Receita de pesto de funcho com nozes

Receita Pesto de funcho com peixe

Depois de um mês viajando, voltei para casa. Antes de entrar com as malas, tomei providencias mais importantes: anunciar ao gato Juju o meu retorno e dar uma boa olhada no jardim e na horta. Era fácil perceber que havia chovido pouco; as plantas deixavam isso claro. O pé de berinjela morreu. O de tomate não estava mais tão vistoso e as rosas – ah, as rosas – eram poucas e sofriam. Por sorte, o cenário não era só tristeza: os manjericões iam bem, a cebolinha e o alecrim também. Os pés de funcho, que eram dois, se multiplicavam, e eram eles que dariam o tom e o sabor para o primeiro almoço em casa após tanto tempo fora.

Receita Pesto de funcho com peixe

No dia seguinte, calibrei os pneus murchos da bicicleta e fui para o centro, retomar a rotina e reabastecer a casa: produtos de limpeza, verduras, legumes, frutas, ovos, leite, pão libanês… e já estava de bom tamanho para carregar na bike. Antes de voltar para casa – e já norteada pela fome que me apertava-, uma rápida passada na peixaria. Atualmente, quem define o peixe que vou comer é o peixeiro: “Bom dia! Qual o peixe pequeno mais fresco hoje para assar ou grelhar?”. Ele escolheu e limpou uma corvina de 1kg, entregou-me uma sacola com dois belos filés e eu retribuí com um sorriso, um “muito obrigada” e dez reais.

Receita Pesto de funcho e nozes com peixe

Pouco vi do caminho de volta. Minha mente estava longe, elaborando como aquele filé de peixe seria preparado. Ela só retornou ao aqui-agora, quando as seguintes palavras brotaram da minha boca: pesto de funcho! Eu tinha nozes em casa e seu sabor me pareceu perfeito para essa combinação.

Receita Pesto de funcho com peixe

O trabalho maior foi definir as quantidades com a preocupação de medí-las, mas, mesmo essa tarefa, foi curta. O peixe ganhou sal, pimenta-do-reino moída na hora, umas gotinhas de limão e um fio de azeite, e, envolto em papel laminado, foi ao forno preaquecido em 200C. Foram 10 ou 13 minutos de forno, tempo mais que suficiente para colher as folhas do funcho – que vocês encontram para comprar junto com o bulbo em bons hortifrutis -, lavá-las e processá-las com as nozes e outros ingredientes que estão na lista a seguir.

Receita Pesto de funcho com peixe

A partir daí, almocei feliz, pensando em como é especial morar aqui. E, como em geral acontece  quando experimento bons sabores e momentos, quis compartilhar com vocês.

Pesto de funcho com nozes

Rendimento
aproximadamente 200ml

Ingredientes
2 xícaras de folhas de funcho
1/2 xícara de nozes
1/4 xícara de azeite +2 colheres de chá
1 colher de chá de vinagre balsâmico
1 colher de chá de suco de limão
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer
No liquidificador ou com um mixer, processe as nozes, as folhas de funcho, o azeite, o vinagre balsâmico e o suco de limão. Combine bem todos os ingredientes, porém, batendo o mínimo possível para preservar um pouco da textura.

Experimente e tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino.

Armazene na geladeira, em um pote fechado.

Dica
Além de acompanhar peixe, este pesto fica ótimo em saladas, bruschettas e com o que mais lhe apetecer.

Esta receita foi originalmente publicada na coluna que escrevo quinzenalmente no Caderno Prazer&Cia, no Jornal A Gazeta.

E é sobre isso que trataremos hoje em nosso artigo tem evoluído ano a ano .

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.