Terrine de roquefort e figo, Sebastião Salgado, Picasso e Rua do Alecrim

Tenho gostado cada vez mais de idas relâmpagos para São Paulo. Nelas aproveito muito mais a cidade do que quando morava na capital: os dias e as noites ficam repletos de cultura, pessoas queridas e novos sabores. E ao final, retorno para meu paraíso nada particular. Na semana passada foram apenas 48h em São Paulo e boa parte do que coube nelas vale a pena compartilhar com vocês. Vamos pela cronologia.

Bruna Leite Maria Capai Cecilia Padilha Vanessa Cozinha Chic
Da esquerda para direita: Vanessa, Cecília, eu e Bruna.

A Bruna Leite ­­‒ chef pela Le Cordon Bleu, com passagem pelo NOMA e pelo D.O.M. ‒, recebeu três blogueiras em sua casa para apresentar seu novo projeto: o Gourmandisme At Home. Ele consiste em aulas em domicílio, individuais ou em grupo, nas quais ela ensina a preparar um menu descomplicado e saboroso. Ao final, todos comem, claro! E foi isso que a Bruna ofereceu para a Cecília, para a Vanessa e para mim: uma demonstração de como é a sua aula, com um cardápio de outono.

Bruna Leite
Essa é Bruna Leite, do Gourmandisme.

Assim que terminamos de almoçar ‒ muito bem, diga-se de passagem ‒, postei no Instagram a foto da terrine de roquefort e figos, que a Bruna serviu de entrada. Foram tantos os pedidos de receita que decidi publicar no blog (está ali embaixo). Ah, esse é outro dado importante: quem participa da aula recebe todas as receitas impressas!

Terrine de roquefort e figo Sebastiao Salgado e Picasso

Depois de uma pausa e um café, Bruna e eu seguimos para a Rua do Alecrim, empório que adoro e para o qual já desenvolvi conteúdo (três receitas para um cardápio completo e prático). A novidade é que a Rua do Alecrim, antes apenas virtual, ganhou uma lojinha física deliciosa, com todos os produtos escolhidos a dedo pela Iris e pelo Arnaldo. Vale a visita! O endereço está no final do post.

Rua do Alecrim
Bruna, Iris, eu e os azeites.

Assim, a tarde se foi e decidi voltar a pé para o meu porto paulistano. A ideia era trabalhar à noite, mas… eis que um cinema cruzou o meu caminho. Em Ubatuba há apenas uma sala, gente; não posso perder essas oportunidades! Parei para checar a programação e lá estava o Sal da Terra, filme com co-produção do Wim Wenders sobre o fotógrafo Sebastião Salgado. Acompanho há muito tempo seu trabalho e, na minha vida profissional passada, participei da produção de uma exposição de fotografias do Salgado na galeria temporária que a Usina de Imagem montou no Shopping Vitória, em Vitória/ES.

Para o meu gosto, a estrutura do filme não é incrível, mas é comovente acompanharmos um pouco mais de perto as jornadas de Sebastião Salgado, através de fotos, vídeos e relatos. Meus olhos mantiveram-se cheios d’água ao longo de todo o filme, ora pelas tragédias retratadas, ora por sua sensibilidade e lucidez, até culminar em seu projeto mais recente, o Gênesis. Nele, Salgado visita e registra civilizações e regiões do planeta ainda inexploradas.

Guernica Picasso

No dia seguinte, almocei com duas amigas no Jiquitaia e, de lá, seguimos para o CCBB para um café seguido da exposição Picasso e a Modernidade Espanhola. São cerca de 90 obras, incluindo estudos realizados para a composição de Guernica (abaixo). A entrada é gratuita. Agora vamos à receita, porque programação cultural vocês já têm. ;)

Terrine de roquefort e figo Sebastiao Salgado e Picasso

Terrine de roquefort e figo, por Bruna Leite

Rendimento
1 forma de pão (ou terrine) com aproximadamente 10×20 cm
Ingredientes
150 gramas de queijo mascarpone
200 gramas de figos secos, cortados em cubinhos ou processados
2 colheres (chá) de mel
300 gramas de queijo roquefort
Modo de fazer a terrine de roquefort e figos
Forre a forma com filme plástico.
Amasse o mascarpone com os figos e o mel.
Corte o roquefort em fatias finas.
Disponha uma camada de queijo roquefort e pressione no fundo da forma.
Alterne com camadas da mistura de mascarpone, figos e mel, até completar a forma.
Pressione para compactar e armazene na geladeira, coberto com tampa ou filme plástico, até a hora de servir.
Desenforme em uma travessa ou tábua de madeira e sirva acompanhada de torradas e salada.

Serviço
Rua do Alecrim
Endereço: rua França Pinto, 244 – Vila Mariana – São Paulo /SP
Telefone: (11) 5087-8937
Site: http://www.ruadoalecrim.com.br/
Funcionamento: de segunda à sexta, das 10h às 19h, e sábado das 10h às 14.
CCBB São Paulo
Endereço: rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3113-3651/3652
Site: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/sao-paulo/
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.

é o nome que sempre é usado, porém o nome do medicamento é Citrato de Sildenafil, como já havia dito.

Você também pode gostar...

3 comentários

  1. Maria,
    será que dá pra trocar o mascarpone pela coalhada seca?
    beijos,
    Helena

  2. […] Pressione para compactar bem e leve para a geladeira até a hora de servir, sirva acompanhado de pães e salada.A receita dessa delícia vem do blog Diga Maria. […]

  3. Vale a pena fazer essa terrine, além de uma entrada sofisticada, é deliciosa e rende muito. Fiz num jantar e todos gostaram! Amei essa receita, vou fazer sempre em casa para receber os amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.