Baião de dois

6 de março de 2016 2 Comentários por Maria

Poucas vezes comi baião de dois, mas adorei todas. Lembro de uma ter sido na Vila Madalena (esqueci como chama o restaurante, mas é tradicional no bairro) e outra no Mercadão. As versões que preparo em casa não tem comprometimento sério com a tradição; seguem o que tenho disponível no momento. Para o meu gosto, indispensáveis são a banana e o queijo coalho. Eles dão um toque que faz toda a diferença no sabor e na textura.

receita Baiao de dois

Baião de dois pode ser feito na véspera, com toda a tranquilidade. Eu prefiro preparar com antecedência esses pratos que misturam vários sabores, dando a eles tempo para curtirem e se misturarem.

receita Baiao de dois

E como se não bastasse ser prático, saboroso e saudável, o baião de dois ainda se enquadra na categoria prato único. (Nota mental: criar essa categoria no blog para agrupar queridinhos como as muitas massas e risotos, o cuscuz paulista, o arroz com costelinha e banana e tantos outros.) Para acompanhar o baião de dois, cabe no máximo uma couve assada, frita, ou refogada. Pensando bem, um ovo frito também não iria nada mal.

receita Baiao de dois

Baião de dois

Rendimento
Serve pelo menos 8 pessoas

Ingredientes
300 gramas de pernil
100 gramas de paio picado em cubinhos
1 1/2 xícaras de arroz
3 xícaras de feijão cozido (só os grãos, sem o caldo)
5 dentes de alho fatiados fininhos
1 cebola média picada
1 colher (café) de cúrcuma picadinha ou em pó
1 ramo de sálvia
3 folhas de louro
1 colher (chá) de páprica picante
1/2 xícara de vinho branco seco
3 xícaras de caldo de legumes
2 colheres (chá) de sal
cheiro verde picado (usei salsinha e coentro)
manteiga de garrafa (manteiga clarificada)
queijo coalho
banana prata

marmita Furoshiki

receita Baiao de dois

Modo de fazer
Em uma chapa ou frigideira antiaderente, grelhe a banana em rodelas e o queijo coalho em cubinhos. Reserve.

Separe a carne da gordura do pernil e pique ambos em cubinhos. Reserve.

Aqueça uma panela grande de fundo grosso e derreta a manteiga. Junte a gordura do pernil e deixe em fogo médio/baixo até derreter boa parte dela. Nesse ponto, junte o paio e deixe dourar. Acrescente o alho, refogue brevemente, aumente o fogo e coloque a carne picada de pernil na panela. Aguarde a carne dourar de todos os lados e então adicione os outros temperos: cúrcuma, sálvia, louro e cebola. Salpique 1 colher (chá) de sal e despeje o vinho branco. Mexa para soltar eventuais crostinhas formadas no fundo e deixe cozinhar até o vinho evaporar por completo.

Retire o ramo de sálvia, coloque mais uma colher de manteiga e frite o arroz. Junte a outra colher de sal e cubra com o caldo de legumes fervente. Abaixe a chama do fogo, tampe a panela e aguarde o arroz cozinhar.

Antes da água secar completamente, quando ainda houver uma camada fininha, misture os grãos de feijão cozido, um pouco mais da manteiga, o queijo coalho e o cheiro verde. Desligue o fogo, tampe novamente a panela e deixe os sabores curtirem por alguns instantes ou de um dia para o outro na geladeira. Na hora de servir, reaqueça se necessário e decore com as rodelas de banana grelhada.

Dicas
Acompanhe com um bom azeite e pedaços de limão. Nesse baião de dois da foto, coloquei também alguns trevos para darem um toque azedinho ao prato.

receita Baiao de dois

marmita Furoshiki

2 Comentários

  1. noelita
    2 anos atrás

    que fome!

    Responder

  2. Elaine Pinheiro
    2 anos atrás

    Que delícia, Mary! Também adoro baião de dois! Beijos!

    Responder

Deixe seu comentário

Os Campos com * são obrigatórios. Mas não se preocupe, seu e-mail não será divulgado.