Torta de maçã light, para uma conversa sobre coerência

Escolhi essa receita de torta de maçã light, e muito delicada, para acompanhar uma reflexão de grande importância. Não por acaso, já que delicadeza e doçura contribuem para diálogos com serenidade.

Receita de Torta de maçã light

Semana passada, assistimos a grandes manifestações. As reivindicações eram diversas. Não entrarei no mérito de cada uma delas, até porque, aquela que pedia o retorno da ditadura, para mim habita um território de pesadelo, causando um misto de perplexidade e assombro. Porém, acho que todas as bandeiras tinham o mesmo elemento central: o fim da corrupção.

Receita de Torta de maçã light

A democracia ‒ conquistada a duras penas ‒ deu-nos, entre tantos outros, o direito de elegermos nossos representantes e de irmos às ruas cobrar deles. Mas nosso papel nessa luta é muito mais abrangente, afinal, tão importante quanto a honestidade do outro, é a nossa própria. Precisamos ser coerentes com nossas reivindicações, antes, durante e depois de uma manifestação, seja ela com milhares de pessoas ou com uma plateia de cinco indivíduos no supermercado, na academia ou no salão de beleza.

Receita de Torta de maçã light

Para muitos, as corrupções do cotidiano estão enraizadas de tal forma que nem parecem configurar um desvio de conduta. Aqui estão 10 exemplos citados pelo site JusBrasil:

não dar nota fiscal;
╳ não declarar Imposto de Renda;
╳ tentar subornar o guarda para evitar multas;
╳ falsificar carteirinha de estudante;
╳ dar/aceitar troco errado;
╳ roubar TV a cabo;
╳ furar fila;
╳ comprar produtos falsificados;
╳ no trabalho, bater ponto pelo colega;
╳ falsificar assinaturas.

Receita de Torta de maçã light

Vamos sim acompanhar e cobrar dos nossos representantes durante os quatro anos de mandato. Mas façamos nosso dever de casa, porque a coerência é um componente essencial para a legitimidade de uma reivindicação.
E mesmo que essas práticas não façam parte do dia a dia de vocês (tomara!), proponho uma reflexão em família e com os amigos. Vamos juntos batalhar por uma existência permeada por ética, respeito, empatia e amor. Nesse ambiente, a doçura e a leveza serão ainda mais saborosas.

Receita de Torta de maçã light

Torta de maçã light

Aprendi essa receita com a Fer Guimarães Rosa, uma querida, que escreve o Chucrute com Salsicha. A receita original desta torta de maçã light é do FOOD52. Visitem ambos e não se arrependerão.

Rendimento
uma torta com aproximadamente 20 cm de diâmetro, fina como a da foto, ou um pouco mais alta, se assada em um recipiente menor

Ingredientes
3 maçãs médias
1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
2 ovos
1/3 xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
6 colheres (sopa) de leite integral
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida e esfriada, mas ainda líquida
açúcar de confeiteiro para decorar (opcional)

Modo de fazer a torta de maçã light
Preaqueça o forno em 205°C.
Unte uma forma com manteiga e forre o fundo com papel vegetal.

Descasque as maçãs. Se você tiver um mandoline, corte as maçãs em fatias finas. Elas devem ser finas, mas não transparentes. Se você não tiver um mandoline, corte o mais fino que puder com uma faca afiada.

Em uma tigela misture a farinha e o fermento em pó.
Em outra tigela maior, misture os ovos, açúcar e o sal e bata com um batedor de arame por alguns minutos, ou até que se o açúcar se dissolva. Em seguida misture a baunilha e depois o leite e a manteiga derretida. Adicione a farinha e misture até ficar uma massa homogênea. Com uma espátula misture delicadamente nas maçãs na massa, até todas as fatias ficarem revestidas.

Coloque a massa na forma untada e alise o topo com uma espátula. Asse o bolo por 40 a 50 minutos ou até ele ficar dourado.

Retire do forno, aguarde esfriar e retire da forma. Polvilhar com açúcar de confeiteiro e corte em quadrados ou fatias.

Esse mesmo composto, o serviço de saúde do Reino Unido, ao menos dois terços dos homens que usam o medicamento dizem que ele funciona e provoca ereção .

Você também pode gostar...

11 comentários

  1. Celia Ribeiro diz:

    concordo com a necessidade de sermos coerentes com nossos princípios, e com a torta de maçã!!!

    1. hahaha Não necessariamente nessa ordem, certo, Célia?! ;)

  2. Maria, sempre lúcida <3 E fiquei apaixonada por essa torta, preciso fazer djá! Beijos

    1. E você sempre linda, Bárbara. <3

  3. Maria, também concordo com você. Quanto a torta eu amei, vou fazer. Bjs

    1. Que bom, Marcia. <3
      Volte para me contar quando fizer a torta. Quero sua opinião. :)

  4. Danubia diz:

    Simplesmente maravilhosa!! Fiz e amei,ou melhor, amamos!!! Com doçura e amor podemos mudar o mundo… obrigada pela dica!!

  5. nossa … que linda… me apaixonei só de ver

    1. Quando experimentar então… ;)

  6. marinete diz:

    Minha filha hoje me presenteou com um vidro de geleia de Maracujá com manga feito por ela…amei <3 logo após ela me passou o teu site: https://www.digamaria.com.br …estou apaixonada pelas receitas praticas e deliciosas, e pela pessoa apaixonante que você é! Deus te abençoe grandemente!

    1. Fiquei emocionada, Marinete. Até compartilhei seu comentário na fanpage. <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.