Fettuccine, abobrinha e molho com iogurte e limão

Esta receita de fettuccine com abobrinha e molho com iogurte e limão nasceu em um dia de muito trabalho, porém cheio de preguiça para cozinhar. Há quem lide com esse estado de espírito matando a fome com um pão com queijo e ovo, ou um prato de legumes feitos no vapor. Para mim, essas também podem ser uma boa solução, mas, no dia em questão, eu queria um prato de macarrão bem gostoso!

Receita Massa com abobrinha e molho com iogurte e limao

Mentalmente fui juntando ingredientes que estavam à mão, e logo me surpreendi ao perceber que eu não precisaria levá-los ao fogo para ter um molho. O único trabalho seria cozinhar a massa e, convenhamos, nisso não há esforço algum.

Receita Massa com abobrinha e molho com iogurte e limao

Apostei que o resultado seria especial e, já na primeira tentativa, anotei os ingredientes, experimentei e adequei as quantidades. Enquanto a massa cozinhava, montei tripé e servi o vinho branco. Comi uma garfada ainda na tigela onde preparei o molho e empratei para fotografar. Diferente da maior parte dos pratos com massa, a proposta desse não é ser servido quentíssimo, pelo contrário, ele fica delicioso à temperatura ambiente; essa característica combina com o frescor do iogurte e do limão. Ah, vale citar que esse molho é azedinho, mas na medida certa para o meu paladar. Aguardo para saber o que o paladar de vocês achará.

Receita Massa com abobrinha e molho com iogurte e limao

Fettuccine, abobrinha e molho com iogurte e limão

Rendimento
2 porções

Ingredientes
150 g de fetuccine, pappardelle ou spaghetti
2 abobrinhas pequenas, ou 1 média
4 tomates cereja ou 1 tomate médio
4 colheres (sopa) de iogurte natural
2 colheres (chá) de raspas da casca de limão
4 colheres (chá) de suco de limão
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) mel
sal e pimenta-do-reino a gosto
folhas de manjericão a gosto (usei 15)
1 ramo pequeno de alecrim, só para perfumar

Receita Massa com abobrinha e molho com iogurte e limao

Modo de fazer a massa e o molho com iogurte
Coloque cerca de 2 litros de água para ferver com um pouco de sal.

Enquanto aguarda levantar fervura, misture em uma tigela grande o iogurte natural, as raspas e o suco do limão, o azeite, o mel, as folhas de manjericão e o alecrim grosseiramente picado. Mexa bem para combinar os ingredientes, experimente e tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino. Deixe descansar para os sabores se misturarem.

Lave bem a casca da abobrinha com uma escovinha e água. Com o auxílio de um descascador de legumes, corte-a no sentido longitudinal, obtendo lâminas finas e compridas de abobrinha. Reserve.

Corte os tomates cereja em 4 pedaços, ou, o tomate tradicional em pedaços menores. Junte à mistura de iogurte e limão.

Quando a água levantar fervura, coloque o macarrão para cozinhar pelo tempo indicado na embalagem. Quando faltar 1 minuto para terminar o cozimento, junte a abobrinha à água fervente. Passado esse minuto, reserve um pouco da água do cozimento, escorra a massa com a abobrinha e misture-as logo em seguida com o molho de iogurte, na tigela onde ele estava. Se achar que falta umidade, acrescente um pouco da água do cozimento.

Sirva em seguida com lascas de queijo parmesão.

Esta receita foi publicada na coluna que escrevo quinzenalmente no Caderno Prazer&Cia, no Jornal A Gazeta.

Com tantas opções no mercado, que já foi motivo para muitas polêmicas – principalmente devido à casos de infarto envolvendo o uso .

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. Graziela diz:

    Fiz aqui em casa. Delicioso!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.