Tapioca com manteiga Lurpak e grãos

26 de novembro de 2015 4 Comentários por Maria

Desde que estive em Belém, a tapioca entrou no meu cotidiano e não saiu mais. Como quase todo dia, variando o sabor conforme o que tenho na despensa e na geladeira. Se for no café da manhã, em geral é tapioca com manteiga e mel, ou maple syrup. No almoço, as combinações mais recentes e deliciosas foram frango caipira desfiado com requeijão, e uma estranhíssima, com queijo minas e lentilha bem sequinha, salteada com alecrim. E se a fome aperta no final da tarde, gosto de rechear a tapioca com queijo e banana, ou com um ovo frito com gema mole.

Tapioca enriquecida com manteiga Lurpak

Neste post, quero contar como costumo enriquecer a massa da tapioca, tanto no sabor quanto em nutrientes. Há a possibilidade de hidratarmos o polvilho com água do cozimento de legumes, como a beterraba, e termos uma tapioca colorida. Podemos também usar café e fazer uma bela versão doce, isso só para citar dois exemplos.

Tapioca enriquecida com manteiga Lurpak

Uma vez hidratada, adoro acrescentar sementes, castanhas e cereais à goma de tapioca: germe de trigo, levedo de cerveja, amaranto, gergelim, semente de girassol… Basta misturar à goma. Castanhas ficam divinas também e a única diferença é que precisamos cortá-las em pedaços pequenos ou lâminas finas, para seu tamanho não prejudicar a formação da liga da goma. Com todos esses sabores na massa, basta acrescentar uma manteiga de qualidade como a Lurpak e a tapioca estará perfeita.

Tapioca enriquecida com manteiga Lurpak

E como eu tenho certeza que muitos de vocês já experimentaram outras combinações em suas cozinhas, contem-me tudo!

Tapioca com manteiga Lurpak e grãos

Rendimento
2 tapiocas médias

Ingredientes
goma para tapioca OU 1 xícara de polvilho doce  misturado com 5 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa) de semente de girassol
1 colher (sopa) de gergelim
2 colheres (sopa) de castanha-do-pará picadinha (ou outra de sua preferência)
manteiga Lurpak
uma pitada de sal

Tapioca enriquecida com manteiga Lurpak

Modo de fazer
Misture tudo em uma tigela até ficar bem soltinho.

Tapioca enriquecida com manteiga Lurpak

Aqueça uma frigideira antiaderente com cerca de 18 cm de diâmetro e salpique sobre ela metade da mistura, distribuindo de maneira uniforme. Conte um minutinho e vire a tapioca, como quem vira uma panqueca. Distribua em uma faixa central uma porção generosa de manteiga Lurpak. Transfira para um prato e enrole a tapioca.

Tapioca enriquecida com manteiga Lurpak

Sirva com mais manteiga e mel.

Tapioca enriquecida com manteiga Lurpak

#‎boacomidamerece ‬‪#‎façasuamágica‬‪ #‎lurpakbr‬

selo post patrocinado

4 Comentários

  1. Danilo
    1 ano atrás

    Tapioca é muito bom, eu sempre faço com vários recheios diferentes. Minha noiva sempre reclama que a minha tapioca fica seca demais kkkkk. Acho que é por que não uso manteiga kkkk.
    Essa lurpak parece ser muito boa. Vou comprar para testar nas próximas tapiocas.
    Ótima receita.

    Responder

  2. rosilene Magalhães
    1 ano atrás

    Adoro tapioca, vou experimentar.

    Responder

  3. wagner
    1 ano atrás

    Ok. O mais ético seria informar que o post é patrocinado. Que se trata de uma ação comercial e não de um post culinário.

    Responder

    • Maria
      1 ano atrás

      Toda e qualquer proposta de post patrocinado passa primeiro pela minha avaliação, Wagner. Se eu gostar do produto ou serviço, e, portanto considerar interessante divulgá-lo para os leitores do DigaMaria, o conteúdo vem para o blog SEMPRE sinalizado como post patrocinado. Essa informação consta no final do post.

      Então, o post em questão trata-se de uma receita, patrocinada por uma marca cujo produto consumo e gosto. E é por haver esse tipo de patrocínio que posso me dedicar ao blog e desenvolver tanto conteúdo gratuito para os leitores. ;)

      Responder

Deixe seu comentário

Os Campos com * são obrigatórios. Mas não se preocupe, seu e-mail não será divulgado.