O que fazer em Ubatuba: onde comer

10 de janeiro de 2016 17 Comentários por Maria

Vira e volta alguém me pede dicas sobre o que fazer em Ubatuba. Os pedidos vêm de leitores do blog, de pessoas que se mudaram há pouco e mesmo de quem já está aqui há algum tempo e vai receber alguma visita especial. Passo uma sugestão aqui, um pequeno roteiro ali.  o que fazer em Ubatuba

Dia desses, a Clarissa, leitora-seguidora-curtidora-fã do DigaMaria nas mais diversas redes sociais, escreveu numa foto que compartilhei no Instagram: “vou aterrisar para uma temporada de 15 dias em Ubatuba! Você bem que podia fazer um post com os dez lugares mais lindos e os dez melhores recantos para comer!!”. Respondi que tentaria, e aqui estou, preparando uma primeira versão. :)

Considerando que lugares abrem, fecham e alteram sua qualidade, e que eu ainda tenho muito o que experimentar, a ideia é que este post seja atualizado periodicamente. Comecemos pelo assunto que nos une: a comida! No final do post, há um mapa com todos os endereços. E logo aqui no início, destaque para um cantinho charmoso onde podemos conhecer e comprar bons produtos locais: Empório Ubatuba.

image

Recém-inaugurado, o pequenino empório reúne um belo leque de produtos artesanais de Ubatuba. Lá encontra-se o Caseirinho – linha de comida congelada produzida pelo Cannelle, com ingredientes frescos e muito sabor -, pães diversos, tortinhas e sanduíches congelados feitos pelo Tipiti, conservas e geleias feitas por produtores rurais, alimentos sem glúten, chocolates deliciosos, e por aí vai. É também um ótimo local para comprar lembrancinhas e presentes: nas prateleiras há duas linhas de cosméticos e sabonetes naturais, diários dos sonhos feito pelo Nicolas e cerâmicas da Malu Ramos. Tudo isso em uma portinha perto da rua Guarani.

image
Fotos do Empório Ubatuba: Maria Capai.

Onde comer na regiao central Ubatuba

Cafe da manha

Orquidea Palace e Skina Pao orquídea palace
Para comer um tradicional pão com manteiga na chapa – aqui conhecido também por chapado – recomendo essas duas padarias, a primeira no Itaguá e a segunda no centro da cidade. Na Orquídea, sente no deck com a cadeira de costas para a rua; é onde acho mais agradável. Em ambas, acompanho o chapado com café com leite e suco de laranja. Na Skina Pão, o pão na chapa com requeijão também é muito bom.

Tipitio que fazer em Ubatuba tipiti
Aqui os pães levam inhame ou mandioca, e são feitos pela própria dona, a Carol. No cardápio, vocês encontrarão muitas opções saudáveis, com ingredientes que priorizam os produtores da região. O bolo do dia é sempre bom, os sucos são diversos, alguns com frutas que pouco conhecemos como a grumixama. À tarde e à noite, o Tipiti abre com sanduíches, panquecas, saladas e outras gostosuras.

O que fazer em Ubatuba Onde Comer Tipiti
Fotos do Tipiti: Maria Capai.

Grao grão
Não é propriamente um lugar para tomar café da manhã, pois não serve pão na chapa e sanduíches, mas tem um ótimo pão de queijo enriquecido com sementes. No almoço, há um excelente custo-benefício: uma deliciosa salada acompanhada por uma quiche com massa integral; você escolhe o sabor. Alguns dias da semana serve também panqueca ou outro prato vegetariano. Há também salgados, sucos com combinações interessantes e a imperdível torta de banana. A torta de musse de chocolate e a cheesecake também são obrigatórias.

