Sobre ventos, aprendizados e tomates

Noite passada acordei com o estrondo do vento nas portas e janelas de casa. Voltei a dormir. Despertei novamente e fiquei observando o que parecia uma ventania furiosa a arrastar o que não estivesse firme. Senti o telhado sacudir e vi a luz acabar. Com algum medo, da cama alcancei o celular para consultar o Climatempo. Não havia nenhum alerta. Tranquilizei os pensamentos, enrolei-me no cobertor e adormeci.

Sobre tomates ventos e sensibilidade

Ao acordar na manhã seguinte, da janela do quarto comecei a ver os estragos e a bagunça. Fingi não ser eu a pessoa que arrumaria os rastros do vento desordeiro e fui preparar o café. Já na varanda, entre uma mordida no pão integral e um gole do refresco de hibisco e mexerica, calmamente comecei a observar os efeitos do vento sobre as plantas.

Sobre tomates ventos e sensibilidade
O pé de boldo, que estava enorme, quebrou.

Sobre tomates ventos e sensibilidade
O mamoeiro amanheceu sem as folhas mais antigas.

Sobre tomates ventos e sensibilidade
Um pedaço do telhado foi arrancado.

Sobre tomates ventos e sensibilidade folhas secas
As folhas cobriram o chão da varanda.

Sobre tomates ventos e sensibilidade
Já o Juju, nada percebeu. Dormindo na cama estava, dormindo continuou no jardim.

Foi nesse momento que lembrei da alta do preço do tomate, que durou algumas semanas e foi muito comentada pela imprensa e nas redes sociais. O simples fato de ter uma horta e comprar direto dos produtores pode promover um aprendizado sobre a trabalheira que é cultivar, os impactos da natureza sobre esse cultivo, e uma sensibilidade para olhar, enxergar e compreender o outro a partir dessa nova consciência. Vocês lembram dessa oscilação de preço? Havia gente praguejando a economia, outros xingavam a presidenta e muitos fizeram ótimas piadas, mas pouco se falou sobre a principal razão para o aumento do preço do tomate.

tomate

Naquele período choveu mais do que era esperado e o tomate é sensível à chuva ‒ suspeitei disso observando meu próprio tomateiro e depois confirmei com uma agricultora. Com a chuva, aumentou a incidência de pragas e doenças, o amadurecimento ficou mais lento e a produção caiu radicalmente, mas o mercado continuava querendo tomate. Ou seja, a oferta caiu e a demanda manteve-se, logo, o preço subiu. Imagino ‒ e torço para ‒ que isso tenha minimizado as perdas dos produtores.

Pão com calabresa picante e tomate seco, uma receita muito fácil

Mas como tudo voltou ao normal, podemos nos dedicar a receitas nas quais o tomate é um dos ingredientes principais, como o pão da foto acima, com calabresa picante e tomate, e os tomatinhos confitados da fotos abaixo. Além deles, aqui vocês encontrarão outras receitas atomatadas que listei logo ali embaixo. Bom proveito!

Tomates confitados 02

Risoto de tomate assado | Massa integral com molho de tomate e muçarela de búfala | Arroz com sardinha e tomate | Maionese caseira com tomates confitados | Salada caprese assada da Donna Hay

De acordo com dados da Food and Drug Administration (FDA) somente nos Estados Unidos, é um estimulante sexual capaz de aumentar o libido e garantir ereções muito mais duradouras.

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. celia ribeiro diz:

    que linda relação com as intempéries, Maria!

  2. Muito bom o seu artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.