Salada com figos, nozes, mel e presunto cru crocante

Tenho certeza que não sou a única a estar, neste momento, preocupada com as calorias adquiridas no final do ano. Pois é, não estamos só na difícil tarefa de retomar a rotina alimentar. Escrevo este texto no mesmo dia em que me proponho suspender os doces durante os dias da semana; ao menos até o organismo parar de suplicar por eles a cada final de refeição. Até agora, às 18h44, consegui sobreviver ingerindo comidas leves e apenas 1 colher de chá de açúcar mascavo para adoçar o café. salada com figos

receita salada com figos nozes mel e presunto cru crocante

Em casos como este, que se repetem a cada início de ano, minha fórmula tende a ser a seguinte: conjugar leveza com ingredientes ou preparos que me remetam a dias festivos. Por exemplo, a salada que poderia ter apenas folhas, ganhou figos grelhados, nozes, mel e presunto cru crocante. Virou prato principal, saciou minha fome, e também a vontade de comer. Junto com uma torrada de pão integral com azeite, é bem verdade; porque carboidrato é bom, enche barriga e eu gosto. ;)

receita salada com figos nozes mel e presunto cru crocante

No blog há muitas outras opções saudáveis que nos ajudarão a reencontrar o equilíbrio na alimentação: suco verde, saladas, receitas vegetarianas e sobremesas leves como sorvetes e picolés naturais. O esforço inicial é maior – bem sabemos – mas uma vez que voltamos a exercitar o corpo e a alimentá-lo corretamente, ele lembra do bem estar que isso proporciona e torna-se nosso aliado pedindo mais qualidade nas refeições e na rotina como um todo. Vamos juntos inspirar um tanto de coragem, preparar gostosuras leves, e encarar este verão com muita disposição, sabor e bem-estar.

receita salada com figos nozes mel e presunto cru crocante

Salada com figos grelhados, presunto cru crocante, nozes e mel
Conteúdo publicado na coluna DigaMaria do Prazer&Cia do Jornal A Gazeta em 10/01/2014.

Rendimento
Serve 2 pessoas

Ingredientes
folhas verdes a gosto (usei alface e agrião)
Broto de alfafa a gosto
2 figos maduros, com casca e cortados em 4 pedaços cada
2 fatias de presunto cru
4 nozes descascadas e cortadas ao meio
vinagre balsâmico
pimenta-do-reino
azeite
mel
sal refinado, sal grosso moído, ou flor de sal

figo fresco maduro

Modo de fazer a salada com figos
Aqueça uma frigideira ou uma chapa antiaderente. Em fogo baixo, disponha as fatias de presunto cru. Aguarde dourar o lado de baixo e então vire para dourar o outro. As fatias de presunto cru deverão ficar rígidas. Retire-as da chapa e deixe-as esfriar; elas se tornarão crocantes. Quebre as fatias com as mãos, originando pequenos pedaços, e reserve.

Regue os figos com um pouco de vinagre balsâmico (se estiver usando aquele em spray, basta apertar uma vez em cada banda de figo). Aproveitando a gordura dispensada pelo presunto cru, coloque sobre a chapa, ou frigideira quente, os pedaços de figo. Sem mexer, aguarde dourar embaixo e, só então, coloque a outra superfície no calor. Quando dourar, desligue o fogo e deixe  a parte da casca em contato com a chapa. Retire e aguarde esfriar.

Montagem
Em cada prato, disponha uma generosa camada de folhas verdes. Sobre ela, coloque o broto de alfafa e, em meio a ele, acomode os pedaços grelhados e já frios de figo. Decore com as nozes, salpique sal ou flor de sal, e pimenta-do-reino moída na hora. Regue com mel e azeite e distribua os pedacinho crocantes de presunto cru. Sirva em seguida como entrada, ou, acompanhada de uma bonita fatia de torrada de pão integral com azeite.

De lá para cá várias outras opções de remédios entraram no mercado como uma alternativa ao azulzinho, confira aqui um manual completo de como funciona o desde o momento da escolha até quais resultados esperar.

Você também pode gostar...

10 comentários

  1. Nunca comi figo! Agora fiquei curiosa de experimentar!
    Bjos!

    1. Ana Paula, figo é uma das minhas frutas preferidas. Espero que você experimente e se apaixone. :)

  2. Nao sou muito fa de figo…mas acho que preparando desse modo com outras saladas deve ficar bem diferente! vou arriscar ja que meu marido AMA Figo! entao temos que agradar ambos!

    1. Arrisque mesmo, Alessandra! E depois venha me contar o que achou. :)

  3. GUILHERME diz:

    Grannnnnnnnnnnnnnnde Maria!
    Menina, ha muito não via suas receitas.. adorei essa…
    abraço pro Antonio e sucesso.

    1. Guilherme, seu sumido! Por onde anda? Trocou de blog, foi? ;)

      1. GUILHERME diz:

        NÃO MENINA.. É QUE A PATROA ME PROIBIU DE VER SUAS RECEITAS PQ DISSE QUE EU ESTAVA " DOMINADO " POR TI. SEMPRE NA HORA DO ALMOÇO, BRINCANDO COM ELA EU CANTAVA A MÚSICA DO MILTON – MARIA, MARIA -…..E QUASE FUI PARAR NO HOSPITAL.. BJS.

        1. ahahahaha Você e seu senso de humor, Guilherme! Pare de cantar a música e trate de aparecer mais vezes. :)
          Beijo!

  4. Maria, ameiiiii esta receita. Obrigada por compartilhar ! :-)

  5. Estou nesse feeling também, tentando evitar doces durante a semana e inventando saladinhas diferentes (: Eu geralmente não gosto muito do presunto cru, pois acho muito salgado, e prefiro dar uma tostadinha nele – mas sabe que me dá uma peninha? Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.