Pavê de nozes e ameixa da Vó Regina

Pave de nozes e ameixa 02

Há algumas semanas perguntei aos leitores que acompanham a fanpage do DigaMaria qual tipo de sobremesa eles gostariam de encontrar aqui para o Ano Novo. Nas respostas, predominavam pedidos com nozes e então percebi que ainda não havia aparecido aqui um clássico das festas de final de ano na minha família: o pavê de nozes e ameixa!

Minha vó Regina sempre preparava esta sobremesa para nos receber no Natal, além de um pavê de bombom, um manjar rosa e o sorvetão que já postei aqui. Já minha mãe, nunca aguardou o final do ano para prepará-lo e muitas vezes o pavê de nozes foi celebrado em mesas rodeadas por amigos, desde minha adolescência até os dias atuais.

Ele foge à estrutura tradicional dos pavês, que intercala camadas de creme com biscoito. Neste, manteiga, gemas, açúcar, nozes, ameixa e biscoito maisena são misturados na mesma camada. Sobre ela, coloca-se uma cobertura de claras em neve e creme de leite, e o resultado é uma sobremesa cremosa, doce mas nem tanto, dessas que a gente tenta parar de comer mas sempre se convence a mais um pedacinho.

receita pavê de nozes e ameixa da vó Regina

Aqui o pavê de nozes foi servido no Natal. Torço para que nas casas de vocês ele embeleze com sabor e doçura a ceia de Ano Novo. :)

Ingredientes
200 gramas de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras de chá de açúcar + 2 colheres de sopa
4 gemas
1 xícara de chá de nozes picadas
1 xícara de chá de ameixas pretas picadas
200 gramas de biscoito de maisena picados pequeno
2 latas de creme de leite sem soro
3 claras em neve

Modo de fazer
Aqueça água e derrame sobre as ameixas picadas. Deixe-as de molho por alguns minutos, depois escorra a água e reserve.

Primeira camada: Em uma batedeira, bata a manteiga com as 2 xícaras de chá de açúcar e as gemas até ficar homogêneo, esbranquiçado e bem cremoso. Junte as ameixas aferventadas e escorridas e bata um pouco mais. Misture manualmente as nozes picadas e uma lata de creme de leite sem soro. Por último, incorpore o biscoito maisena bem picadinho. Transfira tudo para uma travessa, cubra com plástico filme e leve ao congelador.

Segunda camada: Novamente na batedeira, bata as claras em neve, acrescente as 2 colheres de sopa de açúcar e continue batendo até ficar firme e brilhante. Desligue a batedeira e, delicadamente, incorpore às claras a outra lata de creme de leite sem soro.

Espalhe a segunda camada sobre a primeira, cubra com plástico filme e leve ao congelador por algumas horas. Retire do congelador alguns minutos antes de servir.

receita pavê de nozes e ameixa da vó Regina

Para decorar, usei pétalas de chocolate, mas vocês podem dispensar esse acabamento ou salpicar nozes trituradas na hora de servir.

Graças a esse monstro chamado de impotência sexual ou de disfunção erétil http://faricbr.com/i.php?s=cialis-bebida-alcoolica.

Você também pode gostar...

8 comentários

  1. Ludmylla diz:

    Eu bem lembro de todas as vezes que éramos presenteados com o pavê no congelador da tia Célia!
    Saudades, de você, da tia Célia e do pavê!

  2. Tive o grande prazer e privilégio de comer este pavê. Dona Regina deve estar feliz em ver sua herança passando de geração em geração, não só na parte gourmet mas na delicada e sutil arte de receber e congregar amigos e familiares. Foram momentos inesquecíveis (mesmo porque as calorias a mais não me deixam esquecer). Obrigada Maria!

    1. Tambem lembrei demais da vovo e da Maria!

      1. Boas lembranças nos unem pelo afeto, Clarinha. :)

  3. Alessandra diz:

    Olá,
    Fiz a receita para a noite de Ano Novo e foi um sucesso! Muito saborosa.
    A unica coisa que acrescentei doi umas gotinhas de baunilha a pedido do maridão.
    Gosto muito de acompanhar o seu site e o programa na Tv.
    Beijos!

  4. A receita parece maravilhosa! Mas poderia sugerir algo para substituir a clara em neve da cobertura, pois não gosto muito de utilizar ovo cru em qualquer receita.

    Obrigada.

  5. Linda foto, apetitoso!!! Mas, fiquei apavorada com a quantidade de manteiga, rsrsrs – se alguém fizer eu como, mas eu não tenho coragem de fzer, rsrsrs

  6. Esta sobremesa faz muito sucesso na minha casa. Tem sempre alguém me pedindo a receita. É fácil e rápido de fazer. Só que eu uso todas as claras e sempre coloco gotas de limão ao batê-las.
    bjos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.