Obrigada pela receita!
    :)

    Te marquei na foto que fiz no insta, depois vc vê.

  6. Mariana F. diz:

    Oi Maria, qual o diametro da forma usado nessa receita?

    Estou fazendo essa cheesecake pela segunda vez, na primeira errei a textura porque simplesmente esqueci de bater o ovo com o açucar primeiro! Agora a minha segunda cheesecake está esfriando na geladeira e já dá sinais de sucesso! ;)

    1. Olá, Mariana!
      Eu uso uma forma de aproximadamente 20cm de diâmetro.
      Aguardo super curiosa pelo resultado da sua cheesecake!
      Beijo.

  7. Camila Frueh diz:

    Olá, é farinha de milho daquelas amarelas ou amido de milho? Obrigada!

    1. É aquela farinha amarela, Camila, mas deve ser peneirada pois não queremos os flocos. ;)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.