Gersal: tempero saudável de gergelim + sal

Há uma gama de possibilidades que podemos transformar em práticas para tornar nosso dia a dia mais saudável para nós e para o planeta: cultivar temperos frescos em vasinhos na cozinha, trocar o açúcar refinado pelo mascavo, fazer geléia com as frutas que estão prestes a estragar, consumir peixes frescos da região ao invés daqueles trazidos de outros mares, aproveitar a ciclovia no domingo para passear ao invés de ficar sentado na frente da TV ou do vídeo game, produzir nossa própria granola com ingredientes mais sadios e de nossa escolha. Essas são apenas algumas possibilidades, pois poderíamos preencher páginas e mais páginas com boas opções e substituições.

gergelim sal gersal tempero

Adotei recentemente o hábito de consumir gersal, velho conhecido sobretudo dos macrobióticos e vegetarianos. Ele é uma excelente alternativa para temperar saladas, arroz, sopas e até frutas. Além de auxiliar na redução do uso do sal e enriquecer o sabor dos pratos cotidianos, o consumo do gersal beneficia-nos com as proteínas, gordura boa e fibras do gergelim. Algumas de suas benfeitorias são o aumento da sensação de saciedade – excelente para quem está se reeducando para comer menos –, ser rico em cálcio e contribuir para o bom funcionamento intestinal.
Há ainda um outro ganho para a saúde: a substituição do sal refinado pelo sal marinho integral, pois o processo de refinamento rouba uma série de minerais presentes no sal. Já o sal marinho integral, o sal grosso, conserva essas qualidades inerentes ao sal. Então, além do gersal, que tal substituírem o sal refinado por um ralador de sal grosso?!

Gergelim + Sal = Gersal

Ingredientes
Gergelim integral (cru e com casca)
Sal grosso
Opcionais
Chia
Semente de girassol
Amaranto em flocos

gergelim sal gersal tempero

Modo de fazer
Leve uma frigideira ao fogo baixo e nela coloque uma camada não muito espessa de gergelim. Mexa de vez em quando, por aproximadamente 3 minutos, até o gergelim começar a dourar. É importante não passar desse ponto, pois, a partir daí, ele ficará amargo.

gergelim sal gersal tempero

Aguarde esfriar e coloque em um copo de liquidificador ou de mixer. Junte um pouquinho (pouquinho mesmo!) de sal grosso – pode ser o tradicional, o rosa do Himalaia, ou qualquer outro de sua escolha, desde que não seja refinado. Usando a função pulsar, triture aos poucos o sal com gergelim, até obter a consistência de uma farofa não muito fina. Prove e cheque se está no ponto para o seu paladar e, se necessário, ajuste o sal. Está pronto o gersal!

gergelim sal gersal tempero

Se quiserem enriquecer a mistura, depois de pronta, vocês podem acrescentar chia e sementes de girassol inteiras, ambas levemente tostadas. E ainda sementes inteiras de gergelim preto, nozes ou outras castanhas picadas, amaranto em flocos e o que mais lhes apetecer.

gergelim sal gersal tempero

Obs.: optei pelo vidro transparente para a foto, mas o ideal é armazenar o gersal em um recipiente escuro que o proteja da luz.

Esta receita foi publicada na coluna que escrevo quinzenalmente no Caderno Prazer&Cia, no Jornal A Gazeta.

Graças a esse monstro chamado de impotência sexual ou de disfunção erétil .

Você também pode gostar...

13 comentários

  1. boas dicas Maria! Vou adotar aqui em casa!

  2. Oi Querida Maria, por favor diga Qto de sal grosso eu coloco? Pode ser sal marinho? Beijos

    1. Tania, sobretudo no caso de um tempero, a quantidade de sal é muito subjetiva. Eu usei umas 10 pedrinhas de sal grosso para uma xícara de gergelim. :)

  3. Segundo a macrobiótica, um santo remédio contra flatulência

  4. Gosto muito de você e do seu site. Gostaria de deixar um pedido para você apresentar mais pratos vegetarianos. Um beijo enorme para você.

  5. Maria Teresa diz:

    Adorei saber pois entrei nessa àrea há pouco tempo

  6. Qual a validade do gersal caseiro?

  7. Edite Sucupira diz:

    O gersal pode ficar fora da geladeira?

  8. Emilia Malimpnesa diz:

    gostaria de saber qual quantidade dos ingredientes

  9. eliane carneiro diz:

    é possível substituir o sal marinho pelo sal rosa do himalaia?

    1. Sim, sim. :)

  10. Fernando Amaral diz:

    Oi. Agradeço pela dica do geral.
    É muito saboroso e saudável.
    Na miha primeira mão na massa, chegamos na uma farofa meio úmida.
    Será que há um jeito de deixar essa farofa mais soltinha?
    Grato.
    Fernando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.