Integrale integrale
Seguindo a linha saudável, a Integrale é tradicional na cidade. O ambiente é muito agradável e há várias opções de pães, sanduíches, sucos e bebidas quentes. Quando quero trabalhar fora de casa, gosto de sentar lá, pedir um café com leite e usufruir do entorno verde com wifi gratuito. Mas evite se você estiver com pressa.

image

Seus criadores possuem longa vivência no Ipema – Instituto de Permacultura -, e sua preocupação com ecologia e saúde está bem impressa no ambiente e no cardápio. No meio da Av. Capitão Felipe, o espaço clean e muito bem decorado é ideal para um café da manhã, ou para comer sanduíches e hambúrgueres a qualquer hora do dia. Os refrigerantes são caseiros, os pães vêm da Integralle, o açaí deu espaço para a juçara e, ouvi dizer, aos poucos as pancs ganharão ainda mais espaço no cardápio. Tem que conhecer!

image
Fotos do Mangarito: Maria Capai

 

Almoco e jantar frutos do mar

Cannelle cannelle
Não escondo de ninguém meu restaurante favorito em Ubatuba, e quem acompanha meu Instagram já deve ter percebido que o Cannelle é praticamente minha segunda casa. A dedicação das proprietárias, Vanessa e Michele, pode ser observada em cada detalhe: na decoração, nos funcionários atenciosos e bem treinados, nas mantinhas para os dias frios e, sobretudo, na comida com identidade elaborada pela chefe Michele Gilaberte, que é também nutricionista. O cardápio tem opções vegetarianas, de massas e risotos, com peixes e frutos do mar, e com carnes.

O cardápio muda com certa frequência respeitando as estações do ano e a sazonalidade dos alimentos. Considerando as opções atuais, recomendo muito o Thai, a galinhada, o arroz com fígado, o cassoulet de frutos do mar e o hambúrguer. O couvert é sempre bom (ele também muda) e o ceviche servido com massinha de pastel é uma bela pedida para entrada. Na sobremesa, siga seus instintos; os meus costumam pedir a Valentina, uma taça com geleia caseira de morango, sorvete de creme, croutons de brownie e chantili.

Há mesas internas e no ambiente externo com jardim e vista para a orla.

O que fazer em Ubatuba Onde Comer Cannelle
Fotos do Cannelle: Maria Capai

Terra Papagalli terra papagalli
Uma vez em Ubatuba, esse restaurante é imperdível. Sua proprietária, Vanice, é também responsável pela elaboração do sucinto cardápio, recheado unicamente com ingredientes frescos. Os pratos são grandes e, em geral, servem bem três pessoas. Vale sempre perguntar ao garçom se existem outras opções no dia, assim como quais são os pratos individuais disponíveis.
Para entrada, sugiro o palmito assado, a berinjela com molho de mel ou a salada de alface, palmito e azeitona. A caldeirada, que não está no cardápio, é ótima. Adoro todos os principais, mas, como eles são muito sazonais, prefiro não recomendar nenhum em específico. Mas… se vocês virem algum peixe acompanhado do molho anzóis, peçam! Tenho verdadeira loucura por ele.

O que fazer em Ubatuba Onde Comer Terra Papagalli
Fotos do Terra Papagalli: Maria Capai

Peixe com Banana peixe com banana
As porções são fartas e os pratos para um servem bem dois. Minhas pedidas reincidentes são bobó de camarão e camarão grelhado com pesto. Tem que provar a farofa de banana, acompanhada do arroz, em geral caprichado no alho. Na sobremesa, há uma gostosa banana frita servida como cortesia.

O que fazer em Ubatuba Onde Comer Peixe com Banana
Fotos do Peixe com Banana: Maria Capai

A Taberna a taberna
Em terras brasileiras, restaurantes portugueses nunca foram meus preferidos. Experimentei A Taberna pela proximidade com minha antiga casa, voltei muitas vezes e sempre saí feliz. Os bolinhos de bacalhau são leves e podem compor um almoço, se acompanhados por uma salada. Os pratos com bacalhau são ótimos, em especial, o que vem com migas ou o com creme de alho. Para sobremesa, o melhor pudim de claras que já comi, servido com baba de moça.  o que fazer em Ubatuba


Massas

Bardolino bardino
O ambiente tem ar mais reservado que a maioria dos restaurantes em Ubatuba. É uma boa opção para um jantar romântico. A bruschetta, o bolinho de arroz e o ragu com pão são entradas que gosto muito, mas raramente peço, pois os mariscos à provençal tornaram-se donos do meu coração. Para o prato principal, explorem o cardápio e peçam o que apetecer; gostei de tudo que já pedi.

Perequim perequim
O Perequim serve também frutos do mar e pizza, que nunca comi. Para mim, seu forte são as massas, todas feitas na casa. De entrada, peçam o pão frito; a massa é uma saborosa dos meus tempos em Iriri, quando comia o famoso pastel do Português. Dentre os pratos principais que já experimentei, os que mais gosto são o filé à parmigiana, a lasanha e o canelone recheado com ricota, palmito e camarão.

Para almocar no dia a dia

image

O café-restaurante, conectado a uma loja de plantas no centro da cidade, serve comida caseira com excelente custo-benefício. Os combos, que atualmente custam R$12,00, vêm com chá gelado, salada e uma das opções do dia: almôndegas, lasanha de berinjela, frango à parmigiana, entre tantas outras, incluindo pratos vegetarianos. O ambiente é super agradável e ainda oferece tortas, docinhos, café, sucos e frapês.

image
Fotos do Verde: Maria Capai.

Esmaelzinho esmaelzinho
Self-service com comida bem caseira, que prioriza produtos cultivados nas proximidades e não usa temperos industrializados.

R&C r&c restaurante e bar
Boa pedida para uma feijoadinha, um joelho de porco ou uma dobradinha. Bom atendimento, porções fartas e ambiente descontraído.

Refugio da Louca refúgio da louca
Para quem come muito, a conta nesse self-service pode ser salgadinha, mas a comida é cuidadosamente preparada. Dentre as variadas opções, não deixe de incrementar a salada com um dos chutneys feitos na casa. São deliciosos.

Sardinha sardinha
Tem um ótimo PF que alimenta duas pessoas. Peça o de sardinha e não perca o molho de cebola crua.  o que fazer em Ubatuba

So no jantar

Pizzaria Sao Paulo pizzaria são paulo
Ubatuba abriga uma das melhores pizzarias do estado de São Paulo. Sem nenhum exagero. O ambiente é agradável e o atendimento gentil e atencioso. A massa tradicional da casa tem borda abundante, muito bem-vinda para acompanhar os diversos e ótimos azeites disponíveis. Minhas pizzas favoritas são: achiropita, obelix, provençal, melanzane e salmão com queijo de cabra.

O que fazer em Ubatuba Onde Comer Pizzaria Sao paulo
Fotos da Pizzaria São Paulo: Maria Capai

Okone Okone
Praia deveria ser lugar de comer peixe cru muito fresco, porém, a realidade nem sempre é essa. Se bater um desejo desesperado de comida japonesa, vá conhecer o Okone, que serve comida japonesa e mexicana.

Doces

Adoraria indicar bons doces em Ubatuba, mas ainda não experimentei algo que me motive a isso. As exceções são as maravilhosas tortas do Grão, listadas lá em cima em “Café da Manhã e Lanches”, e duas sorveterias com fábricas na cidade.

Gelateria Sao Paulo geladeira são paulo
O rigor com a qualidade que Fabio Chiapetta dedica à Pizzaria São Paulo foi também empregado em sua mais nova empreitada: a Gelateria São Paulo. Os sabores são surpreendentes e eu sempre quero todos. Acabo pedindo o de cacau sem açúcar e sem leite. Pelo sabor e pela textura; não por qualquer restrição. ;)

Pistache pistache
A mais tradicional sorveteria da cidade tem sabores para todos os gostos. Eu sempre fico em dúvida entre diamante negro, ameixa, maracujá, limão, chocolate com laranja, iogurte com amarena e figo com nozes. Sofro um pouco até decidir e não dispenso a casquinha.  o que fazer em Ubatuba

O que fazer em Ubatuba 

17 Comentários

  1. Alexandre Melo
    2 anos atrás

    Ótimo post! Certamente seguiremos suas recomendações na próxima vez que voltarmos para Ubatuba. Grande beijo!

    Responder

  2. Regina
    2 anos atrás

    Ótima referência, belas fotos. Me deu vontade de voltar a Ubatuba.
    Alguma indicação de lugar para ficar? :)

    Abraços

    Responder

  3. Bi Mello
    2 anos atrás

    huummmmmmm…

    Responder

  4. Mauricio Franchini
    2 anos atrás

    Não frequento praia, meu destino são as montanhas da Mantiqueira…, mas com certeza recomendarei as indicações aos amigos que curtem o litoral norte. Admiro muito o seu trabalho, parabéns!

    Responder

  5. Heyttor
    2 anos atrás

    Excelentes dicas de sabores de nossa cidade!

    Responder

  6. Priscila
    1 ano atrás

    Acabei de voltar de Ubatuba, moro no Chile e levei meu marido para conhecer. E lendo seu post, queria ter tido tempo de ir no Cannelle e na Pizzaria Sao Paulo…vou deixar pra próxima. O sorvete da Pistache realmente é muito bom! O Perequim a comida é super bem servida, e essa local Integrale comprei um pao com fermento natural que achei muuuito bom! Gostei do blog! :)

    Responder

  7. Fernando Cassiano
    8 meses atrás

    Oi Maria. Estive em Ubatuba entre 02 e 07 de janeiro. Mesmo assim, seu post ainda me será muito útil, porque devo voltar em breve. De qualquer forma, deixei uma mensagem (ou terá sido uma carta, de tão longa?) na sua página no feissebuque para lhe pedir uma pequena dica. Beijinhos!

    Responder

    • Maria
      8 meses atrás

      Ah! Que legal que esteve aqui! :D
      Logo, logo chego na sua carta.
      Beijo.

      Responder

  8. Karina
    8 meses atrás

    Suas postagens de Ubatuba no Instagram são responsáveis pela vontade de conhecer a região que tenho cozinhado há meses em banho-maria. A primeira coisa que fiz foi localizar o Cannelle no mapa, porque, também pelas suas postagens, é um lugar que quero muito conhecer. Já acho que quero mais o restaurante que as praias, pra ser sincera rs

    Adorei ter um pouquinho mais de referências agora.

    Obrigada por compartilhar conosco!

    Responder

    • Maria
      8 meses atrás

      Que gostoso saber disso, Karina. Amo muit essa terra e tenho a maior alegria em divulga-la para que outras pessoas se apaixonem também. Espero que você venha em breve. :)

      Responder

  9. Tsile
    8 meses atrás

    Boas dicas, obrigada, mas não consegui encontrar os endereços. (Pode ser uma falha minha. Por favor, diga-me.)

    Abs

    Responder

    • Maria
      8 meses atrás

      Os endereços estão no mapa no final do post. Não apareceram aí?

      Responder

  10. Tsile
    8 meses atrás

    Ah, o “Esmaelzinho”, na verdade, chama-se Ismael II e fica na R. Liberdade, 473. E a torta de limão do Embaúba Café – Dr. Félix Guisard Filho, 79 – é imbatível!

    Abs

    Responder

    • Maria
      8 meses atrás

      Agradeço a correção e a indicação, Tsile. Há tempos não vou ao Embaúba; boa lembrança.

      Responder

  11. ELISA
    8 meses atrás

    amei o blog

    Responder

Deixe seu comentário

Os Campos com * são obrigatórios. Mas não se preocupe, seu e-mail não será divulgado.